Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

"É estranho que as pessoas pensem no Biden como um líder para o clima"

Greta Thunberg criticou o presidente dos Estados Unidos por expandir a infraestrutura de combustíveis fósseis do país.

"É estranho que as pessoas pensem no Biden como um líder para o clima"
Notícias ao Minuto

09:08 - 29/12/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Greta Thunberg

A ativista Greta Thunberg teceu críticas a Joe Biden por não liderar a luta contra as alterações climáticas. Numa entrevista ao The Washington Post, Thunberg recusou a ideia de que o presidente dos Estados Unidos é um líder em questões relacionadas com o clima.

“É estranho que as pessoas pensem no Biden como um líder para o clima quando vemos o que a sua administração está a fazer. Os Estados Unidos estão a expandir a infraestrutura de combustíveis fósseis”, disse a ativista sueca.

“Porque estão a fazê-lo? A responsabilidade não devia ser nossa, de ativistas e adolescentes que apenas querem ir para a escola, de sensibilizar e informar as pessoas que estamos realmente a enfrentar uma emergência”, acrescentou.

Greta Thunberg também abordou o acordo final da COP26, que considerou um “feito”, mas que não vai servir de nada a não ser que aumente as ambições para o clima para que possam depois ser concretizadas pelos líderes mundiais.

“O que nos está a atrasar é que nos falta vontade política. O nosso objetivo é encontrar uma solução que nos permita continuar a vida como hoje em dia”, afirmou ao Post, advertindo que “a verdade desconfortável é que é demasiado tarde para isso” ou que “os líderes mundiais deixaram que fosse demasiado tarde para isso”.

“Fundamentalmente, temos de mudar as nossas sociedades agora. Se tivéssemos começado há 30 anos, teria sido mais fácil. Mas agora é uma situação diferente”, sublinhou a ativista.

Leia Também: ONU valida temperatura recorde de 38º em junho de 2020 no Ártico

Recomendados para si

;
Campo obrigatório