Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

Corrida aos autotestes? Distribuidores garantem que vem aí um reforço

APED garante que serão disponibilizados dois milhões de testes rápidos até ao início de janeiro, numa altura em que estão a ser vendidos, em média, mais de meio milhão de autotestes por semana

Corrida aos autotestes? Distribuidores garantem que vem aí um reforço
Notícias ao Minuto

09:55 - 21/12/21 por Notícias ao Minuto

Economia APED

O diretor-geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), Gonçalo Lobo Xavier, garantiu, esta terça-feira, que foi feito um esforço para que não faltem autotestes e adiantou que, ao longo das próximas duas semanas, serão disponibilizados dois milhões de testes rápidos nas prateleiras.

"A grande preocupação é assegurar que nos próximos dias vamos continuar a receber [autotestes]. Fizemos uma ronda pelos nossos associados e estamos em condições de avançar que até ao dia 3 de janeiro, nas próximas duas semanas, vamos receber cerca de dois milhões de autotestes para disponibilizar aos portugueses", disse Gonçalo Lobo Xavier, em declarações à SIC Notícias.

O diretor-geral da APED admite, contudo, que há locais que estão a limitar a venda de autotestes por cliente, após terem constatado que alguns indivíduos estariam a comprar "50 unidades" de uma só vez. 

"Fizemos um esforço muito grande para que não faltem autotestes, mas temos de assinalar que são cada vez mais os retalhistas que estão a limitar o número de autotestes vendidos por consumidor", referiu Gonçalo Lobo Xavier

"Tem havido uma corrida aos autotestes nos nossos associados do retalho alimentar e estamos a vender, em média, mais de meio milhão de autotestes por semana. Assinalamos [na reunião com o Infarmed] que temos recorrido a cerca de 12 distribuidores nacionais e estrangeiros", sendo que a maioria são estrangeiros. 

Numa altura em que vão surgindo queixas, por parte dos utentes, da falta de disponibilidade em muitas farmácias para testes à Covid-19 a tempo do Natal ou da passagem de ano, o Infarmed e as associações representativas do setor reuniram-se, na segunda-feira, para encontrar formas de aumentar a capacidade de testes de antigénio e garantir que ninguém fica sem resposta.

Leia Também: Mais vagas a tempo do Natal? Há mais farmácias a fazer testes à Covid-19

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório