Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Quase 22 milhões de casos no Brasil; Marrocos reforça medidas

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.

AO MINUTO: Quase 22 milhões de casos no Brasil; Marrocos reforça medidas
Notícias ao Minuto

08:20 - 13/11/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19:

"Os cenários têm de estar todos em aberto". Foi desta forma que Marta Temido abordou, esta sexta-feira, a possível  5.ª vaga de Covid-19 que assola o país, e a Europa em geral. Assumindo que "não deseja" voltar a falar sobre confinamentos, Marta Temido não excluiu a hipótese de ter de tomar novas medidas.

Para que isso não aconteça, voltou a reforçar a necessidade da toma da 3.ª dose da vacina contra a Covid e lembrou que "está tudo nas nossas mãos".

Portugal contabilizou, nas últimas 24 horas, três mortes e 1.751 novos casos.  Recorde-se que há previsões que indicam que na primeira quinzena de dezembro, é que possível que este valor atinja os 2 mil novos casos por dia.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19: 

00h08 - Boa noite! Este registo de acompanhamento da pandemia termina por aqui, mas será retomado na manhã de domingo. Já sabe, em caso de sintomas, mantenha-se isolado e contacte a Linha de Saúde 24 (808 24 24 24) e siga as recomendações. 

00h01 - China abate animais de estimação de pacientes com Covid-19

As autoridades chinesas estão a abater todos os animais de estimação dos pacientes com Covid-19, devido à “tolerância zero” adotada nos últimos dias no país, na sequência de uma nova vaga da doença.

22h41 - Brasil reporta mais 731 mortes e 14.642 novos casos de Covid-19

As autoridades de saúde brasileiras reportaram, este sábado, mais 731 mortes relacionadas com a Covid-19 e 14.642 novos casos da doença.

Assim sendo, de acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), o número de infeções neste que é um dos países mais afetados da pandemia chegou hoje aos  21.953.838 e o de vítimas mortais aos 611.222.

22h39 - Sete pessoas morreram após beber desinfetante em campo de quarentena

Sete pessoas morreram no Camboja, esta semana, depois de terem ingerido desinfetante num campo de quarentena contra a Covid-19. As vítimas cumpriam confinamento, depois de terem regressado de uma viagem à Tailândia, quando ocorreu o incidente.

21h21 - Feira do Livro de Cuba volta a realizar-se em 2022 após pausa devido à pandemia

A Feira Internacional do Livro de Cuba vai regressar ao seu espaço habitual, no Morro-Cabaña, em Havana, em fevereiro de 2022, após uma pausa devido à pandemia, e terá o México como país convidado, anunciou hoje a organização.

20h02 - Madeira registou mais uma morte e tem 30 novos casos

A Madeira registou hoje mais uma morte associada à Covid-19, num dia em que as autoridades de saúde da região identificaram mais 30 casos de infeção por SARS-CoV-2 e 373 situações ativas, foi hoje anunciado.

19h15 - Marrocos reforça restrições impostas aos viajantes de 84 países

O governo marroquino reforçou as restrições impostas aos viajantes provenientes de 84 países, entre os quais Portugal, devido ao aumento de casos de Covid-19 na Europa, foi hoje anunciado.

18h54 - Países Baixos voltam a confinar. Dos protestos ao Natal, eis o 1.º dia

Os Países Baixos voltaram a um confinamento parcial este sábado. Menos de 24 horas depois das novas medidas de restrição terem sido anunciadas pelo primeiro-ministro, Mark Rutte, houve várias manifestações por todo o país e nem o tradicional desfile de São Nicolau, na cidade de Maastrich, deixou de acontecer. Sem máscaras e distanciamento físico.

18h49 - Idosos da Amadora aproveitam 'casa aberta' para reforço da vacinação

De forma organizada, permitindo utentes com e sem marcação, o centro de vacinação Covid-19 na Amadora, no pavilhão Fórum Luís Camões, registou hoje grande afluência de idosos que aproveitaram a modalidade 'casa aberta' para maiores de 80 anos.

18h47 - França reporta 16 mortes. Há 1.202 pessoas nos Cuidados Intensivos

As autoridades de saúde francesas reportaram mais 16 mortes, este sábado, devido à Covid-19, elevando o total de vítimas mortais relacionadas com a doença no país para 134.121.

Já segundo as autoridades de saúde francesas, nas últimas 24 horas, foram reportados mais 14.646 novos casos da doença. No total, França já diagnosticou mais de 7,26 milhões de infeções por SARS-CoV-2.

17h52 - Alemanha mobiliza até 12 mil soldados para apoio logístico face a 4ª vaga

A Alemanha vai mobilizar até 12.000 soldados em clínicas e outras áreas sensíveis para prestar apoio logístico face à quarta vaga de Covid-19 que atinge o país, noticia hoje a comunicação social local.

16h48 - Mais 53 mortes e 8.544 novos casos em Itália nas últimas 24 horas

As autoridades de saúde italianas reportaram, este sábado, 53 mortes relacionadas com a Covid-19 e 8.544 novos casos da doença.

De acordo com o boletim epidemiológico de hoje, o país chega assim ao trágico número de 132.739 mortes provocadas pelo SARS-CoV-2 desde que este vírus chegou ao país, em fevereiro de 2020. Já o número de infeções diagnosticadas é de 4.852.496

16h28 - Reino Unido reporta 157 mortes em 24 horas e mais de 38 mil novos casos

O Reino Unido registou 157 mortes nas últimas 24 horas na sequência de infeções relacionadas com a Covid-19, elevando o total de vítimas mortais provocadas pela doença para 142.835.

De acordo com as autoridades de saúde britânicas, no mesmo período de tempo, 38.351 pessoas viram os seus testes terem resultado positivo para o SARS-CoV-2, elevando o total de diagnosticados com o vírus para 9.524.971.

16h23 - Cerca de 200 crianças a partir dos cinco anos vão ser vacinadas em Viena

Duas centenas de crianças, com idades entre os cinco e os 11 anos, em Viena de Áustria, vão começar a receber vacinas contra a Covid-19 na próxima semana, como parte de um projeto-piloto, noticiaram hoje os meios de comunicação social austríacos.

16h00 - A diretora-geral da Saúde afastou hoje o cenário de incumprimento da meta de vacinação dos idosos até ao Natal, com a terceira dose contra a covid-19, afirmando que "ainda falta mais de um mês".

"Nós não sabemos se não será cumprida, o nosso objetivo é que seja cumprida, ainda falta tempo para o Natal. Nós temos que pensar que todos os dias contam, portanto quem não veio no dia em que deveria ter vindo não faz mal, tem oportunidade de vir, tem 'casa aberta'", disse Graça Freitas.

15h59 - Não se esqueça: A modalidade «Casa Aberta» está aberta este fim de semana para pessoas com idade igual ou superior a 80 anos, de forma a acelerar o processo de vacinação contra a gripe e o reforço contra a COVID-19.

15h51 - Três leopardos morreram de Covid-19 num Zoo dos EUA. Três leopardos-das-neves morreram na sequência de complicações relacionadas com a Covid-19, esta semana, no Jardim Zoológico de Lincoln, no estado norte-americano do Nebraska.

15h35 - Depois de dois anos a viver em pandemia, a marca de supermercados Tesla lança uma mensagem sobre superação e sobre como encarar o Natal em pós-pandemia.

15h00 - Portugal contabilizou, nas últimas 24 horas, oito mortes e 1.816 novos casos de Covid-19, de acordo com o mais recente relatório epidemiológico, divulgado este sábado pela Direção-Geral da Saúde. Com este balanço, o país passa a acumular 1.106.005 contágios e 18.242 óbitos desde o início da pandemia. 

O boletim de hoje dá conta de um aumento do número de infetados internados. Estão, à data, hospitalizadas 424 pessoas (mais 13 do que no dia anterior). Destas,  69 estão internadas em Unidades de Cuidados Intensivos, mais quatro do que na véspera. 

13h44 - A pandemia da covid-19 na Madeira "está monitorizada" e têm sido detetados surtos nas escolas, aguardando a região a autorização europeia para vacinar as crianças entre os seis e os 12 anos, disse hoje o presidente do Governo Regional. A situação está toda monitorizada na Madeira", assegurou Miguel Albuquerque aos jornalistas, referindo que os mais afetados são crianças entre os seis e os 12 anos.

13h22 - Liga alerta clubes para manterem "altos níveis de cuidados e procedimentos". A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) reuniu com os departamentos médicos dos clubes da I e II Liga, alertando para a necessidade de se manterem "altos níveis de cuidados e procedimentos" devido à pandemia de covid-19.

13h10 - Casos nos Açores. A Autoridade Regional de Saúde diagnosticou, nas últimas 24 horas, nos Açores, 28 casos de covid-19, sendo 19 em São Miguel, cinco em São Jorge, dois no Pico, um na Terceira e um no Faial, resultantes de 1.060 testes.

12h45 - "Vacinar, vacinar, vacinar". Graça Freitas, por sua vez, defendeu que está a ser feito tudo "para atingir metas" da vacinação, reforçando os apelos para os residentes do país. "É importantíssimo", vincou, antecipando que o regime Casa Aberta deverá estar disponível noutros fins de semana. "O nosso apelo é para vacinar, vacinar, vacinar". "Temos vacinas, temos organização, temos logística, temos pessoal, temos pavilhões", assegurou, falando na adaptação dos meios. "Vamos a tempo de nos vacinar. O reforço da vacinação da covid-19 e a vacinação contra a gripe são mesmo necessários para que cheguemos ao Natal com mais segurança. O reforço é uma opção positiva". 

12h30 - "Portugal não é uma ilha". O secretário de Estado Adjunto e da Saúde subscreveu hoje aquilo que Marta Temido afirmou ontem ao não descartar nenhum cenário perante o aumento de casos de Covid-19 no país. "Todos os cenários estão em aberto", disse, assinalando que Portugal "não é uma ilha" e que em função da evolução epidemiológica, "temos de nos proteger".  Recorde-se que vários países na Europa estão a voltar a implementar medidas restritivas para conter a disseminação do vírus. 

Lacerda Sales adiantou ainda que hoje, em pouco mais de 2 horas, foram administradas 12 mil vacinas Covid-19 e 17 mil da gripe. Ao lado de Graça Freitas, a propósito da abertura da Casa Aberta para maiores de 80 anos, o governante voltou a reforçar os apelos à vacinação. "A nossa primeira preocupação é vacinar, vacinar, vacinar", reforçou. 

11h15 - O selecionador dos Países Baixos, Louis Van Gaal, criticou o confinamento parcial de três semanas que será aplicado em solo neerlandês, por força do aumento do número médio de casos de Covid-19 neste país. 

Van Gaal teceu duras críticas contra as decisões do governo do seu país e enalteceu o caso português, onde o selecionador neerlandês tem casa. "A pandemia é mais importante que o futebol, mas não percebo estas medidas. Em Portugal, ao contrário dos Países Baixos, eles controlam bem os casos. Lá, 88% da população está vacinada e os hospitais não estão lotados. Trata-se de boa governação", atirou.

11h13 - Chanceler alemã apela a "esforço nacional" para travar quarta vaga. "Estou muito preocupada com a situação. Estamos a enfrentar semanas difíceis. Precisamos de um esforço nacional para quebrar a pesada vaga de outono e inverno da pandemia. Se ficarmos juntos, se pensarmos em proteger-nos e cuidar dos outros, podemos salvar muito o nosso país este inverno", disse Angela Merkel no seu podcast semanal, citada pela agência de notícias francesa.

11h00 - Rússia regista novo recorde de mortes diárias. A Rússia registou hoje um novo recorde de mortes diárias pela covid-19, com 1.239 óbitos confirmados, segundo o centro operacional de luta contra o novo coronavírus, que assinalou também 39.256 novos contágios na sexta-feira.

10h45 - As escolas de Chicago, nos EUA, encerraram, esta sexta-feira, para que os alunos pudessem ser vacinados. Pelo menos 20 escolas serviram como centro de vacinação, num dia em que os estudantes tiveram direito a um dia de folga e os trabalhadores tiveram  duas horas de licença remunerada para se irem vacinar.

10h24 - A Pfizer solicitou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do Brasil que autorize a utilização da sua vacina contra a Covid-19 em crianças com idades compreendidas entre os cinco e os 11 anos, informou a agência brasileira.

O pedido da Pfizer indica que a dosagem da vacina "será ajustada e inferior à utilizada para crianças com mais de 12 anos de idade" e será distribuída em diferentes embalagens, disse a Anvisa.

08h35 - Mais de 800 mil pessoas, com mais de 65 anos só podem receber a 3.ª dose da vacina em 2022, escreve o Público. Segundo esta publicação, tratam-se de todos aqueles que receberam a 2.ª dose depois de julho e que têm de esperar seis meses para serem novamente imunizados.

07h55 - A Alemanha somou, nas últimas 24 horas, mais 45.081 casos de Covid-19. Desde o início da pandemia, 4.987.971 pessoas foram infetadas pela doença. Relativamente ao número de mortes, foram mais 228 que no dia anterior, somando-se agora  um total de 97.617 vítimas mortais

07h50 - "Existiu distância entre postura" de Bolsonaro e o Ministério da Saúde. O líder do Senado brasileiro, Rodrigo Pacheco, distinguiu hoje o comportamento público negacionista do Presidente do Brasil em relação à covid-19 das políticas estatais quanto à doença, elogiando a resposta do Ministério da Saúde na vacinação. A gestão da pandemia foi um processo "coberto de erros e de acertos", com a "postura do Presidente da República ao rejeitar o uso da máscara ou não acreditar tanto na doença e ao não defender o isolamento social naquele momento crítico",

07h46 - EUA mantém suspensão da vacinação obrigatória em grandes empresas.  Um tribunal federal norte-americano confirmou na sexta-feira a suspensão da vacinação obrigatória contra a covid-19 para funcionários de empresas com mais de 100 trabalhadores, suscitando dúvidas sobre a constitucionalidade da medida decretada por Biden.

07h43 - A China detetou 75 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, 57 por contágio local e os restantes oriundos do estrangeiro, anunciaram hoje as autoridades de saúde do país.

07h42 - Marta Temido afirmou, esta sexta-feira, que o país estará a enfrentar uma 5.ª vaga da pandemia. A ministra da Saúde defendeu a toma da 3.ª dose da vacina contra a Covid-19 e admitiu que a próxima semana terá uma maior afluência, que colocará à prova a capacidade dos centros de vacinação do país. "Para a semana vamos ter muita pressão, como já tivemos no passado. É natural que se formem algumas filas, procuraremos melhorar as condições de espera para as pessoas e provavelmente não vai correr tudo bem", reforçou.

07h40 - Bom dia! Arrancamos com um novo acompanhamento da pandemia ao minuto que poderá ir estando a par ao longo de todo o dia. Pode recordar o anterior através deste link.

Leia Também: Novos casos podem chegar aos 2 mil por dia na 1.ª quinzena de dezembro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório