Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

AO MINUTO: Mais de 1.300 casos (só) em LVT. Internamentos seguem subir

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo.

AO MINUTO: Mais de 1.300 casos (só) em LVT. Internamentos seguem subir
Notícias ao Minuto

07:55 - 01/07/21 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

O Governo anunciou, na quarta-feira, que vai passar a comparticipar até quatro testes rápidos por mês por utente e a medida entra em vigor já a partir de hoje, dia 1 de julho. Ainda assim, há exceções: a comparticipação não se aplica a utentes com certificado de vacinação, nem aos que tenham recuperado da Covid-19. Em vigor entra também o certificado digital e um milhão de portugueses já o tem.

Segundo os dados mais recentes, Portugal registou mais cinco mortes e 2.449 novos casos relacionados com a Covid-19, sendo que desde 13 de fevereiro que não tínhamos tantas infeções diárias. Ainda de acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS), a incidência e o índice de transmissibilidade continuam a subir (e a seguir, cada vez mais, no 'vermelho').

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo:

15h30 - Este registo chega ao fim, mas pode continuar a acompanhar-nos aqui.

15h29 - Vacina da CureVac falha patamar de eficácia de 50% nos ensaios. A vacina desenvolvida pelo laboratório alemão CureVac demonstrou apenas 48% de eficácia contra a covid-19, de acordo com os resultados definitivos dos ensaios clínicos, mas o laboratório quer, ainda assim, comercializá-la, adiantou a AFP.

15h21 - Bloco de Esquerda quer esclarecer alegada presença de secretário regional em festa. O BE/Açores pediu hoje esclarecimentos do presidente do Governo Regional sobre a alegada presença de um membro do executivo e de um diretor regional num evento na Terceira em que não terão sido cumpridas as regras sanitárias definidas.  

15h18 - Banco Mundial disponibiliza mais 4 mil milhões para vacinação em África. O Banco Mundial anunciou hoje que vai disponibilizar 4 mil milhões de dólares (3,3 mil milhões de euros) para mais de 50 países em desenvolvimento, metade dos quais em África, para a distribuição de vacinas contra a covid-19.

15h03 - Surto ativo há dois meses com 21 trabalhadores agrícolas em Torres Vedras. Um surto de covid-19 detetado há quase dois meses entre trabalhadores agrícolas, na sua maioria estrangeiros, em Torres Vedras, mantém-se ativo, agora com 21 infetados, segundo o último boletim epidemiológico deste município.

14h52 - Todas as vacinas aprovadas na UE parecem proteger contra variantes. As quatro vacinas contra a covid-19 aprovadas na União Europeia parecem proteger contra todas as variantes em circulação na Europa, incluindo a Delta, predominante em Portugal, adiantou hoje a Agência Europeia do Medicamento (EMA).

14h34 - "O Governo devia demitir-se e pôr a DGS a comandar o país". O presidente do FC Porto esteve hoje reunido com a vereadora e atual candidata à Câmara do Porto, Ilda Figueiredo, e o membro da Comissão Política do PCP Jaime Toga, e à margem desta comitiva da CDU, aproveitou para voltar a tecer duras críticas contra o Executivo.

14h27 - Boris Johnson diz que vacinação permitirá às pessoas viajarem. A vacinação completa contra a covid-19 será "libertadora" e permitirá às pessoas viajarem, disse hoje o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, referindo-se à possibilidade de eliminar a quarentena para aquelas que cheguem do estrangeiro.

14h03 - Portugal soma quase 2.500 infetados e mais cinco mortes por Covid-19. Acaba de ser divulgado o relatório epidemiológico da DGS e que dá conta de mais 2.449 novos casos e cinco óbitos nas últimas horas, sendo que mais de 1.300 contágios chegam da região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT). A subir seguem também os internamentos. Desde o início da pandemia, Portugal tem 882.006 casos, 830.224 recuperados, e 17.101 óbitos.

13h58 - Grândola testou trabalhadores das autarquias locais. Tendo em conta o "sucessivo aumento de casos, a Câmara decidiu realizar durante o dia de ontem testes rápidos aos seus trabalhadores e aos trabalhadores das Juntas de Freguesia do concelho, informando hoje que "dos mais de 500 testes realizados todos deram Negativo"

13h40 - Certificado digital "facilita viagens". Passageiros que partiram esta manhã do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, foram unânimes em considerar que o certificado digital facilita as viagens dentro da União Europeia (UE) no contexto da pandemia da covid-19.

13h38 - Financiamento de 600 milhões para produção de vacinas "em e para África". Os Estados Unidos anunciaram hoje que o financiamento internacional de 600 milhões de euros para a produção de vacinas "em África e para África" visa ultrapassar o desafio da Covid-19, mas também de outras doenças que ameaçam o continente

13h35 - Euro'2020: OMS "preocupada" com contágios nos países que recebem jogos. A Organização Mundial da Saúde pediu uma avaliação dos riscos e medidas de mitigação

"Estamos preocupados com grandes aglomerações de pessoas, especialmente em países onde os novos casos estão a aumentar. É importante implementar medidas de saúde pública. Os organizadores e autoridades locais devem promover iniciativas para reduzir o contágio" (Chefe da OMS-Europa, Hans Kluge)

13h26 - Aumento de casos a Norte indica que S. João foi "fenómeno de supertransmissão". O crescimento "muito acentuado" do número de novos casos de infeção, com "incidência no Porto e arredores", indica ter havido um "fenómeno de supertransmissão", nomeadamente os festejos do São João, revelou Óscar Felgueiras, especialista em epidemiologia da Universidade do Porto

13h20 - Hospitais do Algarve com aumento de internamentos entre os mais jovens. Fonte do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) revela que os hospitais da região têm 49 doentes internados em enfermarias, 12 dos quais em cuidados intensivos, com uma tendência de aumento de internamentos entre os mais jovens

13h09 - OMS pede reconhecimento uniformizado de vacinas para viajantes. Todas as vacinas da lista de emergência da Organização Mundial de Saúde ou de outros reguladores de medicamentos devem ser consideradas para que um viajante possa ser reconhecido como totalmente imunizado, defendeu hoje a OMS. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que esse reconhecimento deve ocorrer mesmo em países onde algumas dessas vacinas ainda não foram aprovadas.

12h53 - Pandemia matou mais de 3,949 milhões de pessoas em todo o mundo. A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 3.949.567 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência France-Presse.

12h42 - Interdição alemã a Portugal é única na UE (e já com certificado em vigor). A interdição alemã às viagens de Portugal é a única proibição na União Europeia (UE) quando entra em vigor o certificado digital covid-19 e já foram emitidos mais de 200 milhões de comprovativos de recuperação ou vacinação.

12h16 - Rússia regista recorde de mortes pelo terceiro dia consecutivo. A Rússia registou 672 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, um recorde pelo terceiro dia consecutivo, quando o país vive um aumento da presença da variante Delta, inicialmente detetada na Índia. No mesmo período, o país registou 21.042 novos contágios.

12h00 - OMS pede um melhor acompanhamento dos adeptos no Euro2020. As cidades-sede dos últimos jogos do Euro2020 de futebol devem garantir um melhor acompanhamento da movimentação dos adeptos, antes da sua chegada e após a saída dos estádios, recomendou hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS).

11h49 - Franceses encontram alternativa ao certificado sanitário europeu. O certificado sanitário digital europeu não era a forma mais utilizada hoje no aeroporto de Orly, junto a Paris, para quem saía de França, com muitos franceses a recorrem ao comprovativo de vacinação em papel ou ao teste PCR.

11h27 - Recuperação do sentido "democrático, universal e solidário" do SNS. O secretário-geral do PCP apelou hoje à recuperação do sentido "democrático, universal e solidário" do Serviço Nacional de Saúde (SNS), insistindo que atualmente "uma das poucas certezas" sobre a pandemia é que a "solução mais sólida" é a vacinação. Jerónimo de Sousa participou esta manhã numa tribuna pública, sob o lema "Mais SNS, mais e melhor Saúde".

11h18 - Europeus nos estádios sem máscara e África sem poder comprar vacinas. O enviado especial da União Africana para a aquisição de vacinas lamentou hoje que a Europa não venda vacinas a África, assinalando a grande diferença entre os dois continentes, quando "os europeus já podem ver futebol nos estádios sem máscaras".

11h01 - Japão doa 3,2 milhões para logística de vacinação em Moçambique. O Japão vai doar 3,8 milhões de dólares (3,2 milhões de euros) a Moçambique para investir em equipamento de transportes e armazenamento refrigerado de vacinas contra a covid-19, anunciou hoje em comunicado. Com o apoio "poderá ser estabelecido um sistema eficaz e seguro para as vacinas contra a covid-19 e controlar a pandemia", referiu a representação diplomática em Maputo, em comunicado.

10h40 - África ultrapassou 5,5 milhões de casos e 142 mil mortos. O continente africano já ultrapassou os 5,5 milhões de casos de infeções por covid-19, anunciaram hoje as autoridades sanitárias africanas, apontando que há 88% de recuperações, equivalente a 4,8 milhões de pessoas.

10h38 - Casos aumentam na Europa após 10 semanas de declínio. Os casos da covid-19 começaram novamente a aumentar na Europa após 10 semanas consecutivas de queda, anunciou hoje a filial europeia da Organização Mundial da Saúde (OMS), alertando para o risco de uma nova vaga.

10h20 - Testes comparticipados devem incluir pessoas vacinadas. A Ordem dos Médicos saudou a comparticipação de testes rápidos de antigénio à covid-19 que entra hoje em vigor e defendeu que a medida deve incluir quem já tem esquema vacinal completo.  

10h03 - Algarve admite que profissionais de saúde podem ter de sacrificar férias. O Centro Hospitalar do Algarve admite que os profissionais de saúde podem ter de sacrificar as férias a que têm direito por causa do combate à pandemia, revelou secretário de Estado responsável pela coordenação regional da Covid-19.

09h36 - Retoma total do setor do turismo só deverá acontecer em 2023. O painel do Barómetro de Turismo do IPDT indica que a retoma total no setor só deverá acontecer em 2023, de acordo com um estudo, enviado hoje à Lusa.

09h28 - Autoridades japonesas reabrem rotas de escalada no monte Fuji. O icónico Monte Fuji, património mundial do Japão, reabriu hoje aos alpinistas, depois de ter mantido todas as rotas fechadas desde o verão passado como medida de precaução contra a pandemia da covid-19. Uma segunda rota, que atravessa a província de Shizuoka, deverá abrir em 10 de julho.

09h19 - Festival Neopop adiado para o próximo ano. O festival de música eletrónica Neopop, em Viana do Castelo, foi adiado para 2022, anunciou hoje a organização, que lamentou a falta de respostas por parte da Direção-Geral da Saúde (DGS).

08h52 - DGS analisa vacinação de crianças dos 12 aos 15 anos. A Direção-Geral da Saúde (DGS) está a analisar a administração da vacina contra a covid-19 a crianças dos 12 aos 15 anos. Segundo o JN, a autoridade de saúde pediu pareceres à comunidade pediátrica. Em causa está a vacina da Pfizer e o assunto que divide especialistas e levanta questões éticas. Em Portugal, a Cominarty é administrada a jovens a partir dos 16 anos com determinadas patologias ou institucionalizados

08h48 - Google permitirá guardar certificados de vacina no Android. A Google anunciou que será possível armazenar certificados de vacina e resultados de testes à Covid-19 diretamente no Android, permitindo assim ter um comprovativo digital em telemóveis com o sistema operativo.

08h30 - Cinco questões para perceber como funciona a comparticipação de testes rápidos. Cada português pode fazer até quatro testes rápidos de antigénio por mês, sendo que há exceções. Saiba como funciona a medida.

07h51 - Texas retoma execuções adiadas devido à pandemia da Covid-19. O estado norte-americano do Texas (sul) executou na quarta-feira um homem condenado por um triplo homicídio e que cuja execução tinha sido a primeira a ser adiada por causa da pandemia da Covid-19.

07h47 - Três em quatro bombeiros têm a vacinação completa. Três em quatro bombeiros têm a vacinação completa contra a Covid-19, anunciou hoje a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), que readaptou este ano os planos e orientações operacionais para minimizar o risco de contágio.

07h31 - Alemanha regista 892 novos casos e 63 mortos por Covid-19. A Alemanha conta, esta quinta-feira, com mais 892 casos de Covid-19, com o país a somar assim 3.729.033 infetados. Quanto às mortes, há hoje mais 63 vítimas mortais, para um total de 90.938 óbitos desde que a pandemia teve início.

07h28 - Comparticipação de testes rápidos de antigénio entra hoje em vigor. Os testes rápidos de antigénio (TRAg) à Covid-19 passam, a partir de hoje, a ser comparticipados a 100%, uma medida que visa intensificar a sua utilização pela população e reforçar o controlo da pandemia de covid-19.

07h23 - Certificado digital entra hoje em vigor e um milhão de portugueses já o tem. Começaram a ser emitidos em Portugal em 16 de junho e, desde então e até ao final de terça-feira, já foram disponibilizados mais de um milhão de comprovativos de que o seu portador foi vacinado contra a covid-19, efetuou um teste com resultado negativo ou já recuperou da doença, adiantou à Lusa fonte dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

07h12 - Centros de dia sem restrições a atividades a partir de hoje. Os centros de dia que partilham espaços com outras respostas sociais podem a partir de hoje retomar as atividades de apoio social, suspensas devido à pandemia da Covid-19. A decisão do Governo foi tomada pelo Conselho de Ministros no início de junho.
  

07h03 - Enquanto dormia: 

07h00 - Bom dia, iniciamos um novo registo de acompanhamento da pandemia. Pode recordar o anterior aqui.

Leia Também: AO MINUTO: DGS responde a Marcelo; Delta impede fim de regras em França

Recomendados para si

;
Campo obrigatório