Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Fukushima: AIEA pede transparência sobre despejo de água no oceano

Especialistas da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) pediram hoje ao Japão informação completa e detalhada sobre um plano para despejar no oceano água tratada, mas ainda radioativa, da central nuclear de Fukushima.

Fukushima: AIEA pede transparência sobre despejo de água no oceano
Notícias ao Minuto

16:29 - 07/09/21 por Lusa

Mundo Fukushima

Uma equipa de três elementos daquela agência da ONU, que dá apoio ao Japão no processo, reuniu-se hoje com responsáveis do Governo nipónico para discutir pormenores técnicos antes de viajar para a local na quarta-feira. Na sexta-feira estão previstos encontros com especialistas japoneses, segundo a agência noticiosa norte-americana Associated Press.

Um terramoto seguido de um 'tsunami' danificou em 2011 três reatores da central nuclear Fukushima Daiichi, causando o vazamento de água contaminada.

Esta foi armazenada em tanques que atingem a sua capacidade no final do próximo ano, considerando as autoridades japonesas que o despejo da água é necessário ao desmantelamento da central e que fazê-lo no oceano é a opção mais realista.

Lydie Evrard, chefe do Departamento de Segurança e Proteção Nuclear da AIEA, disse que transparência sobre o projeto, que deve levar décadas, é fundamental para garantir a sua segurança.

O Governo e a empresa gestora, a Tokyo Electric Power Companhy Holdings, anunciaram em abril um plano para começar a vazar a água na primavera de 2023.

O projeto é contestado por pescadores, residentes locais e países vizinhos do Japão, como a China e a Coreia do Sul.

Evrard indicou que a sua equipa quer monitorizar a libertação da água para garantir que respeita os níveis de radiação e segurança ambiental da AIEA.

O ministro do Comércio e Indústria japonês, Hiroshi Kajiyama, por seu turno, disse hoje aos jornalistas que o envolvimento da AIEA ajudará a que se confie no esforço do Japão e que o país irá cooperar totalmente.

Leia Também: Covid-19: Rali do Japão cancelado devido ao aumento de casos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório