Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Líder democrata no Senado pede a Biden para travar expulsão de migrantes

O líder democrata no Senado dos EUA, Chuck Schumer, pediu hoje ao Presidente, Joe Biden, para colocar um fim às "ignóbeis" expulsões de migrantes haitianos, afastados brutalmente pelos guardas de fronteira norte-americanos.

Líder democrata no Senado pede a Biden para travar expulsão de migrantes
Notícias ao Minuto

18:58 - 21/09/21 por Lusa

Mundo EUA

"Peço ao Presidente Biden (...) para pôr fim imediato a essas deportações, bem como às normas sanitárias adotadas no início da pandemia para autorizar a expulsão de migrantes que chegam à fronteira com o México", disse Schumer.

"Não podemos continuar com estas políticas ignóbeis e xenófobas, herdadas de Trump, que ignoram as nossas leis de refugiados", acrescentou o líder da maioria democrata no Senado, referindo-se às regras deixadas pelo ex-Presidente republicano.

A população norte-americana tem-se mostrado chocada com imagens veiculadas pelos 'media' nos últimos dias que mostram guardas de fronteira a empurrar migrantes para fora da fronteira, perto de Del Rio, no Texas.

O Governo de Joe Biden prometeu esclarecer esta questão, sobretudo depois de várias vozes do Partido Democrata se terem unido às críticas dos republicanos sobre a política de migração.

"Estas imagens dão-me náuseas. Temos de parar este tipo de violência", disse Chuck Schumer.

Na noite de segunda-feira, a líder democrata da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, já se tinha referido à situação dos migrantes haitianos na fronteira considerando o tema "avassalador".

Cerca de 15.000 migrantes, a maioria haitianos, juntaram-se na semana passada sob uma ponte perto da fronteira sul na cidade de Del Rio, de onde já foram retiradas mais de três mil pessoas, para serem transferidos para centros de detenção ou para deportação.

Num comunicado à imprensa, após proferir um discurso na Assembleia Geral anual da ONU, Joe Biden prometeu hoje "colocar sob controlo" a situação na fronteira com o México.

Na segunda-feira, a porta-voz da Casa Branca Jen Psaki já tinha classificado a situação como "horrível" e prometera que o Presidente daria a devida atenção ao caso.

Também a vice-Presidente dos EUA, Kamala Harris, garantiu hoje aos jornalistas que haverá uma investigação à forma como os agentes de fronteira estão a atuar perante os migrantes haitianos.

Leia Também: Boris Johnson elogia nova posição dos EUA sobre o clima

Recomendados para si

;
Campo obrigatório