Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Portuguesa abandona casa em La Palma. "Estava no trajeto da lava"

Erupção vulcânica em La Palma, nas Canárias, está a emitir uma elevada quantidade de dióxido de enxofre para a atmosfera.

Portuguesa abandona casa em La Palma. "Estava no trajeto da lava"
Notícias ao Minuto

19:30 - 22/09/21 por Notícias ao Minuto

País vulcão Cumbre Vieja

Uma cidadã portuguesa residente na ilha de La Palma, nas Canárias, em Espanha, teve de sair da sua casa devido à trajetória do fluxo de lava do vulcão Cumbre Vieja que, no passado domingo, entrou em erupção. São agora 12 os portugueses identificados naquela ilha. 

As informações foram reveladas pela secretária de Estado das Comunidades, Berta Nunes, em declarações à RTP. "Encontrámos mais dois portugueses e temos a informação que uma portuguesa cuja casa estava no trajeto da lava já teve de ser retirada", afirmou a governante à estação pública, acrescentando que foi a própria mulher que "saiu de [sua] casa e foi para casa de uma familiar". 

Os cidadãos nacionais que se encontram em La Palma "têm transmitido que estão bem", garantiu ainda Berta Nunes, vincando que estes "ficaram mais seguros porque sabem que podem pedir ajuda em qualquer momento". 

A erupção vulcânica em La Palma, nas Canárias, está a emitir uma elevada quantidade de dióxido de enxofre para a atmosfera, que deverá atingir, esta sexta-feira, boa parte do território de Espanha, bem como a costa mediterrânica.

O dióxido de enxofre é um gás incolor, denso, não inflamável, bastante solúvel na água e é considerado tóxico e prejudicial tanto para a saúde humana como para o meio ambiente.

A erupção, a primeira desde 1971 nesta ilha povoada por cerca de 85 mil pessoas, não causou vítimas, mas está a causar danos significativos.

Leia Também: Dióxido de enxofre do vulcão de La Palma vai chegar à costa mediterrânica

Recomendados para si

;
Campo obrigatório