Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Marrocos cria zona militar na fronteira com a Argélia em fase de tensão

Marrocos criou uma nova zona militar ao longo da sua fronteira com a Argélia, num momento de tensão entre os dois países do Magrebe, revela uma revista oficial do Exército marroquino.

Marrocos cria zona militar na fronteira com a Argélia em fase de tensão
Notícias ao Minuto

06:49 - 22/02/22 por Lusa

Mundo Marrocos

O território marroquino, até então dividido em duas regiões militares, norte e sul, passa a estar dividido em três setores, com a criação da nova "zona oriental" ao longo da fronteira com a Argélia, divulgou a agência EFE na segunda-feira.

O comando desta zona fica a cargo do major-general Mohammed Miqdad, cuja cerimónia de investidura decorreu em 05 de janeiro, salienta a última edição da revista das Forças Armadas Reais (FAR) marroquinas.

"A criação desta entidade visa assegurar a consistência do comando, controlo e apoio das componentes terrestres, aéreas e marítimas das FAR", e dar-lhes "mais flexibilidade e liberdade de ação necessárias ao cumprimento das diversas missões ", pode ler-se na mesma publicação consultada pela EFE.

A criação da nova zona militar surge num momento de tensão entre Rabat e Argel, em concreto sobre o Sahara Ocidental e a recente reaproximação entre Marrocos e Israel.

Em agosto, após meses de atritos, Argel cortou relações diplomáticas com Marrocos, acusando o país vizinho de "ações hostis".

Rabat lamentou na altura uma decisão "completamente injustificada".

A questão do Saara Ocidental, uma ex-colónia espanhola considerada "território não autónomo" pela ONU, opôs Marrocos aos separatistas da Frente Polisário, apoiada pela Argélia, durante décadas.

Rabat, que controla mais de dois terços do território, propõe um plano de autonomia sob a sua soberania, enquanto a Frente Polisário pede um referendo de autodeterminação sob a égide da ONU, que foi planeado após um cessar-fogo assinado em 1991, mas que nunca se concretizou.

A Frente Polisário alegou ter matado doze militares marroquinos durante este mês, durante diversos ataques no território sob disputa.

As autoridades marroquinas geralmente abstêm-se de reagir a estas alegações.

Em meados de novembro de 2020, o cessar-fogo de 29 anos foi abalado após o destacamento de tropas marroquinas no extremo sul do território para desalojar combatentes pró-independência que estavam a bloquear a única estrada para a Mauritânia, algo que alegam ser ilegal porque não existia quando os acordos de 1991 foram assinados.

Desde então, a Polisário diz estar "num estado de guerra de autodefesa" e publica um relatório diário sobre as suas operações.

O enviado da ONU para o Saara Ocidental, Staffan de Mistura, visitou a região em janeiro para tentar reavivar o processo político para uma resolução do conflito, que está atualmente num impasse.

Leia Também: Exército argelino abate sete presumiveís terroristas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório