Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Cerca de 150 rádios vão transmitir 'Give Peace a Chance' ao mesmo tempo

Cerca de 150 estações de rádio europeias vão transmitir a música de John Lennon "Give Peace a Chance" ao mesmo tempo na sexta-feira, numa ação solidária contra a guerra na Ucrânia, anunciou hoje a União Europeia de Radiodifusão (EBU).

Cerca de 150 rádios vão transmitir 'Give Peace a Chance' ao mesmo tempo
Notícias ao Minuto

23:59 - 03/03/22 por Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

A canção antiguerra composta pelo antigo membro dos Beatles poderá ser escutada em mais de 25 países, pelas 07:45 (hora de Lisboa), incluindo na Ucrânia.

As estações de rádio privadas europeias também se vão juntar a iniciativa, adiantou a EBU.

"Os horrores da guerra contra a Ucrânia são mais evidentes a cada dia. A nossa solidariedade, a nossa humanidade e o nosso apoio são necessários", disse a diretora da rádio regional RBB de Berlim, que iniciou o projeto, Patricia Schlesinger.

O produtor executivo da rádio ucraniana Channel One, Yurii Tabachenko, disse que era "extremamente importante" que a Europa estivesse "unida em torno da Ucrânia".

A música "Give Peace a Chance", lançada em 1969 pela Plastic Ono Band, foi gravada em Montreal (Canadá) durante o "Bed-in" de John Lennon e da esposa, Yoko Ono, pela paz no Queen Elizabeth Hotel.

Fundada em 1950, a EBU, sediada em Genebra (Suíça), é a maior coligação órgãos de comunicação social de serviço público do mundo, com 113 membros em 56 países.

A EBU é conhecida pelo público em geral através do Festival Eurovisão da Canção.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar com três frentes na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamentos em várias cidades. As autoridades de Kiev contabilizaram, até ao momento, mais de 2.000 civis mortos, incluindo crianças, e, segundo a ONU, os ataques já provocaram mais de um milhão de refugiados na Polónia, Hungria, Moldova e Roménia, entre outros países.

O Presidente russo, Vladimir Putin, justificou a "operação militar especial" na Ucrânia com a necessidade de desmilitarizar o país vizinho, afirmando ser a única maneira de a Rússia se defender e garantindo que a ofensiva durará o tempo necessário.

O ataque foi condenado pela generalidade da comunidade internacional, e a União Europeia e os Estados Unidos, entre outros, responderam com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas para isolar ainda mais Moscovo.

Leia Também: Associação europeia de televisões e rádio EGTA suspende media russos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório