Meteorologia

  • 13 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 22º

FMI diz que prioridades em França devem ser ajustamento orçamental e reforma laboral

O Fundo Monetário Internacional (FMI) comunicou esta segunda-feira que as prioridades políticas para França devem focar-se sobre o ajustamento orçamental, mas também no mercado laboral e na racionalização da taxação de rendimentos.

FMI diz que prioridades em França devem ser ajustamento orçamental e reforma laboral
Notícias ao Minuto

17:27 - 05/11/12 por Lusa

Mundo Redução

O Fundo Monetário Internacional (FMI) comunicou hoje que as prioridades políticas para França devem focar-se sobre o ajustamento orçamental, mas também no mercado laboral e na racionalização da taxação de rendimentos, avança a agência Lusa.

"O Governo lançou - e bem - um debate abrangente sobre o tema [da competitividade] e interagiu com os parceiros sociais num diálogo sobre reformas críticas. Isto cria uma oportunidade única para alcançar reformas significativas", escreveu o FMI num documento publicado no mesmo dia do relatório "Gallois", que recomendou a redução dos custos de trabalho em 30 mil milhões de euros.

Segundo a organização liderada pela francesa Christine Lagarde, as prioridades de política para o futuro em França devem basear-se no "ajustamento orçamental de qualidade", com uma maior racionalização e limitação da despesa pública, nas "reformas do mercado laboral e serviços para reduzir custos", assim como na "racionalização da taxação do rendimento financeiro".

Por seu lado, o relatório "Gallois" afirmou que França deve reduzir os custos do trabalho em 30 mil milhões de euros, dois terços para as empresas e um terço para os trabalhadores, para travar a desaceleração da economia.

Esta é a principal medida do relatório pedido pelo Governo ao antigo presidente do conselho de administração do consórcio de defesa EADS Louis Gallois, que o entregou hoje ao primeiro-ministro, Jean-Marc Ayrault.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório