Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Explosão de engenho artesanal matou pelo menos um militar no Burkina Faso

Pelo menos um militar foi morto e quatro ficaram feridos hoje no Burkina Faso, quando um engenho artesanal explodiu à passagem do veículo em que seguiam, no norte do país, alvo de ataques 'jihadistas', disseram fontes da segurança.

Explosão de engenho artesanal matou pelo menos um militar no Burkina Faso
Notícias ao Minuto

19:26 - 16/07/21 por Lusa

Mundo Burkina Faso

"Um veículo de um destacamento das forças do agrupamento do setor norte foi atingido por uma mina na estrada Barsalogho-Dablo. Um soldado morreu e quatro ficaram feridos, um deles gravemente", disse uma fonte de segurança à agência France-Presse.

"A equipa regressava de uma missão a Foubè, uma cidade na comuna de Barsalogho, que acolhe um grande número de deslocados internos, quando um dos veículos do comboio atropelou o IED (dispositivo explosivo improvisado)", acrescentou outra fonte de segurança, confirmando o ataque.

No início de julho, três pessoas - duas mulheres e um bebé - foram mortas, na sequência da explosão de outro dispositivo improvisado quando a viatura em que seguiam, também no norte do Burkina Faso, foi atingida.

O país, particularmente nas regiões norte e leste, tem sido alvo de ataques 'jihadistas' que já mataram mais de 1.500 pessoas e forçaram mais de 1,3 milhões a fugir das suas casas, desde 2015.

Ataques com dispositivos explosivos improvisados têm vindo a aumentar também desde 2018, e já custaram a vida a mais de 200 pessoas - civis e soldados - de acordo com uma contagem da ag~encia noticiosa. Estes ataques são frequentemente associados a emboscadas.

Desde o início de junho, quando se deu um ataque particularmente mortal em Solhan (nordeste), em que foram mortas pelos menos 132 pessoas, multiplicaram-se no país as manifestações de raiva para denunciar a insegurança.

Leia Também: Presidente do Burkina Faso promete impulsionar luta contra o terrorismo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório