Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 19º

Quénia e Nigéria vão ter centros regionais de planeamento familiar

A parceria Family Planning 2030 (FP2030) anunciou hoje a abertura de dois centros, no Quénia e na Nigéria, para melhorar o trabalho de apoio a mulheres e raparigas no acesso a planeamento familiar em África.

Quénia e Nigéria vão ter centros regionais de planeamento familiar
Notícias ao Minuto

19:13 - 28/03/22 por Lusa

Mundo Family Planning

O escritório em Nairobi, no Quénia, vai abranger a A´frica Oriental e Austral, incluindo Moçambique e Angola, e outro centro em Abuja, na Nige´ria, vai coordenar as atividades no Norte, Oeste e a A´frica Central. 

Até agora, a parceria FP2030, que reúne governos, sociedade civil, organizações multilaterais, doadores, setor privado e comunidade científica para proteger os direitos reprodutivos das mulheres e raparigas, só tinha representações físicas nos Estados Unidos da América e Europa. 

Até ao final do ano está prevista a abertura de mais dois centros, na Ásia e na América Latina, com o objetivo de envolver os países e parceiros regionais no planeamento e monitoração dos trabalhos.   

"É nosso objetivo promover um processo de compromisso verdadeiramente liderado pelos países, não apenas garantindo que os países possam definir suas próprias metas, mas também para facilitar conexões melhores e mais consistentes com outros parceiros do FP2030 na região, criando programas e responsabilidade mais fortes", disse o diretor-executivo do FP2030, Samukeliso Dube, citado num comunicado. 

A FP2030 sucedeu à FP2020, lançada em 2012, e resulta sobretudo das doações do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA, na sigla em inglês), mas também de instituições como a Fundação Bill e Melinda Gates.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório