Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 20º

Erdogan considera derrota de Le Pen "uma vitória"

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, considerou hoje "uma vitória" a derrota da candidata de extrema-direita, Marine Le Pen, nas eleições presidenciais francesas de 24 de abril, considerando que se afirmava contra os fiéis islâmicos.

Erdogan considera derrota de Le Pen "uma vitória"
Notícias ao Minuto

16:34 - 30/04/22 por Lusa

Mundo França/Eleições

"A eliminação e derrota das visões extremistas nas eleições francesas é, parece-me, uma vitória, porque tudo o que sofremos é causado pelo extremismo", disse Erdogan aos jornalistas, a bordo do avião em que voltava de uma viagem à Arábia Saudita.

Marine Le Pen, que afirma querer "lutar contra a ideologia islâmica" e defende a "proibição do véu no espaço público", perdeu contra o Presidente Emmanuel Macron, no último domingo, mas registou uma votação recorde para a extrema-direita de 41,5%.

"Espero que com o resultado desta eleição, as nossas relações [com a França] estejam numa posição muito melhor", acrescentou o Presidente turco.

Nos últimos anos, Erdogan confrontou-se repetidamente com o seu homólogo francês, acusando-o de "liderar uma campanha de ódio" contra os muçulmanos, por defender a liberdade das caricaturas ou contestar a luta do Governo francês contra o islamismo radical.

Em 2020, Erdogan chegou mesmo a afirmar a sua esperança de ver a França "livrar-se" de Macron "o mais rápido possível".

Leia Também: Joe Biden expressa alívio pela reeleição de Macron

Recomendados para si

;
Campo obrigatório