Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Gangue que sequestrou 17 pessoas no Haiti exige um milhão por cabeça

O grupo armado que sequestrou no sábado, no Haiti, 17 membros de uma associação missionária norte-americana exigiu um resgate de um milhão de dólares (cerca de 900 mil euros) por pessoa, avançou uma autoridade do país.

Gangue que sequestrou 17 pessoas no Haiti exige um milhão por cabeça
Notícias ao Minuto

06:39 - 20/10/21 por Lusa

Mundo Resgate

Segundo a fonte, não é claro se o montante reclamado se estende a cada uma das cinco crianças incluídas no grupo de pessoas raptadas.

A mesma fonte, citada sob anonimato pela agência noticiosa AP, disse que alguém em representação do grupo armado "400 Mawozo" pediu o resgate no sábado, após o sequestro, numa chamada telefónica para o líder da associação missionária Christian Aid Ministries.

O grupo de sequestrados inclui 16 norte-americanos e um canadiano: os adultos têm entre 18 e 48 anos e as crianças entre 8 meses e 15 anos.

O rapto aconteceu quando todos regressavam de uma visita a um orfanato.

O chefe da diplomacia norte-americana, Antony Blinken, assegurou na terça-feira na capital equatoriana, Quito, que os Estados Unidos farão "tudo o que for possível" para libertar os missionários, acrescentando que uma equipa do FBI (polícia de investigação) está com este dossiê.

Devido ao sucedido, os Estados Unidos desaconselharam os seus cidadãos a deslocarem-se ao Haiti.

Os raptos no Haiti, que acontecem de forma indiscriminada desde 2020 e aumentaram em 2021, converteram-se numa fonte de financiamento dos grupos armados que controlam numerosos bairros da capital haitiana, Port-au-Prince, e outras zonas. O "400 Mawozo" é apontado como um dos gangues mais perigosos.

Leia Também: Grupo armado "400 Mawozo" suspeito de rapto de missionários no Haiti

Recomendados para si

;
Campo obrigatório