Meteorologia

  • 15 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 18º

Cresce tensão na fronteira entre Polónia e Bielorrússia

A Bielorrússia e a Polónia acusaram-se hoje mutuamente pela crescente tensão na fronteira comum, Varsóvia acusando militares bielorrussos de ameaçarem abrir fogo sobre guardas polacos, e Minsk culpando os polacos de desestabilizar para justificarem a construção de um muro.

Cresce tensão na fronteira entre Polónia e Bielorrússia
Notícias ao Minuto

14:18 - 04/11/21 por Lusa

Mundo fronteiras

O Ministério dos Negócios Estrangeiros bielorrusso denunciou "tentativas sistemáticas de Varsóvia de escalar as tensões na fronteira sem fundamento" apenas para justificar a construção de um muro entre os dois países e procurar financiamento adicional do Ocidente.

Em comunicado, a diplomacia de Minsk classificou as acusações da Polónia de uma recente alegada incursão por militares bielorrussos "infundadas" e de tentar, assim, distrair a comunidade internacional das "violações flagrantes" dos direitos humanos dos migrantes e refugiados e justificar junto da opinião pública polaca o "erguer de uma vedação e militarizar a fronteira".

O Ministério da Defesa da Polónia, por seu turno, voltou hoje a acusar soldados bielorrussos de "ameaçarem abrir fogo" contra as tropas polacas que guardam a fronteira entre os dois países, num incidente registado na noite de quarta-feira.

Em comunicado, explica que as forças polacas localizaram um grupo de cerca de 250 migrantes, acompanhados por "soldados bielorrussos" perto da fronteira e que estes, ao serem descobertos, carregaram as suas armas e "ameaçaram abrir fogo" contra os soldados polacos antes de se retirarem.

O ministro dos Serviços Especiais polaco, Stanislaw Zaryn, classificou este incidente como "uma nova etapa na escalada de tensão com a Bielorrússia" e acrescentou que foi "uma provocação verdadeiramente ousada" de Minsk.

A Polónia pretende construir um dispositivo de defesa e vigilância ao longo da fronteira com a Bielorrússia, que custará mais de 350 milhões de euros, em resposta ao crescente fluxo migratório procedente do país vizinho.

O projeto, que deverá ser executado de acordo com uma lei já aprovada, contempla a construção de um muro de três metros de altura, que custará cerca de 330 milhões de euros, e um sistema de vigilância eletrónica, avaliado em mais de 20 milhões de euros.

Há algumas semanas, o Governo polaco aprovou uma reforma urgente da lei dos estrangeiros para permitir a expulsão imediata de imigrantes ilegais, sem sequer considerar os seus pedidos de asilo.

De acordo com dados dos serviços de fronteira polacos, foram detetadas desde o início do ano cerca de 29 mil tentativas de entrada ilegal na Polónia de pessoas vindas da Bielorrússia, das quais mais de 15 mil ocorreram em outubro.

Atualmente, o Governo polaco mobilizou mais de 10 mil elementos de forças de segurança na área, seis mil dos quais militares.

Leia Também: Polónia pede explicações a Minsk por "intrusão" no seu território

Recomendados para si

;
Campo obrigatório