Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

'Media' e património cultural na agenda de reunião de ministros europeus

Os 'media' e a diversidade cultural e as políticas de proteção e valorização do património são os dois temas centrais da reunião informal de ministros da União Europeia (UE), que hoje arranca em Angers, França.

'Media' e património cultural na agenda de reunião de ministros europeus
Notícias ao Minuto

07:08 - 07/03/22 por Lusa

Mundo Media

Segundo uma nota de imprensa da presidência francesa do Conselho da União Europeia (UE), a reunião será presidida pela ministra francesa da Cultura, Roselyne Bachelot-Narquin, e refletirá sobre "o reforço do modelo cultural europeu" em duas sessões de trabalho, uma dedicada aos media e à diversidade cultural e outra às políticas de proteção e valorização do património.

Em informação prestada aos jornalistas na quinta-feira passada, representantes da presidência francesa adiantaram que estão confirmadas as presenças de duas dezenas de ministros europeus responsáveis pelas áreas de Cultura, Comunicação e Media, bem como da vice-presidente da Comissão Europeia Vera Jourová (Valores e Transparência), dos comissários Thierry Breton (Mercado Interno) e Mariya Gabriel (Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude), e de Sabine Verheyen, presidente da Comissão de Cultura e Educação do Parlamento Europeu.

Na mesma informação aos jornalistas, foi referido o plano de ação que a presidência francesa gostava de ver adotado para combater o tráfico ilícito de bens culturais.

A atualidade imporá "necessariamente", anteciparam os mesmos representantes oficiais, um momento de "solidariedade para com artistas, jornalistas e profissionais da cultura ucranianos" e uma tomada de posição sobre "preservação do património em zonas de conflito".

Hoje e terça-feira, os ministros europeus vão reunir-se em locais de interesse cultural em Angers, entre os quais o castelo, a galeria David e o Jardim das Belas Artes, refere a nota da presidência francesa (que decorre até final de junho).

No quadro da reunião informal, que tem como objetivo fazer avançar os trabalhos que culminarão no conselho formal agendado para dentro de um mês, no Luxemburgo, a presidência francesa vai ainda apresentar o seu "projeto-farol", a aplicação Danse l'Europe!, que propõe uma coreografia "simples e alegre, acessível a todos os cidadãos europeus", para pôr os europeus a partilharem "energias e vibrações" através da dança.

Entre os dias 08 e 10, Angers será também palco do "Fórum da Igualdade: pela igualdade de género na Europa", que se integra na Temporada Portugal-França 2022 e propõe um programa de debates e atividades nas áreas de cultura, media, investigação, ciência e digital.

Leia Também: Conhecida hoje decisão do julgamento separado da Operação Marquês

Recomendados para si

;
Campo obrigatório