Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Leste da China e Taiwan preparam-se para tufão

Taiwan e a costa leste da China devem ser atingidos por um tufão nos próximos dias, depois de, esta semana, as enchentes registadas numa das maiores cidades do centro do país asiático terem causado pelo menos 51 mortos.

Leste da China e Taiwan preparam-se para tufão
Notícias ao Minuto

12:56 - 23/07/21 por Lusa

Mundo Tufão

Os meteorologistas dizem que o tufão 'In-fa' está a mover-se em direção à China e deve atingir a província de Zhejiang na tarde de domingo ou no início da manhã de segunda-feira.

O Gabinete de Gestão de Emergências de Zhejiang disse. em comunicado. que elevou o alerta de risco para o segundo nível mais alto e apelou a todas as localidades para tomarem medidas preventivas.

Isto geralmente inclui a chamada dos barcos de pesca para os portos e a deslocação de pessoas que vivem em comunidades costeiras vulneráveis.

A província de Fujian, no sudeste do país, emitiu ordens semelhantes.

Na sua rota atual, o foco do tufão deve passar ao norte de Taiwan.

A passagem do tufão ocorre após uma inundação, no início desta semana, na província central de Henan, que provocou pelo menos 51 mortes, incluindo 12 pessoas que ficaram presas pela subida das águas no sistema de metropolitano da capital da província, Zhengzhou.

A imprensa estatal disse que todas as mortes foram registadas em Zhengzhou, embora outras partes de Henan também tenham sido atingidas por enchentes.

Quase 400.000 pessoas foram deslocadas, na cidade de 12 milhões, um importante centro para a indústria e transportes do país, e as perdas estimadas ascendem a cerca de 8,5 mil milhões de euros.

O 'In-fa' encontrava-se, ao meio-dia de Lisboa, a cerca de 370 quilómetros a leste de Taipé, movendo-se para noroeste, a cerca de 12 quilómetros por hora, de acordo com o Observatório de Hong Kong.

A chuva caiu intermitentemente no norte de Taiwan hoje, interrompida por períodos de sol.

Leia Também: Cheias no centro da China levam à retirada de milhares de pessoas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório