Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Comunistas com vitória "surpreendente" na segunda maior cidade da Áustria

Uma candidata comunista venceu hoje as eleições municipais em Graz, a segunda maior cidade da Áustria, realizadas este domingo, uma vitória que é, segundo a própria eleita, "mais do que surpreendente" face à fraca expressão do partido no país.

Comunistas com vitória "surpreendente" na segunda maior cidade da Áustria
Notícias ao Minuto

22:55 - 26/09/21 por Lusa

Mundo Áustria

Segundo os resultados preliminares, a candidata do partido comunista austríaco KPÖ, Elke Kahr, de 59 anos, obteve 29,1% dos votos, contra o candidato conservador Siegfried Nagl do Partido Popular Austríaco (ÖVP), no cargo há 18 anos, que alcançou 25,7% dos votos.

As sondagens locais não anteciparam este resultado para os comunistas austríacos e, segundo a candidata em declarações aos jornalistas, o feito "é mais do que surpreendente".

"Alguns fazem promessas algumas semanas antes das eleições. Nós estamos presentes todos os dias e durante anos pelas pessoas, especialmente pelos mais pobres", argumentou Elke Kahr para justificar o resultado eleitoral.

Em Graz, cidade que conta com mais de 220.000 eleitores, é frequente o partido comunista austríaco obter resultados eleitorais satisfatórios, em contraste com o resto do território austríaco, onde a força partidária é quase inexistente.

Ao lado da extrema-direita e dos Verdes, o KPÖ já integrava a anterior equipa municipal liderada pelos conservadores do ÖVP (partido do chanceler austríaco Sebastian Kurz) e contava com dois vereadores eleitos, responsáveis pelas áreas dos transportes, saúde e assuntos sociais.

O KPÖ ainda não revelou com que partidos pretende formar uma coligação governamental a nível local.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório