Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Países Baixos voltam a confinar. Dos protestos ao Natal, eis o 1.º dia

Apesar do aumento de casos de Covid-19, cumpriu-se a tradição do desfile de São Nicolau, em Maastrich. Sem máscaras ou distância física.

Notícias ao Minuto

17:48 - 13/11/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Os Países Baixos voltaram a um confinamento parcial este sábado. Menos de 24 horas depois das novas medidas de restrição terem sido anunciadas pelo primeiro-ministro, Mark Rutte, houve várias manifestações por todo o país e nem o tradicional desfile de São Nicolau, na cidade de Maastrich, deixou de acontecer. Sem máscaras e distanciamento físico.

De acordo com a agência de notícias alemã dpa, nas última horas, as autoridades holandesas detiveram pelo menos cinco pessoas em Haia. Em causa está não só o desrespeito pelas medidas, como o arremesso de pedras e pirotecnia contra a polícia.

Em resposta, as autoridades terão usado canhões de água para dispersar a multidão.

Já este sábado, São Nicolau, a personagem que a maioria de nós conhece como Pai Natal, desembarcou no porto de Harderwijk, na cidade de Maastrich, carregado de presentes, fazendo as delícias dos que por ali passavam e, principalmente, das crianças. Apesar do aumento de casos, este trocou cumprimentos, sem máscara ou distância física.

Recorde-se que os Países Baixos reportaram, este sábado, 13.902 casos de Covid-19, um dos dias com mais infeções reportadas no país desde que há pandemia. O recorde foi atingido na passada quinta-feira, dia 11 de novembro, com 16.287 casos.

Depois de várias semanas a registar milhares de casos da doença, o governo holandês decidiu voltar a endurecer as medidas de restrição que tinham sido aliviadas depois do verão. Este novo confinamento (parcial) irá durar cerca de três semanas.

Até ao momento, 2.283.083 pessoas apresentaram testes positivos para o coronavírus nos Países Baixos. Já o número de óbitos na sequência do vírus no país é superior a 18.600.

Leia Também: É oficial. Países Baixos com confinamento parcial após aumento de casos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório