Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

AO MINUTO: Omicron mais grave? Ainda não há indícios; Variante no Canadá

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19

AO MINUTO: Omicron mais grave? Ainda não há indícios; Variante no Canadá
Notícias ao Minuto

07:55 - 28/11/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Omicron. Assim se chama a nova variante da Covid-19, inicialmente detetada na África do Sul, e que está está novamente a deixar o mundo em alerta. Mais infeciosa e mais contagiosa, esta nova variante já chegou à Europa. Bélgica, AlemanhaItália Reino Unido já confirmaram os seus primeiros casos desta nova variante. E, em Portugal, até já Graça Freitas admitiu que há casos suspeitos a serem analisados na zona de Lisboa.

A preocupação com a propagação desta nova variante e possível nova vaga da pandemia já levou vários países a fecharem o seu espaço aéreo. Portugal já proibiu os voos oriundos de Moçambique, decretou a obrigatoriedade de apresentar teste negativo à chegada ao país e anunciou, este sábado, que vai acelerar o processo de vacinação, com o objetivo de inocular meio milhão de pessoas por semana.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo. 

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 - Boa noite! O acompanhamento AO MINUTO termina aqui, mas será retomado na manhã desta segunda-feira.

23h04 - Canadá confirma dois primeiros casos da variante Omicron

O Canadá confirmou hoje os dois primeiros casos da variante Ómicron do coronavírus que causa a covid-19, em pessoas que tinham viajado recentemente para a Nigéria. Ambas as pessoas estão em isolamento em Otava, capital do Canadá, e as autoridades sanitárias estão à procura de contactos próximos dos infetados, anunciou em comunicado o Governo da província de Ontário.

22h26 - Brasil reporta mais 92 mortes e 4.043 novos casos da Covid-19

O Brasil reportou, nas últimas 24 horas, mais 92 mortes e 4.043 novos casos relacionados com a Covid-19. Os dados foram revelados este domingo pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). No total, desde o início da pandemia, o país já contabilizou 614.278 óbitos e 22.080.906 infeções.

21h59 - OMS. Ainda não há indícios que Omicron provoque casos mais graves

A Organização Mundial de Saúde (OMS) disse hoje que ainda não há indícios de que a variante Omicron provoque casos mais graves de Covid-19 ou com sintomas diferentes das estirpes anteriores.

Embora a taxa de internamentos devido à Covid-19 tenha aumentado nos últimos dias na África do Sul, o país onde a nova variante foi detetada pela primeira vez, "isto pode ser o resultado de um aumento geral das pessoas infetadas, e não apenas de infeções específicas com a variante Omicron", refere um comunicado do grupo de peritos consultivo da OMS para a monitorização da evolução do coronavírus SARS-CoV-2.

21h41 - Milhares de pessoas protestam contra restrições na capital checa

Milhares de pessoas reuniram-se hoje na capital da República Checa, Praga, para protestar contra as medidas restritivas do Governo para fazer face a um recorde de infeções de Covid-19. Entre os manifestantes estavam membros e apoiantes de partidos e grupos políticos que não conseguiram ganhar quaisquer lugares parlamentares nas eleições de outubro.

21h08 - Madeira administrou 4.578 primeiras doses da vacina na última semana

A Madeira administrou, em cerca de uma semana, 14.461 vacinas contra a Covid-19, das quais 4.578 dizem respeito a primeiras doses, anunciou hoje o secretário regional da Saúde, Pedro Ramos. Este número diz respeito ao período entre 19 de novembro, data em que entraram em vigor as novas medidas restritivas para combater a Covid-19, e hoje.

20h53 - Isaltino Morais testa positivo para a Covid-19

Isaltino Morais, presidente da Câmara Municipal de Oeiras, testou positivo para a Covid-19. A informação foi revelada este domingo em comunicado publicado no site da autarquia. "A Câmara Municipal de Oeiras informa que o Presidente Isaltino Morais testou positivo para Covid-19, no dia 27 de novembro, e que se encontra em isolamento na sua casa, a ser acompanhado pelos serviços de saúde", é esclarecido. 

20h31 - Madeira regista hoje mais uma morte associada à doença e 72 novos casos

A Madeira registou hoje uma morte associada à covid-19, elevando para 101 o número de óbitos, e 72 novos casos de infeção, anunciou a Direção Regional da Saúde (DRS). O óbito diz respeito a um doente de 91 anos internado no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, com comorbilidades associadas, indica a DRS.

19h49 - Marcelo pede "serenidade, cabeça fria e bom senso" ao falar da Omicron

O Presidente da República pediu hoje "serenidade, cabeça fria e bom senso", ao pronunciar-se sobre a possibilidade de a mais recente variante do SARS-CoV-2 chegar a Portugal, e lembrou as medidas que vigorarão a partir de quarta-feira.

"Como disse o primeiro-ministro, não há até agora casos [da variante denominada 'Omicron] e, por um lado, vão entrar em vigor as medidas, portanto, serenidade, cabeça fria e bom senso é aquilo que se impõe", respondeu Marcelo Rebelo de Sousa, quando questionado sobre se estava preocupado com a evolução da pandemia por causa da nova estirpe.

19h39 - Foram dadas mais de 146 mil vacinas contra a Covid-19 este fim de semana

Foram administradas mais de 201 mil vacinas contra a Covid-19 e contra a gripe, nos centros de vacinação, durante o dia de sábado e até ao final da tarde deste domingo. Em comunicado enviado às redações, a Direção-Geral da Saúde dá conta de que foram dadas "mais de 146 mil doses de vacinas contra a Covid-19 e aproximadamente 55.100 vacinas contra a gripe ao longo dos últimos dois dias, segundo dados contabilizados até às 18h00 de hoje".

19h18 - OMS pede para que fronteiras se mantenham abertas
 
A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu hoje para que as fronteiras se mantenham abertas, numa altura em se multiplicam as restrições de viagens relativas aos países africanos devido à propagação da nova variante do coronavírus SARS-CoV-2. "A OMS está ao lado dos países africanos e pede para que as fronteiras continuem abertas", refere a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) em comunicado, apelando aos países para que adotem "uma abordagem científica" baseada na "avaliação dos riscos".

19h16 - DGS rejeita pronunciar-se sobre realização do Belenenses SAD-Benfica

A  Direção-Geral da Saúde emitiu, este domingo, um comunicado referindo que "a Autoridade de Saúde e a DGS não se pronunciam sobre a realização de jogos, quer sejam de futebol ou de outro desporto". Esta nota surge em sequência do encontro entre o Belenenses SAD e o Benfica que terminou aos 48 minutos, por os 'azuis' terem ficado sem o número mínimo de futebolistas, tendo começado apenas com nove, devido a um surto de Covid-19.

19h09 - África do Sul pede levantamento imediato de restrições de viagens
 
O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, apelou hoje ao levantamento "imediato e urgente" das restrições de viagens a partir da África Austral impostas por vários países, após a deteção de uma nova variante do SARS-CoV-2, argumentando que falta "justificação científica".

18h31 - ARSLVT lamenta constrangimentos com encerramento do centro de Odivelas
 
A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) lamentou hoje os constrangimentos provocados pelo "encerramento pontual" do centro de vacinação de Odivelas, garantindo que as pessoas com marcação para hoje já foram contactadas. "A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) lamenta os constrangimentos provocados aos utentes pelo encerramento pontual do Centro de Vacinação Covid-19 (CVC) de Odivelas este domingo", notou, em resposta à Lusa.

18h02 - "Estamos numa corrida contra o tempo" por causa da Omicron

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse hoje em Riga que está em curso uma "corrida contra o tempo" para analisar a nova variante Ómicron do coronavírus SARS-CoV-2 e entender se as vacinas devem ser adaptadas. "Sabemos que agora estamos numa corrida contra o tempo", disse Von der Leyen, apelando a todos para que adotem precauções a fim de dar aos cientistas tempo para analisar a nova variantes.

17h49 - Itália regista 12.932 novos casos de Covid-19 e 47 mortes

Itália registou, este domingo, mais 12.932 casos de Covid-19 e 47 mortes. Estes números trazem consigo alguns esclarecimentos. No que aos casos diz respeito a região de Abruzzo informa que os dados ​​podem ser parciais e incompletos devido a uma avaria temporária e inesperada ontem. Já a região de Emilia Romagna relata que 2 casos, positivos para teste de antigénio, não foram confirmados por teste molecular e foram eliminados, o mesmo aconteceu a três na região de Friuli Venezia Giulia.

17h42 - Nova variante? "É uma preocupação para o mundo inteiro"

O primeiro-ministro, António Costa, reconheceu hoje que a variante Ómicron do novo coronavírus preocupa "o mundo inteiro" e indicou que ainda não foi detetada em Portugal, mas se for serão tomadas "as medidas adequadas".

António Costa declarou que, para tentar conter essa variante, "a União Europeia adotou um conjunto de medidas para restrição de viagens de um conjunto de países" e, em Portugal, a partir da próxima semana, "passa a ser obrigatória a testagem em todos os voos provenientes de onde quer que seja".

17h15 - Reino Unido soma mais de 37 mil casos e 51 mortes em 24 horas

Nas últimas 24 horas, o Reino Unido reportou mais 37.681 casos da Covid-19 e mais 51 mortes, segundo os dados mais recentes emitidos pelas autoridades de saúde. Estes números são mais baixos do que aqueles registados no sábado - 39.567 contágios e 131 vítimas mortais. No total, o país já registou 10.146.915 infetados e 144.775 óbitos.

16h39 - Há uma terceira pessoa infetada com a variante Omicron no Reino Unido

Uma terceira pessoa foi identificada como estando infetada com a variante do coronavírus Omicron no Reino Unido, segundo revelaram as autoridades de saúde. A pessoa infetada, já não está no país, mas testou positivo depois de viajar para a Grã-Bretanha e "está ligado a ter viajado para o sul de África".

16h09 - Marrocos suspende chegada de voos de todo o mundo devido a Omicron

Marrocos vai suspender as viagens aéreas vindas de todo o mundo a partir de segunda-feira e durante duas semanas devido à rápida disseminação da nova variante Omicron, anunciou o Ministério das Relações Exteriores, este domingo.

O ministério recorreu ao Twitter para dar conta de que a decisão foi tomada para “preservar as conquistas alcançadas por Marrocos na luta contra a pandemia e proteger a saúde dos cidadãos”, tendo em conta a rápida disseminação da Omicron na África e na Europa.

15h55 - Concentrar vacinação num grande centro em Lisboa é um "erro"

Os vereadores do PS na Câmara de Lisboa classificaram hoje como um "erro" concentrar a vacinação contra a Covid-19 num grande centro no Parque das Nações e encerrar quase todos os restantes, exceto um, pedindo a reversão da medida. 

Os eleitos socialistas contestaram assim a decisão anunciada na sexta-feira pela autarquia lisboeta e que vai permitir a abertura, segundo o presidente da Câmara, o social-democrata Carlos Moedas, do "maior centro de vacinação do país" na Feira Internacional de Lisboa (FIL), na zona oriental da cidade.

15h26 - Suíços aprovam em referendo lei que impõe 'passaporte Covid'

Os suíços aprovaram hoje em referendo a lei que permite ao Governo impor o chamado "passaporte Covid" aos cidadãos que pretendam utilizar determinados serviços ou aceder a determinados locais. Estes locais podem ser, por exemplo, restaurantes, cinemas, missas, e espaços de espetáculos ou eventos desportivos com mais de mil pessoas.

O "sim" à "lei Covid" teve o apoio de 61% dos votantes, os quais não se deixaram convencer pela agressiva campanha organizada pelos opositores à norma legal de imposição do documento que prova que uma pessoa está completamente imunizada contra a Covid-19, seja porque recebeu as doses necessárias de uma vacina ou porque tem um teste negativo.

15h08 - Dinamarca confirma os dois primeiros casos da variante Ómicron

As autoridades de saúde dinamarquesas confirmaram hoje os primeiros casos de infetados com a variante Ómicron do novo coronavírus, em dois viajantes oriundos da África do Sul. "Terminámos a sequenciação dos testes de PCR de dois viajantes e podemos confirmar que se trata de dois casos da variante Ómicron. Era previsível. A nossa estratégia é continuar com a intensa vigilância de contágios", informou, em comunicado, o instituto estatal de saúde dinamarquês Serum.  

14h44 - Açores registam 22 casos nas últimas 24 horas

A Autoridade Regional de Saúde dos Açores diagnosticou nas últimas 24 horas 22 casos de Covid-19, sendo 20 em São Miguel, um na Terceira e um no Faial, resultantes de 822 testes realizados.

14h41 - Pandemia já matou pelo menos 5.193.392 pessoas em todo o mundo

A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 5.193.392 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, no final de 2019, segundo o balanço diário de hoje da agência France-Presse (AFP).

14h15 - Portugal soma mais 12 mortes e 2.897 novos casos de Covid-19

Portugal registou, nas últimas horas, mais 12 mortes e 2.897 novos casos relacionados com a Covid-19. Os dados constam no mais recente relatório epidemiológico revelado, este domingo, pela Direção-Geral da Saúde. Desde o início da pandemia, Portugal regista um total de 1.142.707 casos confirmados e 18.417 óbitos

Nas últimas 24 horas, mais 857 pessoas recuperaram da doença. Portugal regista agora mais 2.028 casos ativos do que ontem, contando com um total de 53.717 doentes que venceram o vírus.

Estão, neste momento, 764 pessoas internadas em unidades hospitalares, mais 56 que do que ontem, sendo que destas, 104 estão em unidades de Cuidados Intensivos (UCI), as mesmas que ontem.

13h56 -  Epidemiologista diz que variante Omicron não terá grande impacto na China

O epidemiologista chinês Zhang Wenhong descartou hoje a possibilidade da variante Omicron ter um impacto significativo no país, mas continuou a defender uma política de "tolerância zero" com o vírus.

13h30 - Países Baixos detetam 13 casos de nova variante

As autoridades de saúde dos Países Baixos confirmaram hoje a presença de pelo menos 13 casos da nova variante Omicron do coronavírus entre os 61 passageiros que acusaram positivo na sexta-feira, após aterrarem no aeroporto Schiphol, de Amesterdão.

13h05 - TAAG suspende ligações a África do Sul, Moçambique e Namíbia

A companhia aérea angolana TAAG suspendeu hoje as suas ligações aéreas com Moçambique, Namíbia e Africa do Sul, prometendo fazer regressar os passageiros que se encontram nestes países o mais breve possível.

A suspensão de voos surge na sequência das medidas dotadas pela Comissão Multissetorial de Prevenção e Combate à Covid 19, que suspendeu as ligações aéreas de passageiros provenientes da África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia, Moçambique e Zimbabué, para tentar conter a propagação da nova variante do coronavírus, conhecida como Omicron.

12h03 - Suíça deverá aprovar obrigatoriedade do certificado de vacinação

A Suíça deverá aprovar hoje, em referendo, a denominada 'lei covid', que reforça as medidas de combate à pandemia, como a obrigatoriedade de apresentação do certificado de vacinação, segundo as primeiras estimativas do instituto gfs.bern.

11h30 - Alemães aconselhados a reduzir contatos para evitar mais restrições

O presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, apelou hoje à população para que reduza os contactos, de modo a evitar mais medidas de restrição.

"Vamos respeitar as regras, vamos mais uma vez reduzir os nossos contactos. Façamo-lo para que as escolas e jardins de infância não voltem a fechar, para que não tenhamos de parar completamente a vida pública de novo. Acima de tudo, vamos fazê-lo para salvar vidas", escreveu num artigo de opinião no jornal Bild.

11h04 - Indonésia proíbe entrada de estrangeiros que estiveram em África

A Indonésia anunciou hoje que proibirá a partir de segunda-feira a entrada de estrangeiros que tenham visitado nas últimas duas semanas oito países africanos, para prevenir a expansão da nova variante Omicron da Covid-19, considerada preocupante pela OMS.

10h49 - Apoios especiais na educação garantidos durante suspensão presencial

Os apoios terapêuticos prestados nos estabelecimentos de educação especial podem continuar a ser assegurados entre 2 e 9 de janeiro, período em que estarão suspensas as atividades presenciais nas escolas, determina a legislação publicada em Diário da República.

10h24 - Dinamarca identifica dois possíveis casos da variante Omicron

As autoridades de saúde da Dinamarca anunciaram que detetaram dois possíveis novos casos de Covid-19 da variante Omicron. Estes dois casos pertencem a viajantes que chegaram ao país oriundos da África do Sul.

"As duas pessoas que foram infetadas estiveram na África do Sul e estão agora isoladas. As autoridades estão em vias de localizar uma terceira ligação a estes dois casos. As autoridades estão a trabalhar arduamente para alertar todos os que estiveram no mesmo avião", anunciou o ministro da Saúde dinamarquês, Magnus Heunicke.

10h21 - Pessoas foram convocadas mas centro de vacinação em Odivelas está fechado

O Centro de Vacinação de Odivelas está fechado este domingo. Contudo, centenas de pessoas receberam uma convocatória para serem vacinadas com a terceira dose das vacinas contra a Covid-19 e encontram-se, neste momento, à porta do Pavilhão Multiusos de Odivelas, segundo a SIC Notícias. 

10h12 - Pandemia empurrou imigrantes para fora de Portugal, mas muitos regressam

A pandemia provocada pela Covid-19 levou muitos imigrantes a abandonar Portugal por melhores trabalhos, mas o país continua a ser atrativo e procurado, tanto pelos que vêm pela primeira vez, como entre os que saíram e estão a regressar.

8h47 - Austrália deteta dois primeiros casos da variante Omicron

A Austrália confirmou hoje os seus dois primeiros casos da nova variante do coronavírus da Covid-19, Omicron, após análises aprofundadas ao vírus de dois passageiros provenientes da África Austral que tinham dado positivo à chegada a Sidney.

07h45 - Alemanha regista mais 44.401 casos e 104 mortos por Covid-19

A Alemanha registou, nas últimas 24 horas, mais 44.401 casos de Covid-19 e 104 vítimas mortais da doença.  Segundos os dados do Instituto Robert Koch, em termos acumulados, o país germânico soma 5.761.696 infetados e 100.883 óbitos, desde o início da pandemia.

07h43 - Liga diz que "não houve nenhum pedido formal" para adiar o jogo

O Belenenses SAD perdeu ontem frente ao Benfica depois de ter sido 'obrigado' a entrar em campo com apenas 9 jogadores, visto que o plantel e equipa técnico se viram afetados por um surto de Covid-19. O jogo tornou-se polémico com muitos a dizerem que se tratou de uma situação "vergonhosa".

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) adiantou hoje à agência Lusa que "não houve nenhum pedido formal" do Belenenses SAD a solicitar o adiamento do jogo com o Benfica, da 12.ª jornada da I Liga.

07h42 - Macau fecha fronteira a pessoas oriundas de oito países africanos
 
Macau interditou a partir de hoje a entrada no território a pessoas oriundas de oito países africanos, justificando a decisão com a ameaça da variante Omicron do novo coronavírus.

07h40 - Israel fecha fronteiras a estrangeiros devido à variante Omicron
 
Israel anunciou que vai voltar a fechar as suas fronteiras a todos os estrangeiros durante duas semanas para conter a propagação da variante Omicron da Covid-19, da qual já existe um primeiro caso no país.

07h36 - Quem entrar em Portugal sem teste negativo arrisca coima até 800 euros
 
O Governo fixou uma coima de 300 a 800 euros para quem entrar em território nacional por via terrestre, marítima e fluvial sem apresentar teste negativo à Covid-19, refere o diploma que altera as medidas no âmbito da pandemia. A medida entra em vigor a partir do dia 1 de dezembro.

07h34 - Diploma que altera medidas prolonga contratação de médicos aposentados
 
O Governo prolongou o regime excecional de contratação de médicos aposentados pelos serviços e estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde até 31 de dezembro de 2022, refere o decreto-lei que altera as medidas no âmbito da pandemia de Covid-19.

07h30 - Bom dia! Damos agora início ao acompanhamento sobre a evolução da Covid-19. Pode recordar os acontecimentos anteriores aqui.

Leia Também: Portugal bateu recorde diário ao administrar 90 mil doses de reforço

Recomendados para si

;
Campo obrigatório