Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 19º

Darfur. Oito mortos e 16 feridos em novos confrontos tribais

Pelo menos oito pessoas morreram e 16 outras ficaram feridas em novos confrontos tribais no Darfur, região no oeste do Sudão onde este tipo de violência é frequente, revelou hoje uma ONG que atua na região.

Darfur. Oito mortos e 16 feridos em novos confrontos tribais
Notícias ao Minuto

18:47 - 23/04/22 por Lusa

Mundo Darfur

Os combates eclodiram na sexta-feira em Krink, a cerca de 80 quilómetros de El-Geneina, capital do Darfur Ocidental, quando homens armados da tribo árabe Rzeigat atacaram aldeias da tribo africana Massalit, em retaliação pela morte de dois dos seus membros, segundo a organização não governamental (ONG) Coordenação Geral de Refugiados e Deslocados em Darfur.

Os confrontos de sexta-feira "resultaram na morte de oito pessoas", disse o porta-voz da ONG, Adam Regal.

Dezenas de pessoas foram mortas e centenas de casas arderam em vários episódios de violência em Darfur nos últimos meses, segundo a ONU.

Os confrontos entre pastores árabes e agricultores africanos por disputas territoriais ou acesso à água já provocaram a morte de cerca de 250 pessoas entre outubro e dezembro no Darfur, segundo um sindicato dos médicos pró-democracia.

A região foi devastada por uma guerra civil iniciada em 2003 entre o regime de maioria árabe e insurgentes de minoria étnica que denunciam a discriminação.

Cerca de 300.000 pessoas morreram e quase 2,5 milhões foram deslocadas nos primeiros anos de violência, segundo a ONU.

O Sudão, que emergiu em 2019 de 30 anos de ditadura sob o comando de Omar al-Bashir, foi palco de um golpe de Estado em outubro que interrompeu o processo de estabelecimento do regime civil e um vazio de segurança que fomentou um ressurgimento da violência no Darfur.

Leia Também: Julgamento de líder de milícia do Darfur é "marco importante"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório