Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Sudão. UNICEF denuncia violações contra crianças desde golpe militar

A UNICEF denunciou hoje ocorrência de "mais de 120 violações graves contra crianças" no Sudão desde o golpe militar de 25 de outubro, incluindo a morte de, pelo menos, nove menores durante as manifestações contra o golpe.

Sudão. UNICEF denuncia violações contra crianças desde golpe militar
Notícias ao Minuto

20:00 - 19/01/22 por Lusa

Mundo Sudão

A agência das Nações Unidas para a Infância condenou a detenção de "crianças com apenas 12 anos de idade" e observou que a maioria das violações ocorreram "como resultado de ataques frequentes a instalações médicas" pelas forças de segurança sudanesas durante os protestos contra o golpe militar.

Várias organizações não-governamentais (ONG) locais e internacionais relataram que, no contexto das manifestações e sua respetiva repressão, a polícia e os militares sudaneses invadiram vários hospitais, agrediram trabalhadores da área da saúde e prenderam mesmo doentes hospitalizados.

"A Unicef reitera o seu apelo às autoridades sudanesas para que protejam as crianças de danos e da violência em todos os momentos. As crianças não são um alvo, mesmo durante conflitos ou eventos políticos", sublinhou a agência da ONU numa declaração.

De acordo com o Comité Central de Médicos do Sudão, organização civil de oposição ao regime militar, 71 pessoas foram mortas (17 já este ano) e mais de 2.200 feridas pelas forças de segurança do Estado durante os protestos desde o golpe militar de 25 de outubro de 2021.

Leia Também: ONU exige fim dos ataques aos 'media' no Sudão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório