Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
27º
MIN 16º MÁX 28º

Nigéria. 15 soldados mortos em ataque a base militar

Onze soldados terão morrido imediatamente, durante o ataque, revelam fontes do Exército.

Nigéria. 15 soldados mortos em ataque a base militar
Notícias ao Minuto

23:34 - 05/04/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ataque

Quinze soldados nigerianos morreram e mais de uma dúzia ficaram feridos na sequência de um ataque perpetrado por um grupo de atiradores sobre uma base militar no estado de Kaduna, informaram duas fontes do Exército esta terça-feira, citadas pela Reuters.

Em causa estão grupos armados, descritos pelo Governo nacional como "terroristas", que têm vindo a levar a cabo ataques sobre aldeias, cidades e escolas, bem como raptos de estudantes, que ascendem já às centenas.

Um oficial do Exército, destacado na base militar da cidade de Birnin Gwari, em Kaduna, disse à Reuters que os atiradores, que se deslocavam em motociclos, utilizaram granadas propulsadas por foguetes e outras armas pesadas, durante este ataque que durou mais de duas horas na noite de segunda-feira.

Onze soldados terão morrido durante o ataque, e outros 19 ficaram feridos - tendo sido conduzidos para três hospitais diferentes em Kaduna. Quatro soldados sucumbiriam, mais tarde, aos ferimentos provocados durante o tiroteio, revelou o oficial.

"Estes não são criminosos comuns, sei que estamos a lutar. Os criminosos levaram várias armas da nossa base", acrescentou a fonte, que se recusou a ser nomeado por não estar autorizado a falar aos meios de comunicação social.

Outro soldado da mesma base de Kaduna adiantou que três veículos militares foram destruídos durante o ataque e que várias armas estavam desaparecidas do arsenal.

Um relatório de situação elaborado por esta base diz, consequentemente, que a situação "é calma mas altamente imprevisível", reporta ainda a Reuters.

Leia Também: Treze mulheres e crianças afogadas ao fugirem de ataque na Nigéria

Recomendados para si

;
Campo obrigatório