Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 13º MÁX 26º

Hamas reivindica ataque que matou guarda israelita na Cisjordânia

O Hamas reivindicou hoje o ataque que matou, sexta-feira, um guarda israelita na entrada de um colonato judeu na Cisjordânia, sendo a primeira vez, desde 2018, que o grupo extremista reclama a autoria de um ataque deste género.

Hamas reivindica ataque que matou guarda israelita na Cisjordânia
Notícias ao Minuto

23:36 - 02/05/22 por Lusa

Mundo Hamas

O ataque da semana passada foi o mais recente de uma longa série de incidentes nas últimas semanas, que incluíram ataques mortais contra israelitas por parte de agressores palestinianos, repressões militares israelitas na Cisjordânia e confrontos ente palestinianos e a polícia israelita em Jerusalém.

O colonato onde ocorreu o ataque contém a mesquita Al-Aqsa, o terceiro local mais sagrado do Islão, mas é também o local mais sagrado para os judeus, que o chamam Monte do Tempo por ser o local dos templos bíblicos destruídos na antiguidade.

O local é um foco frequente de tensões e onde a violência no ano passado ajudou a desencadear uma guerra de 11 dias entre Israel e militantes de Gaza.

"Este é um episódio de uma série de respostas das Brigadas Al-Qassam à agressão à mesquita Al-Aqsa", declarou o braço armado do Hamas numa curta declaração.

A reivindicação ocorreu um dia após um porta-voz do exército israelita dizer à rádio pública Kann que os dois suspeitos palestinianos detidos pelos militares não pertenciam a nenhum grupo militante.

No domingo, o líder do Hamas na Faixa de Gaza, Yehiyeh Sinwar, pediu mais ataques contra israelitas na Cisjordânia, dizendo que é ali "a verdadeira arena de combate" num discurso onde saudou os atacantes que mataram o guarda israelita.

Leia Também: "Há uma enorme desarticulação do sistema de acolhimento de refugiados"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório