Meteorologia

  • 24 OUTUBRO 2021
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 25º

Edição

O momento em que lava do Cumbre Vieja atinge piscina de casa nas Canárias

Vulcão tem devastado locais por onde passa. Arrasou casas, estradas e negócios. E a aproximação ao mar preocupa. Veja o que aconteceu quando a lava chegou a esta piscina.

O momento em que lava do Cumbre Vieja atinge piscina de casa nas Canárias

As imagens da devastação que a lava do vulcão Cumbre Vieja estão a ser constantemente partilhadas nas redes sociais mas, um vídeo do exato momento em que esta atinge a piscina de uma casa em La Palma, nas Canárias, em Espanha, está a impressionar. 

Partilhado no Twitter da Agencia Canaria de Noticias y Audiovisuales, o vídeo mostra os avanços da língua de lava pela terra, devastando tudo o que existe pela frente. 

Nas mesmas imagens é ainda possível ver como partes da ilha são 'engolidas' pela lava expelida.

Esta, que segue uma trajetória até ao mar, já afetou 154 hectares, arrasando tudo por onde passa: casas, estradas, negócios (entre os quais, plantações de bananas). 

Acontece que, além de impressionante a chegada ao mar da lava do vulcão pode representar um perigo extra porque pode provocar explosões e a emissão de gases nocivos para a atmosfera, alertam as autoridades.

O vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção no domingo e as autoridades preveem retirar das zonas mais expostas até cerca de 10 mil pessoas. La Palma, com 85 mil habitantes, é uma das oito ilhas do arquipélago das Canárias e encontra-se a 460 quilómetros da ilha portuguesa da Madeira.

Leia Também: Portuguesa abandona casa em La Palma. "Estava no trajeto da lava"

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório