Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Vídeo mostra primeiro resgate de civis em Azovstal

A operação no complexo está prevista continuar durante o dia de hoje, e teve início marcado para as 8h locais (6h de Lisboa).

Notícias ao Minuto

08:47 - 02/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Azovstal

Mais de de dois meses depois de as tropas russas invadirem a Ucrânia, cerca de 100 civis ucranianos foram resgatados do complexo de Azovstal, em Mariupol.

As primeiras imagens desse resgate foram partilhadas no domingo, naquele que foi o segundo dia de evacuação do complexo. No local, é estimado que estejam entre mil a três mil pessoas, entre os quais civis e militares ucranianos.

Nos últimos dois dias, cerca de 100 mulheres e crianças terão sido retiradas do complexo, com a ajuda da Cruz Vermelha e da Organização das Nações Unidas, e encaminhadas para Zaporizhzhia.

No domingo à noite, o presidente da Ucrânia sublinhou a importância desde cessar-fogo que permitiu, pela primeira vez, a retirada de civis de Azovstal. 

A operação em Azovstal está prevista continuar durante esta segunda-feira, e teve início marcado para as 8h locais (6h de Lisboa).

"Há boas notícias. Com o apoio das Nações Unidas e da Cruz Vermelha, foram hoje acordados dois locais adicionais para colocar pessoas num comboio que saia de Mariupol. Estes são a aldeia de Mangush, na região de Donetsk, e Lunacharsky, perto de Berdiansk, a leste de Mariupol", indicam as autoridades nuam mensagem partilhada na rede social Telegram.

Leia Também: AO MINUTO: Civis resgatados em Mariupol; Explosões em Belgorod, na Rússia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório