Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

ONU regista mais de 400 execuções extrajudiciais na RDCongo em novembro

Cerca de 400 execuções extrajudiciais foram registadas na República Democrática do Congo (RDCongo) em novembro, das quais mais de 10% foram cometidas pelas forças de segurança congolesas, sendo as restantes atribuídas a grupos armados, informou hoje a ONU.

ONU regista mais de 400 execuções extrajudiciais na RDCongo em novembro
Notícias ao Minuto

18:49 - 05/01/22 por Lusa

Mundo RDCongo

Em todo o país, "os agentes do Estado foram responsáveis por 39% das violações documentadas, incluindo execuções extrajudiciais de, pelo menos, 40 pessoas (24 homens, nove mulheres e sete crianças)", informou o Gabinete Conjunto dos Direitos Humanos da ONU (UNJHRO) na RDCongo no seu relatório mensal.

Quanto às restantes violações, "61% foram cometidas por combatentes de grupos armados, incluindo execuções sumárias de pelo menos 345 pessoas (258 homens, 61 mulheres e 26 crianças)", acrescenta o relatório.

A UNJHRO documentou em novembro "801 violações e abusos dos direitos humanos em toda a RDCongo, um número que representa um aumento acentuado de 61% por comparação com outubro" (498 violações).

A grande maioria das violações (752) foram cometidas nas províncias afetadas por conflitos ativos - Kivu do Norte, seguida por Ituri, Tanganica e Kivu do Sul, todas no leste do país -- e resultaram na morte de, pelo menos, 379 civis (276 homens, 70 mulheres e 33 crianças).

O documento assinala que, entre todas as partes em conflito, individualmente, "os soldados das FARDC [Forças Armadas da RDCongo] cometeram o maior número de violações nas províncias afetadas" em novembro.

Para além das Forças Armadas congolesas, a maioria dos abusos foram atribuídos a quatro grupos armados: Nyatura, Forças Democráticas Aliadas (ADF), Forças Democráticas para a Libertação do Ruanda (FDLR) e Cooperativa para o Desenvolvimento do Congo (Codeco).

O Kivu do Norte e Ituri estão sob estado de sítio desde maio, decretado com o objetivo de pôr fim à atividade dos grupos armados.

A medida deu plenos poderes aos militares, mas até agora não conseguiu deter as atrocidades cometidas pelos grupos armados ativos na região há mais de 25 anos.

Leia Também: RDCongo: Confrontos entre rebeldes e o Exército provocaram 20 mortos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório