Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Castelo Branco instala posto de testagem gratuita no centro da cidade

A Câmara de Castelo Branco vai instalar, a partir de quarta-feira, um centro para realização gratuita de testes rápidos de antigénio à covid-19, no centro cívico da cidade, anunciou hoje o município.

Castelo Branco instala posto de testagem gratuita no centro da cidade
Notícias ao Minuto

10:14 - 21/12/21 por Lusa

País Covid-19

O centro de testagem à covid-19 vai ficar instalado no centro cívico de Castelo Branco, nas instalações do antigo restaurante Domvs, e entra em funcionamento na quarta-feira, às 11:30.

A iniciativa resulta de uma parceria entre o município e a Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) e irá funcionar nos dias úteis, entre as 10:00 e as 13:00 e no período da tarde, entre as 14:00 e as 18:00.

"As farmácias estão a realizar testes rápidos, mas temos sido abordados por cidadãos e empresas da área da restauração no sentido de melhorar a rede de locais de testagem. Em conjunto com a ULSCB vamos avançar com o centro de testagem, visto que as farmácias estão com alguma dificuldade em dar resposta a estas situações", refere o presidente do município, Leopoldo Rodrigues.

O autarca realça que o objetivo não é substituir-se a ninguém, mas apenas ajudar a melhorar a resposta à solicitação de testes.

O centro de testagem vai estar aberto nos dias úteis e encerra aos fins de semana e feriados, sendo que irá estar a funcionar até depois da passagem de ano.

Já o presidente do conselho de administração da ULSCB, José Nunes, destaca a importância desta iniciativa e sublinha que se trata de "mais um complemento ao reforço da despistagem" de eventuais casos de covid-19 nos cidadãos albicastrenses.

"Vamos reforçar a realização do número de testes. Vais ser uma ação muito positiva a realizar em Castelo Branco", conclui.

A ULSCB vai disponibilizar enfermeiros e técnicos de patologia clínica para o centro, sendo que a autarquia irá disponibilizar as instalações e apoio logístico e administrativo.

A covid-19 provocou mais de 5,35 milhões de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.796 pessoas e foram contabilizados 1.227.854 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Uma nova variante, a Ómicron, classificada como preocupante pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de novembro, foram notificadas infeções em pelo menos 89 países de todos os continentes, incluindo Portugal.

Leia Também: AO MINUTO: Conselho de Ministros reúne hoje; Alemanha com "risco elevado"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório