Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Corbevax: A vacina da Covid sem patente e acessível para o mundo inteiro

Batizada de 'vacina do mundo', a Corbevax está a ser desenvolvida pelo Hospital Infantil do Texas, nos Estados Unidos, tendo como base tecnologia tradicional e não terá patente.

Corbevax: A vacina da Covid sem patente e acessível para o mundo inteiro
Notícias ao Minuto

07:31 - 24/01/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Coronavírus

Segundo informações da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), departamento regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para as Américas, o aparecimento da variante Ómicron deve-se em parte à desigualdade no acesso às vacinas, reporta o jornal Metrópoles. 

Como tal, uma equipa de investigadores norte-americana decidiu produzir um novo imunizante capaz de colmatar essa disparidade. 

A Corbevax, batizada de 'vacina do mundo', está a ser desenvolvida pelo Hospital Infantil do Texas para a farmacêutica indiana Biological E. Limited. Trata-se de um imunizante de subunidade proteica, isto é, ativa a resposta imunológica servindo-se de uma parte benigna da proteína do novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19. 

Leia Também: Moderna: Vacina única contra gripe e Covid pode estar disponível em 2023

Conforme explica o jornal Metrópoles, a Corbevax já recebeu a autorização para uso de emergência na Índia e deverá ser aprovada brevemente noutros países. 

De acordo com os especialistas do Hospital Infantil do Texas, usando uma tecnologia tradicional baseada em proteínas recombinantes, a produção da vacina em larga escala pode imunizar a população do mundo inteiro, já que as fábricas para a produção deste tipo de fórmula já existem. Sendo que os investigadores não pretendem registar patente ou lucrar com a fabricação do imunizante. 

"Este anúncio é um primeiro passo importante para vacinar a população do mundo inteiro e parar a pandemia. A nossa tecnologia de vacinas oferece um caminho para enfrentar uma crise humanitária em desdobramento, ou seja, a vulnerabilidade que os países de baixo e médio rendimento enfrentam contra a variante Delta”, explicou médico e investigador Peter Hotez num comunicado publicado no site do hospital.

O clínico destaca ainda que a Corbevax também pode evitar o aparecimento de novas variantes e travar vagas globais subsequentes da pandemia.

Os fabricantes da vacina consideraram a vacina segura e eficaz após a conclusão de dois ensaios clínicos da Fase III que envolveram mais de três mil pessoas. Nomeadamente, contra a estirpe original da Covid-19, o imunizante mostrou ter uma resposta imune superior a 90%. Relativamente, à estirpe Delta, o resultado superou os 80%. Mais ainda, nenhum dos voluntários experienciou efeitos secundários graves. 

Leia Também: Vacina mostra forte eficácia contra casos graves com Ómicron nos EUA

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório