Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Alemães aconselhados a reduzir contatos para evitar mais restrições

País enfrenta nova vaga e já identificou dois casos da variante Omicron.

Alemães aconselhados a reduzir contatos para evitar mais restrições
Notícias ao Minuto

10:41 - 28/11/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Covid-19

O presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, apelou hoje à população para que reduza os contactos, de modo a evitar mais medidas de restrição.

A indicação surge numa altura em que a incidência semanal tem vindo a aumentar diariamente, com o país a fazer frente a uma nova vaga pandémica.

Steinmeier referiu que o seu pedido visa não aumentar as restrições da vida pública.

"Vamos respeitar as regras, vamos mais uma vez reduzir os nossos contactos. Façamo-lo para que as escolas e jardins de infância não voltem a fechar, para que não tenhamos de parar completamente a vida pública de novo. Acima de tudo, vamos fazê-lo para salvar vidas", escreve num artigo de opinião no jornal Bild.

O pedido surge numa altura em que é hábito os alemães saírem à rua para usufruir dos vários mercados de Natal no país. Contudo, com a incidência a bater recordes diariamente e o país a ultrapassar as 100 mil mortes por Covid, é necessário ter precauções, advertem as autoridades.

Steinmeier pediu, também, à população para que se vacine e que receba a dose de reforço. 

"É sobre a nossa saúde e sobre a saúde dos outros. É sobre o futuro do nosso país", defendeu, acrescentando que a vacina é "o que protege contra o desenvolvimento grave, ou mesmo fatal, da doença" e admitindo que o número de pessoas que aceitaram ser vacinadas é "insuficiente". 

"Poderíamos estar muito mais longe! É uma conclusão amarga, mas necessária", lamentou, salientando que, nos dias de hoje, a situação "agrava-se dramaticamente de novo", em que cada vez mais pessoas lutam pela vida nas unidades de cuidados intensivos e que centenas perdem a luta todos os dias.

"Ainda pode haver dúvidas de que a pandemia seja sobre a vida ou a morte?", questionou.

A taxa de incidência acumulada continua a registar picos consecutivos na Alemanha desde o início deste mês, tendo hoje atingido 446,7 novas infeções por 100.000 habitantes em sete dias, em comparação com 372,7 na semana anterior e 130,2 no mês anterior. 

As autoridades de saúde relataram 44.401 novas infeções em 24 horas e 104 mortes de ou com covid-19, enquanto o número de casos ativos é de cerca de 837.200, segundo dados do Instituto Robert Koch (RKI) de virologia atualizados no sábado.

Por seu lado, também no sábado, o Ministério da Saúde da Baviera relatou dois casos confirmados da variante Ómicron em dois passageiros que chegaram ao aeroporto de Munique, procedentes da África do Sul, na passada quarta-feira.

O Ministro de Assuntos Sociais do estado federal de Hesse, Kai Klose, relatou outro caso suspeito, referindo-se a um passageiro que chegou em 21 deste mês ao aeroporto de Frankfurt, também vindo da África do Sul. Os resultados do sequenciamento completo devem ser conhecidos na segunda-feira. 

[Notícia atualizada às 11h26]

Leia Também: Alemanha regista mais 44.401 casos e 104 mortos por Covid-19

Recomendados para si

;
Campo obrigatório