Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Parlamento britânico 'aprova' Hamas como organização terrorista

O Parlamento britânico aprovou hoje a classificação do movimento islamita palestiniano Hamas como organização terrorista, pelo que os seus apoiantes no Reino Unido poderão ser condenados até 14 anos de prisão.

Parlamento britânico 'aprova' Hamas como organização terrorista
Notícias ao Minuto

17:47 - 26/11/21 por Lusa

Mundo Reino Unido

A decisão de hoje alinha o Reino Unido com os Estados Unidos, a Organização de Estados Americanos (OEA) e a União Europeia (UE), que já abrangem na designação o grupo na totalidade, incluindo a ala política.

Até agora, apenas o Ezzedine al-Qassam, braço armado do Hamas, era considerado uma organização terrorista pelas autoridades britânicas. 

A Autoridade Palestiniana, liderada pelo presidente Mahmud Abbas, da Fatah, governa zonas limitadas da Cisjordânia, mas não tem controlo sobre Gaza, onde o Hamas ocupou o poder em 2007, iniciando uma cisão entre fações palestinianas que dura até hoje.

A Faixa de Gaza é um enclave que está sob um bloqueio israelita há quase 15 anos e onde vivem cerca de dois milhões de habitantes, metade dos quais abaixo do limiar da pobreza.

O Hamas bombardeia regularmente com 'rockets' o território israelita e reivindica que "a resistência à ocupação, por todos os meios disponíveis, incluindo a luta armada, é um direito garantido pelo direito internacional aos povos ocupados".

Em agosto, o Hamas destacou-se ao felicitar, ao contrário da comunidade internacional, os talibãs por terem recuperado o controlo do Afeganistão, o que qualificou como uma "vitória" contra os Estados Unidos após duas décadas de guerra.

Leia Também: Tribunal da UE mantém Hamas na lista de organizações terroristas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório