Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

AO MINUTO: Viajar na UE debatido; Recuperação económica? Só com vacina

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.

AO MINUTO: Viajar na UE debatido; Recuperação económica? Só com vacina

Depois de quatro dias consecutivos a registar mais de 50 mil novos casos de Covid-19, Portugal contabilizou ontem 45.569 infeções e 30 mortes. O número de internados voltou a aumentar e são já mais de 2.200 infetados nos hospitais portugueses.

O domingo ficou também marcado pelo voto antecipado para as eleições legislativas e soube-se ainda que mais de 13 mil pessoas se inscreveram para o voto em confinamento, incluindo residentes em lares, que decorre nos próximos dias 25 e 26.

As pessoas com 30 ou mais anos já podem fazer o autoagendamento para receber a dose de reforço da vacina contra a Covid-19. No total, mais de 4,3 milhões de pessoas já foram inoculadas com a dose de reforço, 95 mil das quais no sábado.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 - Boa noite! Termina aqui mais um AO MINUTO, com os mais recentes acontecimentos relacionados com a pandemia em Portugal e no mundo. O acompanhamento será retomado na manhã de terça-feira. Continue a seguir-nos desse lado.

23h50 - Quarta dose da vacina é "improvável" para a maioria das pessoas, diz ministro da Saúde israelita

O ministro da saúde de Israel, Nitzan Horowitz, afirmou esta segunda-feira, em declarações à Israel Radio, que não espera que o país ofereça uma quarta dose da vacina contra a Covid-19 à maioria das pessoas. Estas afirmações surgem depois do governo ter disponibilizado a mesma a indivíduos com mais de 60 anos ou pertencentes a outros grupos de alto risco.

23h15 - CEO da Pfizer espera que a vacina contra a Covid-19 passe a ser anual

Albert Bourla, CEO da Pfizer, disse numa entrevista ao Canal 12 de Israel que espera que a administração de vacinas contra a Covid-19 passe a ser uma ocorrência anual, em vez de existir um reforço a cada quatro ou cinco meses.

"O que eu espero é que tenhamos uma vacina que teremos de fazer uma vez por ano, como fazemos para muitas outras coisas", referiu o diretor executivo da empresa.

23h03 - Venezuela não autoriza voos regulares para Portugal

A Venezuela atualizou esta segunda-feira as restrições às ligações aéreas comerciais de passageiros, possibilitando "de maneira excecional" a realização de voos regulares para Espanha. Ainda assim, o país continua a restringir os voos cujo destino é Portugal.

22h57 - Certificado de vacina e fim de testes para viajar debatidos em Bruxelas

Eliminar os testes obrigatórios e o certificado de vacinação com a dose de reforço para viajar dentro da União Europeia vai ser um dos principais assuntos a debater no Conselho de líderes que vai decorrer, na terça-feira, em Bruxelas.

22h34 - CoronaVac "ganha força" com terceira dose de outras vacinas

Um estudo recente veio mostrar que uma terceira dose de reforço de uma vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca, da Pfizer-BioNTech ou da Johnson & Johnson aumenta significantemente os níveis de anticorpos dos indivíduos que receberam, anteriormente, duas doses da vacina desenvolvida pela companhia chinesa Sinovac Biotech, a CoronaVac.

22h19 - “A recuperação económica não é possível sem vacinas”, diz a Organização Mundial do Comércio (OMC)

Ngozi Okonjo-Iweala, diretora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), defendeu que a desigualdade na distribuição de vacinas contra a Covid-19 tem um impacto negativo na economia dos países mais desfavorecidos. “A recuperação económica não é possível sem vacinas”, salientou, citada pela CNN Brasil.

22h07 - Mais de 210 milhões de norte-americanos estão totalmente vacinados contra a Covid-19

Até esta segunda-feira, 251 milhões de norte-americanos levaram já, pelo menos, uma dose de uma qualquer vacina contra a Covid-19, ao passo que 210,5 milhões de indivíduos estão já totalmente vacinados contra a doença. O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos revela ainda, através da conta que detém na rede social Twitter, que mais de 84,3 milhões de pessoas já receberam a dose de reforço da vacina.

21h58 - 34 milhões de franceses já receberam a dose de reforço da vacina

Em França, 34.039.488 pessoas já levaram a dose de reforço da vacina contra a Covid-19. Numa publicação feita na rede social Twitter, o Ministério da Solidariedade e da Saúde salientou ainda que, até esta segunda-feira, 53.833.041 indivíduos tinham sido já vacinados com a primeira dose.

21h45 - Menos casos no Brasil. Hoje são 83.340 infeções e 259 óbitos

O Brasil reportou, esta segunda-feira, mais 83.340 casos e 259 mortes associadas à Covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com os dados divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS).

21h17 - Madeira regista mais uma morte e 1.196 novos casos

Nas últimas 24 horas foram registados mais 1.196 novos casos e um óbito por Covid-19 na Madeira, informou a Direção Regional de Saúde (DRS). As autoridades regionais deram ainda conta da existência de 10.877 casos ativos da doença e de 81 pacientes hospitalizados.

20h43 - Reino Unido elimina testes para viajantes vacinados a 11 de fevereiro

O ministro dos transportes do Reino Unido, Grant Shapps, confirmou, através do Twitter, que a obrigatoriedade de realização de testes antes de viajar para o país deixa de ser obrigatória para vacinados a partir do dia 11 de fevereiro.

20h41 - Testagem a pessoal docente e não docente com taxa de positividade de 1,79%

O Ministério da Educação informou esta segunda-feira que o rastreio feito nas escolas ao pessoal docente e não docente registou uma taxa de positividade de 1,79%, após mais de 150 mil testes à Covid-19 realizados. 

20h35 - PRO.VAR reitera pedido de audiência ao Presidente da República e gabinete de gestão de crise

A PRO.VAR - Associação Nacional de Restaurantes reiterou esta segunda-feira um pedido urgente de audiência ao Presidente da República, onde pretende informá-lo do resultado das reuniões com os partidos, defendendo a criação de um gabinete de gestão de crise para acompanhamento das empresas afetadas pela pandemia de Covid-19.

19h31 - Moçambique com 27 mortes em semana de recuo da pandemia

Moçambique registou 27 mortes por Covid-19 nos últimos sete dias, com os indicadores epidemiológicos a recuarem pela segunda semana consecutiva, segundo dados do Ministério da Saúde do país.

19h29 - Plataforma 'Apoio Covid' respondeu a 4.736 solicitações em três dias

O Governo dos Açores revelou esta segunda-feira que a plataforma online 'Apoio Covid' respondeu a 4.736 solicitações, nomeadamente comunicações de resultados de autotestes e emissão de declarações de isolamento, em cerca de três dias.

19h24 - Boris Johnson fez festa de aniversário durante o primeiro confinamento

A polémica continua e Boris Johnson terá estado presente numa festa de aniversário em sua honra durante o primeiro confinamento, em 2020, apesar das regras que proibiam reuniões sociais em ambientes fechados naquela altura. A revelação foi feita pelo canal inglês ITV News, esta segunda-feira.

18h51 - Espanha ultrapassa 9 milhões de infeções por Covid-19. Hoje são 305.432

Espanha registou esta segunda-feira mais 305.432 casos de Covid-19 e 253 vítimas mortais, segundo dados revelados pelo Ministério da Saúde espanhol. Hoje foram ultrapassados os 9 milhões de infeções desde o início da pandemia. 

18h34 - Foram administradas mais 80.631 doses de reforço da vacina contra a Covid-19

O Relatório de Vacinação divulgado esta segunda-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS) dá conta de que mais 80.631 pessoas receberam, no domingo, doses de reforço da vacina contra a Covid-19. Desta feita, 4.413.192 indivíduos completaram já a vacinação de reforço em Portugal.

18h23 - Profissionais de saúde de cuidados diretos considerados contactos de alto risco

Uma norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizada esta segunda-feira informa que os profissionais que prestam cuidados de saúde diretos com casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, que envolvam um maior risco de contágio, passam a ser considerados contactos de alto risco.

17h48 - Itália supera 10 milhões de infeções por Covid-19. Foram mais 77.696

Esta segunda-feira, Itália identificou mais 77.696 casos de infeção pelo novo coronavírus. Em causa está uma quebra face aos dados do dia anterior, quando foram comunicados 138.860 novos casos de Covid-19.

O boletim divulgado hoje pelo ministério da Saúde italiano dá ainda conta de mais 352 mortes em 24 horas, o que representa um aumento face às 227 vítimas mortais do dia anterior. 

17h38 - França exige certificado de vacinação na restauração e transportes

Esta segunda-feira entraram em vigor novas medidas restritivas de combate à Covid-19 em França. Assim, para entrarem em bares, restaurantes, comboios ou aviões, os franceses têm de comprovar que estão vacinadas contra o novo coronavírus.

Um teste negativo deixa, deste modo, de ser suficiente para aceder a inúmeras atividades de lazer, a eventos empresariais e a viagens de longa distância no país.

17h02 - Reino Unido com 88.447 novos contágios e 56 mortes por Covid-19

O Reino Unido contabiliza 88.447 novos casos e 56 vítimas mortais associadas à Covid-19, nas últimas 24 horas, segundo dados revelados pelas autoridades de saúde.

Em termos globais, a região soma 15.953.685 infeções e 153.916 óbitos desde o início da pandemia.

16h58 - Certificado de vacinação pode enfrentar referendo na Croácia

O partido conservador de direita Most, na Croácia, entregou, esta segunda-feira, mais de 400 mil assinaturas de uma petição para um referendo que visa banir o certificado digital de vacinação contra a Covid-19.

16h45 - Ómicron obriga Japão a endurecer medidas e a aumentar testagem

O governo japonês decidiu colocar a maioria do país em estado de "pré-emergência" e alargar as restrições de combate à propagação da Covid-19, numa altura em que o número de casos associados à variante Ómicron continua a subir e começa a ameaçar os serviços básicos, como escolas e hospitais. 

Fumio Kishida, primeiro-ministro japonês, anunciou esta segunda-feira que vão ser reforçadas as medidas de contenção em mais 18 prefeituras, como Osaka ou Quioto, até 20 de fevereiro. O governante acrescentou ainda que os fabricantes de kits de testagem à Covid-19 estão agora a ser obrigados a aumentar a produção, para que a capacidade de realização de testes possa ser aumentada para 800.000 por dia.

16h30 - Itália já atingiu pico de casos com variante Ómicron

Itália atingiu recentemente o pico no que toca ao número de infeções derivadas da variante Ómicron, tendo os novos casos associados a esta estirpe já começado a diminuir, de acordo com Francesco Paolo Figliuolo, comissário responsável pelo combate à Covid-19.

16h05 - Autoridades sul-africanas apelam a que não se confunda malária com Covid

O Instituto de Doenças Infecciosas da África do Sul (NICD, na sigla em inglês) apelou hoje aos profissionais de Saúde que não confundam os sintomas da malária com a doença da covid-19 provocada pelo SARS-CoV-2. 

16h03 - Polícia belga interpelou 239 pessoas após confrontos em protesto

A polícia belga anunciou hoje ter interpelado 239 pessoas após a manifestação de domingo em Bruxelas contra as restrições impostas por causa da pandemia de covid-19 e que degenerou em violência, em que 11 pessoas foram detidas.

15h37 - Incidência aumenta para 5.322,6 infeções e Rt volta a subir

A incidência nacional de infeções com o coronavírus SARS-CoV-2 aumentou para 5.322,6 casos por 100 mil habitantes, assim como o índice de transmissibilidade (Rt) que está agora em 1,15.

14h53 - Portugal tem mais de meio milhão de casos ativos de Covid-19

Portugal registou hoje mais 32.758 e 44 mortes, segundo mais recente boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Pela primeira vez desde o início da pandemia, existem mais de meio milhão de casos ativos no país: 509.628.

O Norte foi a região com mais infeções (15.920) e Lisboa e Vale do Tejo com mais mortes (16). Assistiu-se ainda a um aumento de internados: no total são 2.348, mais 129 do que ontem.

14h31 - Portugal ultrapassa "nível crítico" de gravidade da pandemia
 
Portugal ultrapassou o nível crítico no indicador de avaliação da pandemia do Instituto Superior Técnico e da Ordem dos Médicos, o que indica que a resposta de saúde a pessoas com outras doenças começa a ficar comprometida.

14h30 - Epidemiologista chinês avisa para surtos dez vezes maiores em Xangai
 
O epidemiologista Zhang Wenhong alertou hoje as autoridades de Xangai que, devido ao "levantamento global" das medidas contra a covid-19, a China enfrenta "mais riscos", pelo que a cidade deve "preparar-se para surtos cinco ou dez vezes maiores".

13h27 - Vacinados deixam de ter de fazer teste para entrar em Inglaterra

Boris Johnson diz que os testes à Covid-19 deixam de ser necessários para vacinados que cheguem a Inglaterra. O primeiro-ministro disse que serão feitas alterações às regras de testes para viajantes internacionais que estejam totalmente vacinados. "Temos, graças a decisões difíceis, a economia e a sociedade mais abertas da Europa", disse o governante. 

13h26 - Mais de 2.500 passageiros e 41 companhias multados nas fronteiras áreas

Mais de 2.500 passageiros foram multados, entre 01 de dezembro e 23 de janeiro, por tentarem entrar em Portugal pelas fronteiras aéreas sem teste negativo ao SARS-CoV-2, indicou hoje o Ministério da Administração Interna (MAI).

12h31 - Ex-PM espanhol Mariano Rajoy infetado com Covid-19 pela segunda vez

Mariano Rajoy, primeiro-ministro de Espanha entre 2011 e 2018, está infetado com Covid-19 pela segunda vez. O ex-líder do Partido Popular tinha previsto para esta segunda-feira a apresentação do seu livro ‘Política para Adultos’, em Salamanca, mas o evento teve de ser cancelado devido ao teste positivo, revelou fonte da organização, citada pela Europa Press.

12h30 - Cerca de 85% da população de África sem qualquer dose da vacina

O líder da Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje que cerca de 85% da população africana ainda não recebeu a primeira dose da vacina contra a covid-19, que todos devem levar para acabar com fase aguda da pandemia.

12h26 - Portugal quinto do mundo e quarto da UE com mais novos contágios diários

Portugal continua esta semana a ser o quarto país da União Europeia com mais novos casos diários de contágio com SARS-CoV-2 e passou de sexto para quinto no mundo, segundo o 'site' estatístico Our World in Data.

11h55 - "Previsões quase certas". Cerca de um milhão de isolados nas eleições

Numa altura em que as eleições se avizinham, o número de isolamentos continua a subir e pode chegar a um milhão até domingo. As previsões "muito seguras, quase certas" são referidas pelo matemático do Instituto Superior Técnico de Lisboa, Henrique Oliveira, na RTP3. 

11h50 - Açores com 986 novos casos e um total de 7.730 infeções ativas

Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 986 novos casos positivos de covid-19, totalizando 7.730 infeções ativas em oito das nove ilhas açorianas, revelou hoje a Autoridade de Saúde açoriana.

11h10 - Rússia regista 65.109 casos de Covid-19, o valor mais alto desde o início da pandemia

A Rússia registou hoje um novo máximo de casos diários de Covid-19: 65.109. Segundo o governo, há ainda a registar 665 vítimas mortais. Desde o início da pandemia, as autoridades russas já contabilizaram mais de 10,9 milhões de casos e 320 mil mortes.

11h05 - Mundo atravessa um "momento crítico" da pandemia de Covid-19, alerta OMS

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, alertou esta hoje que o mundo está a atravessar um “momento crítico” da pandemia de Covid-19 e apelou para que os países “trabalhem em conjunto” para “colocar fim a esta fase”.

10h02 - UE pondera terminar com avaliação de incidência para determinar restrições de viagens

A incidência acumulada a 14 dias para determinar as restrições entre países poderá deixar de ser o modelo utilizado pela União Europeia (UE). Segundo o jornal El País, o Conselho da UE prepara-se para acabar já amanhã com este modelo de avaliação e passará a guiar-se pelo certificado digital de cada indivíduo. 

09h55 - Mais de metade dos infetados durante a primeira vaga da pandemia perderam o olfato

Cerca de 50% das pessoas que foram infetadas com o vírus SARS-CoV-2 durante a primeira vaga da pandemia, em 2020, sofreram de efeitos prolongados ou mesmo permanentes no olfato, revela um estudo do instituto sueco Karolinska Institute. 

Das 100 pessoas analisadas para o estudo, que estiveram infetadas na Suécia durante a primavera de 2020, apenas 4% revelou ter perdido completamente a sensação de cheiro, mas um terço mostrou uma capacidade reduzida para detetar odores e quase metade queixou-se de parosmia - a perda ou alteração do olfato.

09h40 - China suspende bloqueio em Xian após cidade registar zero casos

O bloqueio de Xian foi hoje suspenso, após a cidade chinesa ter alcançado os zero casos de covid-19, depois de um mês sob as medidas mais restritas desde o isolamento da cidade de Wuhan, no início da pandemia.

08h45 - Ómicron: Este é o primeiro sintoma que se experiencia ao ser infetado

Especialistas de todo o mundo estão a alertar a população sobre os novos sintomas da Covid-19, que podem ser indicadores de infeção pela Ómicron - considerada uma variante mais branda do vírus, porém altamente contagiosa. Até ao momento já foram identificados mais de 20 sintomas associados à nova estirpe, o que significa que pode ser um pouco confuso saber quando fazer um teste.

08h43 - Saiba onde vão estar os postos de testagem gratuita à Covid em Lisboa

Se está em Lisboa, fique a saber que a autarquia já revelou as localizações dos postos de testagem gratuita à Covid-19 nesta semana que agora começou - de dia 24 a 29 de janeiro. 

08h20 - Manifestação anti-Covid em Bruxelas. Polícia atacada refugia-se no metro

Um vídeo mostra manifestantes a atacar a polícia durante os protestos anti-Covid que decorreram este fim de semana em Bruxelas. Os agentes ficaram encurralados à entrada do metro e tiveram de se isolar. 

08h18 - Covid-19. China deteta 57 novos casos nas últimas 24 horas
 
A Comissão Nacional de Saúde da China anunciou hoje a deteção de 57 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, 18 dos quais por contágio local.

08h15 - Corbevax: A vacina da Covid sem patente e acessível para o mundo inteiro

Batizada de 'vacina do mundo', a Corbevax está a ser desenvolvida pelo Hospital Infantil do Texas, nos Estados Unidos, tendo como base tecnologia tradicional e não terá patente.

07h37 - Milhares em protesto contra "tirania" da vacinação obrigatória nos EUA

Alguns milhares de cidadãos norte-americanos manifestaram-se em Washington contra a vacinação obrigatória contra a Covid-19, em nome das suas liberdades, das suas crianças e das suas convicções religiosas.

07h22 - Alemanha soma mais 63.393 casos e 28 mortos por Covid-19

A Alemanha regista, esta segunda-feira, mais 63.393 casos de Covid-19 e 28 mortes relacionados com a doença. 

07h20 - Bom dia! Começamos aqui mais um registo da pandemia, ao Minuto, em Portugal e no mundo. Pode recordar os acontecimentos anteriores aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório