Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 19º

MP dos EUA retira acusação de homicídio a mulher que terá induzido aborto

O Ministério Público norte-americano decidiu retirar a acusação de homicídio a uma mulher hispânica que alegadamente provocou um aborto no estado do Texas, onde a prática é quase totalmente proibida.

MP dos EUA retira acusação de homicídio a mulher que terá induzido aborto
Notícias ao Minuto

23:51 - 10/04/22 por Lusa

Mundo EUA

"Ao analisar este caso fica claro que a Sra. Herrera não pode e não deve ser processada" por homicídio, disse hoje em comunicado Gocha Allen Ramírez, procurador do Texas, acrescentando que a retirada da acusação será feita na segunda-feira perante um juiz.

Lizelle Herrera, de 26 anos, foi presa na quinta-feira em Rio Grande City, cidade do condado texano de Starr, na fronteira com o México, acusada da morte de uma pessoa por aborto autoinduzido.

No sábado, Lizelle foi libertada sob fiança após forte pressão das associações defensoras dos direitos reprodutivos das mulheres.

Segundo o procurador Gocha Allen Ramírez, a mulher "não cometeu ato criminoso sob as leis do estado do Texas".

Uma lei em vigor desde setembro no Texas proíbe a prática do aborto assim que a atividade cardíaca do feto é detetada, por volta das seis semanas de gestação, quando muitas mulheres ainda não sabem que estão grávidas.

Como alternativa, as mulheres procuram medicação para interromper a gravidez sem ajuda médica ou deslocam-se a outros estados norte-americanos onde o aborto é legal.

De acordo com a lei texana, apenas podem ser processados os médicos ou outras pessoas que ajudem uma mulher a interromper a gravidez.

Leia Também: Polónia começa a julgar 1.º caso contra aplicação da lei do aborto

Recomendados para si

;
Campo obrigatório