Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

Reencontra mãe após 30 anos com a ajuda de um desenho e redes sociais

Homem, raptado quando tinha apenas quatro anos, desenhou de memória a aldeia onde vivia com os pais biológicos.

Reencontra mãe após 30 anos com a ajuda de um desenho e redes sociais
Notícias ao Minuto

18:10 - 03/01/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Rapto

Um homem chinês raptado há mais de 30 anos reencontrou a mãe graças a um mapa que desenhou de memória, da aldeia onde morava, e às redes sociais.

De acordo com a imprensa chinesa, Li Jingwei tinha apenas quatro anos quando foi raptado por um homem da aldeia onde morava com a família, no sudoeste da província de Yunnan, em 1988. Posteriormente, foi entregue a uma família de Henan, onde cresceu.

Mesmo sendo uma criança, Li percebeu que tinha sido raptado. Só não sabia como voltar. Entretanto, esqueceu-se do nome de nascimento, do nome dos pais e do nome da aldeia onde morava.

O que nunca se esqueceu foi das árvores, das vacas a pastar, das estradas e dos rios que corriam na sua aldeia. A certa altura, lembrou-se também dos arrozais e lagos perto da sua casa e de um monte com bambus. 

Quando estava triste e com saudades de casa, desenhava a sua aldeia. O que acontecia, segundo contou ao jornal The Paper, quase todos os dias.

Até que, no verão passado, viu a história de Guo Xinzhen, que reencontrou os pais mais de 20 anos depois de ser raptado, quando tinha apenas dois anos, e sentiu-se inspirado.

Desenhou um mapa da sua aldeia natal mais preciso, baseado no que ainda recordava e nos desenhos que tinha feito ao longo dos anos, e partilhou-o nas redes sociais. 

A imagem foi amplamente divulgada nas redes sociais, atraindo a atenção até do ministério de Segurança Pública da China. Após meses de investigação, as autoridades chegaram a uma mulher que poderia ser a mãe de Li.

Depois da recolha de ADN, chegou a confirmação, a 28 de dezembro de 2021, mesmo a tempo do Ano Novo. Li fez imediatamente uma videochamada com a mãe e, na manhã de 1 de janeiro de 2022, finalmente encontraram-se ao final de mais de 30 anos afastados.

Um vídeo partilhado nas redes sociais mostra o momento emocionante. Li cai aos pés da mãe. Posteriormente, abraçam-se em lágrimas, cercados dos restantes membros da família.

“Finalmente encontrei o meu bebé”, disse a mãe, emocionada, ao The Paper.

Li quer passar agora o novo ano chinês com a mãe e visitar o túmulo do pai biológico que, entretanto, já morreu.

Leia Também: Homem raptado em Lisboa por ter dívida "elevada" em espaço noturno

Recomendados para si

;
Campo obrigatório