Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Presidente checo aprovou demissão formal do governo de Andrej Babis

O Presidente checo, Milos Zeman, aprovou hoje à noite a demissão formal do Governo cessante de Andrej Babis, que lhe foi entregue algumas horas antes, após o fracasso eleitoral, anunciou a presidência.

Presidente checo aprovou demissão formal do governo de Andrej Babis
Notícias ao Minuto

21:59 - 11/11/21 por Lusa

Mundo República Checa

"O Presidente Milos Zeman aceitou a demissão do Governo na quinta-feira 11 de novembro (...) e instruiu-o para continuar as suas funções provisoriamente até à nomeação do novo Governo", disse no Twitter o porta-voz do Chefe de Estado.

Na terça-feira, Zeman, que continua hospitalizado com problemas hepáticos, já tinha nomeado oficialmente o líder da aliança de centro-direita Ensemble, Petr Fiala, para formar o novo Governo.

A aliança Ensemble, liderada pelo ODS de Petr Fiala, formou uma coligação com uma aliança de dois outros partidos - incluindo o Partido Pirata - e tem uma maioria de 108 dos 200 lugares na nova câmara baixa do Parlamento.

A assinatura de um acordo de coligação tinha sido formalizada na segunda-feira por Petr Fiala para definir prioridades e partilhar ministérios no futuro Governo checo.

A República Checa, membro da UE e da OTAN com uma população de 10,7 milhões de habitantes, enfrenta atualmente uma recuperação da epidemia de covid-19 e um aumento acentuado dos preços da energia.

Leia Também: Santos Silva confirma morte do estudante desaparecido na República Checa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório