Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

La Palma: Vídeo impressionante mostra lava a engolir casa em Todoque

Vulcão entrou em erupção no domingo, dia 19. O vídeo da galeria mostra apenas um dos 350 edifícios já destruídos pela lava. Governo local promete "resposta social contundente".

Notícias ao Minuto

08:37 - 23/09/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Canárias

O vulcão Cumbre Vieja, que entrou em erupção no último domingo, continua a provocar destruição em La Palma. Todoque é uma das cidades afetadas pela lava que arrasa tudo por onde passa.

No vídeo da galeria acima pode ver-se uma casa a ruir por completo em segundos à passagem da 'onda' de lava que chega a ter 12 metros.  

De acordo com o cálculo atualizado hoje pelo programa de emergência por satélites da União Europeia Copernicus, já foram atingidos 350 edifícios numa área superior a 166 hectares. 

A Guardia Civil alerta a população que há seis estradas que permanecem cortadas ao trânsito em La Palma devido à erupção. 

Tendo em conta a dimensão trágica da situação, com pessoas a perderem tudo, o presidente das Canárias adiantou que vai reunir-se amanhã um conselho extraordinário em La Palma para "dar uma resposta social contundente" à população afetada. 

O vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção no domingo e as autoridades preveem retirar das zonas mais expostas até cerca de 10 mil pessoas. La Palma, com 85 mil habitantes, é uma das oito ilhas do arquipélago das Canárias e encontra-se a 460 quilómetros da ilha portuguesa da Madeira. A anterior erupção em La Palma ocorreu em 1971, em Teneguía, no sul da ilha, e durou 24 dias. A erupção atual poderá prolongar-se até 84 dias, de acordo com o Instituto Volcanológico das Canárias. 

Leia Também: O momento em que lava do Cumbre Vieja atinge piscina de casa nas Canárias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório