Meteorologia

  • 13 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 22º

Narcotraficante procurado pelos Estados Unidos detido na Guatemala

Um guatemalteco acusado de narcotráfico pelos Estados Unidos foi detido na segunda-feira pelas forças de segurança da Guatemala, a primeira detenção em 2022 após o número recorde de 57 pessoas presas nas mesmas circunstâncias no ano passado.

Narcotraficante procurado pelos Estados Unidos detido na Guatemala
Notícias ao Minuto

06:53 - 04/01/22 por Lusa

Mundo Narcotráfico

Rodolfo Abimael Cifuentes Quiñónez, que tem um mandado de captura requerido por um tribunal do Estado do Texas, no sul dos Estados Unidos, foi detido esta segunda-feira, revelou o Ministério Público da Guatemala.

O homem é suspeito de pertencer a uma organização dedicada ao narcotráfico desde 2008, responsável por importar grandes quantidades de cocaína para a Guatemala para posteriormente introduzi-la nos Estados Unidos, acrescentou a mesma fonte.

Cifuentes Quiñónez terá integrado a estrutura criminosa entre 2012 e junho de 2020, como responsável pelo transporte e gestão de algumas atividades da organização criminosa.

O narcotraficante foi detido no cantão de San Isidro, no município de Olintepeque, departamento de Quetzaltenango, a cerca de 200 quilómetros a oeste da Cidade da Guatemala.

Quiñónez está acusado dos crimes de associação ilícita para fabricar e distribuir cinco ou mais quilos de cocaína nos Estados Unidos, sendo o primeiro suspeito de tráfico de droga detido em 2022 para fins de extradição para o país norte-americano.

Em 2021, a Guatemala deteve 69 pessoas para extradição para outros países por diversos crimes, incluindo 57 pessoas acusadas de tráfico de drogas e procuradas pelos Estados Unidos, segundo dados oficiais.

Estes números foram os mais altos da história do país da América Central e representam um aumento superior a 500% em relação a 2020, quando foram detidas 15 pessoas para extradição no total.

A Guatemala é utilizada, devido à sua posição geográfica, como ponte para o tráfico de droga da América do Sul para os Estados Unidos.

Segundo os especialistas, cerca de 90% das drogas que chegam ao país norte-americano passam pela Guatemala.

Em 2021, o país da América Central apreendeu 11.011 quilos de cocaína, um valor 19% inferir face aos 13.268 em 2020.

Leia Também: Colômbia diz que extradição de Saab é trunfo "contra o narcotráfico"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório