Os Estados Unidos prometeram ao Iémen, esta quarta-feira, quase 585 milhões de dólares (531,75 milhões de euros) em novas ajudas humanitárias a serem distribuídas ao longo deste ano, reporta a Reuters.
Em causa está uma medida que surge no seguimento de uma campanha liderada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que pretende aumentar a assistência humanitária destinada aos milhões de iemenitas que passam enormes dificuldades devido ao conflito que dura já há oito anos no país.
Em causa está um conflito que coloca o Governo iemenita, internacionalmente reconhecido e apoiado por uma coligação liderada pela Arábia Saudita, contra o movimento Houthi, apoiado pelo Irão.
O secretário de Estado norte-americano Antony Blinken anunciou este novo montante esta quarta-feira, numa altura em que a ONU procura angariar quase 4,3 mil milhões de dólares (3,91 mil milhões de euros) em ajuda adicional para o país, que tem sido devastado pela guerra.
A União Europeia prometeu já 407,4 milhões de dólares (370,36 milhões de euros) para apoiar essa iniciativa, enquanto o Reino Unido prometeu 88 milhões de libras esterlinas (104,77 milhões de euros).
A este propósito, Antony Blinken reconheceu que o financiamento humanitário destinado ao Iémen começou a escassear no início deste ano - antes das atenções terem sido desviadas para a situação de guerra na Ucrânia.
Segundo Blinken, com o adicionar deste novo montante, os Estados Unidos vão ceder ao Iémen um total de 4,5 mil milhões de dólares (4,09 mil milhões de euros) desde o início do conflito no país.
Leia Também: Iémen: Crise alimentar em nível recorde no país até ao final de 2022