Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

AO MINUTO: Governo não quer "remediar"; Israel vai arrancar com 4ª dose

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.

AO MINUTO: Governo não quer "remediar"; Israel vai arrancar com 4ª dose
Notícias ao Minuto

07:40 - 21/12/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Com o Natal à porta são cada vez mais as questões sobre as medidas que devem ser tomadas para combater a propagação da Covid-19. Embora o Estado invista na testagem gratuita, muitos não se sentem seguros em reunir as famílias nas celebrações natalícias deste ano.

As preocupações acrescidas neste período levam a que os estabelecimentos de bebidas e entretenimento optem por encerrar voluntariamente, como anteriormente já havia acontecido em Londres, que agora cancelou também os festejos de ano novo.

Ontem, o Presidente da República promulgou a alteração às medidas no âmbito da pandemia que incluem a aplicação do regime do apoio excecional à família no período de contenção, entre 2 e 9 de janeiro.

A Ómicron é cada vez mais a variante predominante em diversos países. Segundo o ministro britânico dos Negócios Estrangeiros, Dominic Raab, ontem 104 pessoas foram internadas com esta variante e 12 morreram. Também nos Estados Unidos da América o número de contágios sobe, sendo que a Ómicron representa já 73% das novas infeções no país.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h02 - Boa noite! O acompanhamento AO MINUTO termina por aqui, mas será retomado na manhã de quarta-feira. Em caso de sintomas, isole-se, contacte as autoridades de saúde, e siga as recomendações dadas.  

23h59 - "Só por cima do meu cadáver é que recebo a vacina", afirmou Sarah Palin

Sarah Palin foi uma das convidadas para participar no AmericaFest 2021, um evento da direita conservadora norte-americana, que decorreu em Phoenix. A antiga governadora do Alasca e antiga candidata a vice-presidente dos Estados Unidos foi esclarecedora quanto à sua posição relativamente às vacinas contra a Covid-19.

“Só por cima do meu cadáver é que recebo a vacina”, disse Palin, perante a aclamação da multidão que assistiu ao evento.

A republicana, que testou positivo para a Covid-19 em março, afirmou ainda que o número de pessoas que recusam a vacina é superior ao número de vacinados, algo que é falso.

“Penso que se um número suficiente de pessoas como nós se erguer e disser ‘Não, já chega’, há mais de nós do que há deles”, declarou.

23h39 - Israel vacina maiores de 60 anos e profissionais de saúde com 4.ª dose

Passados quatro meses da administração da terceira dose da vacina contra a Covid-19, Israel vai iniciar o processo de vacinação da quarta dose em maiores de 60 anos e em profissionais de saúde, foi hoje revelado.

O primeiro-ministro Naftali Bennett felicitou a aprovação da medida, revelando que dará início à campanha de vacinação "de imediato", para enfrentar a quinta vaga da pandemia e a propagação da variante Ómicron no país.

23h06 - Muitos emigrantes portugueses passam Natal em Portugal e cumprem regras

O ministro dos Negócios Estrangeiros manifestou-se hoje convicto que muitos emigrantes portugueses vão passar o Natal em Portugal, sublinhando que estes estão a demonstrar responsabilidade e a cumprir as regras de prevenção da Covid-19.

22h45 - Mais 3.621 casos e 75 mortes no Brasil devido à Covid-19

Nas últimas 24 horas, o Brasil soma mais 3.621 casos e 75 mortes associadas à Covid-19, segundo os dados hoje divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). Em termos globais, o país contabiliza 22.219.477 contágios e 617.948 óbitos.

22h41 - Mais de 600 mil passageiros fiscalizados desde 1 de dezembro

Mais de 600.000 passageiros e 6.000 voos foram fiscalizados desde o início do mês, para tentar conter a Covid-19, indicou hoje o primeiro-ministro numa conferência de imprensa em que anunciou novas medidas contra a pandemia.

22h38 - Madeira regista 189 casos e passa a contabilizar 1.445 ativos

A Madeira registou 189 novos casos de infeção por SARS-CoV-2 e 97 recuperações nas últimas 24 horas, passando agora a contabilizar 1.445 situações ativas, indicou hoje a Direção Regional da Saúde (DRS).

20h59 - Alemanha anuncia novas restrições após o Natal devido a Ómicron

O chanceler alemão, Olaf Scholz, advertiu hoje que a variante Ómicron será dominante na Alemanha, pelo que foi decidido limitar os contactos, mesmo entre pessoas vacinadas, a partir de 28 de dezembro.

20h50 - Governo previne já efeitos da Ómicron para não ser forçado a "remediar"

O primeiro-ministro afirmou hoje que o Governo optou por reforçar as medidas de combate à pandemia da Covid-19 para prevenir já os efeitos da nova variante Ómicron, evitando ser forçado mais tarde a remediar.

20h22 - Reino Unido sem novas restrições, pelo menos antes do Natal

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, revelou hoje que não serão impostas mais medidas de combate à Covid-19 no país, pelo menos antes do Natal.

“Não consideramos que haja elementos suficientes que justifiquem medidas mais severas antes do Natal”, disse o responsável, num vídeo publicado na sua conta da rede social Twitter.

19h53 - "Setor dos bares e das discotecas continua a ser o saco de pancada"

O CDS-PP acusou hoje o Executivo de estar "a brincar" com a vida dos profissionais dos bares e das discotecas e de voltar a fazer deste setor "o bode expiatório" da pandemia.

"O setor dos bares e das discotecas continua a ser o saco de pancada deste Governo e o bode expiatório desta pandemia", afirmou. "O Governo parece que está a brincar com a vida dos profissionais destes setores porque a quatro dias dos eventos diz que eles afinal não podem acontecer". 

19h49 - Restrições não podem ser "resposta automática" a cada agravamento

O PCP defendeu hoje que o Governo voltou a optar por "soluções restritivas com fortes prejuízos" e que esta "não pode ser a resposta automática" cada vez que há um agravamento da situação epidemiológica.

19h43 - Neemias Queta entra nos protocolos anti-Covid e fica em isolamento

Más notícias para Neemias Queta, que nos últimos dias se estreou pela primeira vez na NBA. O basquetebolista português dos Sacramento Kings entrou nos protocolos anti-Covid-19, anunciou Adrian Wojnarowski, da ESPN.

A entrada de Neemias Queta nestes protocolos de saúde e segurança significa que o luso terá testado positivo ao novo coronavírus ou teve um contacto de risco.

19h40 - PAN pede apoios para bares e discotecas e apela à responsabilidade

O PAN pediu hoje apoios para as famílias e o setor dos bares e discotecas, que vão voltar a encerrar devido à pandemia de Covid-19, e apelou aos portugueses que "sejam responsáveis" e se testem.

19h31 - Cabo Verde com máximo de novos casos em 20 dias

Cabo Verde registou 22 infetados com o novo coronavírus responsável pela pandemia de Covid-19 nas últimas 24 horas, o registo diário mais elevado nos últimos 20 dias, segundo dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde.

19h12 - França contabiliza 72.832 casos e 229 mortes nas últimas 24 horas

Esta terça-feira, França registou mais 72.832 casos e 229 mortes nas últimas 24 horas, de acordo com os dados revelados pelas autoridades de saúde francesas. Desde o início da pandemia que o país totaliza 121.946 óbitos e 8.713.756 infeções associadas à Covid-19.

Segundo o porta-voz do governo francês, Gabriel Attal, a Ómicron é responsável por 20% dos casos registados no país.

19h04 - IL critica Governo e diz que "parar vida de todos não é gerir pandemia"

A Iniciativa Liberal (IL) acusou hoje o Governo de incompetência após o anúncio de novas restrições devido ao aumento de casos de Covid-19, considerando que "parar a vida de todos não é gerir a pandemia".

18h46 - Medidas anunciadas pelo Governo

O Governo partilhou nas redes sociais as novas medidas restritivas reveladas hoje. 

18h42 - Itália soma mais 30.798 casos e 153 mortes de Covid-19

Nas últimas 24 horas, Itália contabilizou mais 30.798 e 153 mortes associadas à Covid-19. Desde 21 de novembro de 2020 que o país não registava um número de casos tão elevado, dia em que foram diagnosticadas 34.767 pessoas.

Desde o início da pandemia Itália soma 5.436.143 casos de infeção e 135.931 óbitos.

18h40 - Costa frisa que campanhas não podem ser limitadas e espera bom senso

O primeiro-ministro salientou hoje que, mesmo em Estado de Emergência, a Constituição determina que as atividades partidárias não podem ser limitadas, mas espera bom senso dos partidos na campanha eleitoral, tendo em conta a pandemia da Covid-19.

"Confio que todos os partidos terão o bom senso de ajustar as suas campanhas eleitorais a esta realidade", reforçou António Costa. 

18h38 - Centros de vacinação encerrados no Natal e Ano Novo

Os Centros de Vacinação contra a Covid-19 estarão encerrados no período de Natal e de Ano Novo, segundo as informações hoje reveladas pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Assim, a vacinação fica em pausa entre os próximos dias 24 e 26, assim como entre os dias 31 de dezembro e 1 de janeiro. 

18h31 - Teletrabalho obrigatório a partir de dia 25 de dezembro

O Governo decidiu antecipar o período durante o qual o teletrabalho é obrigatório, determinando que este regime vigora a partir das 00h00 do dia 25 de dezembro, anunciou hoje o primeiro-ministro.

18h28 - Governo comunicou a Marcelo e informou partidos sobre as novas medidas

O primeiro-ministro afirmou hoje que falou com o Presidente da República e que o Governo procedeu à informação e audição de todos os partidos representados no Parlamento sobre as novas medidas de combate à pandemia da Covid-19.

18h26 - Encerramento de creches e ATL antecipado para dia 25 de dezembro

O encerramento de creches e ateliês de tempos livres (ATL), que estava previsto para a "semana de contenção" entre 3 e 9 de janeiro, foi antecipado para o dia 25 de dezembro, anunciou hoje o primeiro-ministro.

18h24 - Três mortos, 11 recuperados e 10 infetados em lar de Torres Vedras

Um surto de Covid-19 detetado num lar da Ponte do Rol, no concelho de Torres Vedras e anunciado na sexta-feira, regista hoje mais uma morte, elevando-se para um total de três, 11 recuperados e 10 casos de infeção ativos.

17h47 - Discotecas e bares encerrados a partir de sábado no Continente

O encerramento de discotecas e bares com espaço de dança que o Governo definiu para o território continental na primeira semana de janeiro vai ser antecipado para o dia 25, sábado, determinou hoje o Executivo.

17h45 - Governo proíbe mais de 10 pessoas na via pública na passagem de ano

Os ajuntamentos na via pública de mais de 10 pessoas são proibidos na passagem de ano, uma medida anunciada hoje pelo Governo para combater a propagação da Covid-19.

17h39 - Governo faz ponto da situação no dia 5 de janeiro

O Governo vai fazer o ponto de situação da pandemia a 5 de janeiro, revelou António Costa, que não se quis comprometer com o relaxamento das medidas. "É uma questão de ser realista e ver se podemos relaxar as medidas ou se temos de ter medidas mais intensas", salientou. "Isto não acabou", concluiu o primeiro-ministro. 

17h24 - Apelos do primeiro-ministro à celebração do Natal

António Costa pediu aos portugueses para procurarem "evitar uma celebração natalícia com muitas pessoas". "À mesa da Consoada não há só afetos e não há vírus", advertiu o primeiro-ministro, sublinhando a importância do arejamento de espaços fechados

António Costa apelou ainda que todos os portugueses se testem antes de se juntarem no Natal, "pelo menos" com autoteste, ou mesmo com o teste antigénio e PCR antes dos encontros familiares.

17h10 - Governo antecipa medidas restritivas e implementa mais uma semana de contenção

Entre as novas medidas anunciadas hoje por António Costa, constam o reforço do incentivo à testagem massiva, aumentando de quatro para seis o número de testes gratuitos por pessoa.

Face à atual situação, o Governo decidiu antecipar as medidas restritivas previstas para o início do ano, implementando mais uma semana de contenção que tem início a partir da meia-noite de dia 25 de dezembro. A partir deste período será obrigatório apresentar teste negativo para entrar em estabelecimentos turísticos e frequentar casamentos ou batizados. 

Também vai passar a ser obrigatório apresentar teste negativo para entrar nos recintos desportivos, "independentemente da taxa de ocupação do recinto desportivo".

"Este ainda não é o novo Natal normal nas nossas vidas", frisou António Costa. 

17h04 - Começou o briefing após o Conselho de Ministros extraordinário

O primeiro-ministro António Costa já fala ao país após o Conselho de Ministros extraordinário desta terça-feira para a adoção de medidas de combate e prevenção da pandemia da Covid-19.. Pode acompanhar aqui

17h01 - Mais de 90 mil novos casos de Covid-19 e mais 172 mortes no Reino Unido

O Reino Unido registou 90.629 novos contágios e mais 172 óbitos causados pela Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo os dados divulgados esta terça-feira pelo Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico. Em termos acumulados, o Reino Unido contabiliza 11.542.143 infeções e 147.433 vítimas mortais. 

A incidência acumulada situa-se em 777,6 casos por 100 mil habitantes. 

16h25 - DGS prepara-se para recomendar a terceira dose a pessoas com menos de 50 anos

A Direção-Geral da Saúde (DGS) deve recomendar em breve a administração da terceira dose da vacina contra a Covid-19 a pessoas com menos de 50 anos, adianta a CNN Portugal. 

A DGS aguarda nesta altura pelo parecer da Comissão Técnica de Vacinação, que vai reunir-se esta quinta-feira. Este será um dos assuntos abordados. 

16h16 - Boris Johnson pode anunciar reforço das restrições

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, pode anunciar no espaço de 48 horas o reforço das medidas restritivas em Inglaterra para reduzir o ritmo da propagação da variante Ómicron, de acordo com o The Sun. 

Boris Johnson estará a ponderar limitar os restaurantes e os pubs apenas ao serviço para fora. 

16h00 - Hospitais da região Centro registam menos doentes

Os hospitais da região contabilizavam 258 pessoas internadas com covid-19 na segunda-feira, menos 16 do que no domingo, informou hoje a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).

15h52 - Portugal soma mais 5.754 casos e 16 mortes nas últimas 24 horas

Portugal soma esta terça-feira mais  5.754 casos e 16 mortes por Covid-19, segundo o mais recente boletim da Direção-Geral da Saúde. 

Os casos ativos desceram significativamente no último dia para 72.887 (menos 813). 

Em relação aos internamentos, registou-se uma descida, com menos 39 camas ocupadas em enfermaria, mas mais um doente em unidade de cuidados intensivos. No total falamos de 904 pessoas internadas e 153 em UCI. 

15h47 - Guiné-Bissau exonera Magda Robalo do cargo de Alta-Comissária para a Covid-19

"É a senhora Magda Robalo Correia e Silva exonerada da função de Alta-Comissária para a Luta contra a Covid-19, para a qual havia sido nomeada por decreto presidencial", refere a Presidência guineense, em nota à imprensa, sem avançar o motivo da exoneração.

15h45 - Escócia poderá ter novas restrições a partir de dia 27

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, reunirá esta tarde com o seu gabinete para debater medidas adicionais necessárias para conter a propagação da Ómicron. Sturgeon confirmou que nenhuma limitação extra será aplicada aos escoceses nas celebrações do dia de Natal, mas deixou em aberto a possibilidade de se aplicar medidas mais restritivas a partir de dia 27, avança The Herald.

15h40 - Ómicron dominante na Dinamarca e infeções diárias a atingir novo recorde

As infeções diárias por coronavírus na Dinamarca atingiram hoje um novo recorde, impulsionado pela Ómicron, que agora é a variante predominante no país nórdico, disse o ministro da Saúde, Magnus Heunicke.

15h33 - EUA identificam primeira morte no país causada pela Ómicron

As autoridades de saúde norte-americanas anunciaram o que se crê ser a primeira morte no país de uma pessoa infetada com a variante Ómicron. A vítima será um homem de 50 anos, do Texas, que não estava vacinado e seria um doente de risco.

15h25 - Estudos mostram que 80% dos africanos querem ser vacinados

Estudos concluem que cerca de 80% dos africanos querem ser vacinados contra a covid-19, o que mostra que a hesitação vacinal não é a causa das baixas taxas de vacinação no continente, avisou o diretor do África CDC.

15h13 - Câmara da Guarda não autoriza realização de Madeiros de Natal

A Câmara Municipal da Guarda não autoriza a realização dos tradicionais Madeiros de Natal devido à evolução da situação pandémica no país e no concelho, disse hoje o seu presidente.

15h07 - Pelo menos 30 deputados isolados em Espanha

Estão, pelo menos, três dezenas de deputados espanhóis de vários grupos parlamentares isolados depois de terem testado positivo à Covid-19 ou terem tido contacto próximo com alguém infetado nos últimos dias.

15h00 - Instáveis e em alerta. O impacto da Covid na saúde mental dos portugueses

Apesar de sentirem que o pior da pandemia já passou, um em cada cinco portugueses sente-se psicologicamente instável, revela um estudo da Boston Consulting Group (BCG).

14h47 - Patronato moçambicano satisfeito com manutenção de medidas

A Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), maior agremiação empresarial do país, considerou hoje que a manutenção das restrições impostas no âmbito do combate à covid-19 vai assegurar o equilíbrio entre a saúde e a economia.

14h40 - EUA anunciam reforço de 580 milhões de dólares em ajuda internacional

Os Estados Unidos anunciaram hoje que vão dar 580 milhões de dólares (cerca de 510 milhões de euros) em ajuda adicional a organizações internacionais para lutar contra a covid-19, perante a disseminação da variante Ómicron.

14h30 - Ómicron já é responsável por 46,9% dos casos de Covid em Portugal

A variante Ómicron é já responsável por 46,9% dos casos de Covid-19 em Portugal tendo, desde dia 6 de dezembro, registado um "crescimento exponencial", segundo detalha o relatório do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

14h15 - Certificado passa a ser válido por 270 dias e inclui vacina de reforço

O Certificado Digital Covid-19 da União Europeia (UE) passa, desde hoje, a ter uma validade de 270 dias para efeitos de viagem no espaço comunitário e a incluir informação sobre doses de reforço das vacinas, anunciou hoje Bruxelas.

14h04 - EMA diz que ainda é cedo para saber se é necessário adaptar vacinas

A diretora da Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) afirmou hoje que ainda é cedo para saber se é necessário adaptar as atuais vacinas contra a covid-19 à Ómicron, ou outras variantes que surjam.

13h50 - Número de infetados com variante Ómicron na Madeira é indeterminado

O número de infetados com a variante Ómicron do vírus que provoca a covid-19 na Madeira é indeterminado, admitiu hoje o secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, que apela ao cumprimento das medidas de contenção adotadas pelo executivo.

13h40 - Infeção por Covid reduz qualidade do esperma por até três meses

Homens infetados com o novo coronavírus SARS-CoV-2 podem sofrer uma redução da qualidade espermática por até três meses, sugere um novo estudo citado pela Sky News. 

13h26 - Matemático Carlos Antunes diz ser prudente antecipar medidas

O matemático Carlos Antunes considerou hoje "prudente e aconselhável" antecipar as medidas de contenção para evitar chegar aos 6.000/7.000 casos diários de covid-19, o que levaria a atingir as 250 camas em cuidados intensivos.

13h18 - Epidemiologistas espanhóis defendem medidas urgentes para reduzir casos

A Sociedade Espanhola de Epidemiologia (SEE) alertou hoje para a necessidade de serem adotadas "medidas urgentes" para reduzir o impacto das sucessivas vagas de covid-19 e exortou a população "a não baixar a guarda".

13h07 - Mais um na Serie A: Insigne testa positivo à Covid-19

O Napoli comunicou nesta terça-feira que Lorenzo Insigne está infetado com Covid-19. O capitão da equipa apresentava sintomas de gripe quando foi submetido a um teste de despiste. A infeção acabou por ser confirmada.

12h55 - Macron pede mobilização dos franceses contra as teorias da conspiração

O Presidente francês, Emmanuel Macron, pediu hoje aos franceses que se mobilizem contra a "conspiração do raciocínio iluminado", a que contrapôs o conhecimento científico, salientando que nunca foi tão necessário como para lidar com a covid-19.

12h34 - Açores com 60 novos casos e 449 infeções ativas

Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 60 novos casos positivos de covid-19 e contam hoje com 449 infeções ativas nas ilhas de São Miguel, Terceira, Santa Maria, Graciosa, Faial, Flores e Pico, informou a Autoridade de Saúde.

12h21 - Solverde cancela espetáculos de Ano Novo nos casinos de Espinho e Chaves

O grupo Solverde anunciou, esta terça-feira, o cancelamento dos espetáculos de Ano Novo que estavam previstos para os casinos de Espinho e de Chaves, no seguimento das recomendações da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte).

12h13 - O Serviço Nacional de Saúde alerta para que se arejem os espaços

O Serviço Nacional de Saúde deixa mais uma recomendação no combate à Covid-19, relembrando a importância de abrir as janelas e arejar os espaços sempre que possível.

12h01 - Joe Biden pretende disponibilizar 500 milhões de autotestes gratuitos para combater o Ómicron

O presidente dos Estados Unidos da América planeia aumentar o suporte nos hospitais, disponibilizar 500 milhões de autotestes gratuitos à Covid-19 e investir nas vacinas, de forma a reduzir os riscos da variante Ómicron.

11h43 - Corrida aos autotestes? Distribuidores garantem que vem aí um reforço

O diretor-geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), Gonçalo Lobo Xavier, garantiu, esta terça-feira, que foi feito um esforço para que não faltem autotestes e adiantou que, ao longo das próximas duas semanas, serão disponibilizados dois milhões de testes rápidos nas prateleiras.

11h18 - Discotecas vão encerrar a 26 de dezembro

O encerramento das discotecas será uma das medidas discutidas esta terça-feira no Conselho de Ministros e a RTP avança que acontecerá já no dia 26 de dezembro, depois das celebrações de Natal. Os espaços de diversão noturna estarão encerrados pelo menos até dia 9 de janeiro.

11h02 - Cidade da China testa milhões de pessoas enquanto contágios aumentam

A cidade chinesa de Xi'an começou hoje a testar milhões de residentes para a Covid-19, depois de serem detetados mais de 40 novos casos, o que levantou preocupações sobre possível transmissão ampla antes de uma temporada em que aumentam as viagens, informa o Channel News Asia.

10h53 - Premier League teve 90 casos positivos de Covid-19 em... uma semana

A Premier League já fez o levantamento da situação pandémica dentro da competição e disponibilizou os números: 90 jogadores e staff testaram positivo à Covid-19 no espaço de uma semana.

10h26 - Castelo Branco instala posto de testagem gratuita no centro da cidade

A Câmara de Castelo Branco vai instalar, a partir de quarta-feira, um centro para realização gratuita de testes rápidos de antigénio à covid-19, no centro cívico da cidade, anunciou hoje o município.

10h10 - Conselho de Ministros reúne hoje para adotar novas medidas de combate e prevenção da pandemia

O Conselho de Ministros terá hoje reunião extraordinária para debater a adoção de novas medidas de combate e prevenção da pandemia de Covid-19, que serão depois apresentadas pelo chefe do executivo, António Costa.

9h53 - Reino Unido: Conselho de ministros afasta novas restrições

Boris Johnson afirmou na noite passada no Conselho de Ministros que é necessário “reservar a possibilidade” de serem colocadas mais restrições no Reino Unido para controlar a disseminação da Ómicron. No entanto, admitiu que os dados não são claros o suficiente para justificar uma ação de imediato.

9h40 - Alemanha com mais 23.428 casos e 462 mortes. RKI faz soar alarmes

Trata-se de um aumento significativo, sobretudo em relação a óbitos, em comparação com dia anterior, dia em que se registaram 119 vítimas mortais.

9h30 - Trump vaiado em programa ao vivo por revelar toma da dose de reforço

O ex-presidente Donald Trump esteve ontem presente no Bill O’Reilly Show, em Dallas, onde disse já ter tomado a dose de reforço contra a Covid-19, o que provocou uma reação por parte do público.

9h02 - Índia regista 200 casos da variante Ómicron

De acordo com a Outlook India, as infeções foram detetadas em Maharashtra, Delhi, Telangana, Kerala, Karnataka, Rajasthan e Gujarat. Os casos ativos de Covid-19 no país estão a diminuir, registando-se hoje 79.097 - o menor número em 574 dias, segundo os dados do Ministério da Saúde da União.

8h40 - Tailândia restabelece quarentena obrigatória de Covid para turistas

A partir de hoje, a Tailândia restabelece a quarentena obrigatória de Covid para visitantes estrangeiros devido a preocupações com a disseminação da variante Ómicron, avança a Reuters. Turistas terão agora que fazer quarentena num hotel, num período que irá variar 7 a 10 dias.

8h18 - Diretor-geral da OMS afirma "Um evento cancelado é melhor do que viver menos”

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou ontem que as famílias ponderem relativamente aos ajuntamentos neste período festivo, informa o The Guardian. O Conselho de Ministros irá hoje reunir-se para posteriormente anunciar novas medidas de contenção.

7h53 - Ómicron: O novo sintoma (raro) que tem de ter em atenção

Os casos de infeção associados à estirpe Ómicron continuam a aumentar em Portugal e um pouco por todo o mundo. Após um estudo, os cientistas verificaram que apenas 50% das pessoas haviam experienciado os três sintomas clássicos, nomeadamente febre, tosse, ou perda de olfato ou paladar. A perda de apetite foi um dos sintomas incomuns registados na análise.

7h30 - Nova Zelândia atrasa reabertura sem quarentena devido à variante Ómicron

O Governo da Nova Zelândia disse hoje que vai adiar até ao final de fevereiro o plano de reabertura das fronteiras sem quarentena devido à rápida propagação da variante Ómicron noutros países.

7h22 - Ómicron é responsável por 73% das novas infeções nos EUA

A Ómicron é agora a versão dominante do coronavírus nos Estados Unidos, sendo responsável por 73% das novas infeções na semana passada, disseram as autoridades sanitárias federais na segunda-feira.

7h10 - Covid-19 reduziu significativamente a amamentação de bebés, alerta estudo

Estudo revela que as taxas de amamentação desceram de 41,79% para 28,09% no espaço de um mês, de 28,51 % a 18,06% em três meses e 15,66% a 10,38% em seis meses.

7h00 - Bom dia! Começa aqui mais um registo de atualização de informações sobre a pandemia da Covid-19. Para recordar o que de relevante aconteceu hoje consulte a peça de ontem aqui.

Leia Também: Portugal regista mais 18 mortes por Covid-19 e 2.752 novos casos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório