Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

AO MINUTO: DGS responde a Marcelo; Delta impede fim de regras em França

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo.

AO MINUTO: DGS responde a Marcelo; Delta impede fim de regras em França
Notícias ao Minuto

15:47 - 30/06/21 por Filipa Matias Pereira

Mundo Covid-19

Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais quatro mortes e 2.362 novos casos relacionados com a Covid-19, sendo que desde 13 de fevereiro que não tínhamos tantas infeções diárias. 

Ainda de acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS),  a incidência e o índice de transmissibilidade continuam a subir (e a seguir, cada vez mais, no 'vermelho').

O Governo decidiu hoje comparticipar até quatro testes rápidos por mês por utente. A medida entra em vigor já a partir desta quinta-feira, dia 1 de julho. Ainda assim, há exceções: a comparticipação não se aplica a utentes com certificado de vacinação, nem aos que tenham recuperado da Covid-19.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo. 

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo:

00h00 - Chegou ao fim este registo, mas o acompanhamento será retomado na manhã de quinta-feira. Já sabe, acompanhe as comunicações das autoridades competentes e, caso tenha sintomas, contacte:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

23h46 - PS faz balanço "muito positivo" apesar das limitações impostas pela Covid: O secretário-geral adjunto do PS, José Luís Carneiro, afirmou hoje que a presidência portuguesa da União Europeia terminou, do ponto de vista do Partido Socialista", "de modo muito positivo", apesar das limitações impostas pela pandemia.

23h36 - DGS responde a Presidente Marcelo: A DGS respondeu, ao final da noite desta quarta-feira a Marcelo Rebelo de Sousa, que defendeu que era preciso explicar aos portugueses porque é que o primeiro-ministro, mesmo tendo completado o esquema vacinal, teve de ficar em isolamento depois de contacto com um infetado.

À Renascença, a autoridade de saúde admite rever a norma que obriga os contactos com infetados a cumprirem isolamento profilático, mesmo quando o esquema vacinal já esteja completo.

Porém, “pelo princípio da precaução em Saúde Pública, no atual momento epidemiológico”, a DGS entende que as regras devem ser mantidas e “as pessoas vacinadas são abordadas, no que diz respeito ao isolamento e testagem, respetivamente, da mesma forma que as pessoas não vacinadas”. 

23h33 - Variante Delta impede fim generalizado das regras sanitárias em França: A partir de hoje deixou de haver lotação controlada nos cinemas e nos restaurantes na maior parte do território francês, mas a prevalência da variante delta na região de Landes, junto à fronteira com Espanha, impediu o fim das restrições.

23h31 - MP do Brasil abre investigação sobre contrato da vacina Covaxin: O Ministério Público brasileiro abriu, esta quarta-feira, uma investigação criminal sobre as negociações para a aquisição da vacina contra a Covid-19 Covaxin, produzida na Índia, avança a Globo.

23h09 - Atualização no Brasil: As autoridades brasileiras reportaram, esta quarta-feira, 43.836 novos casos de Covid-19 e mais 2.081 mortes devido à doença no país. Os números de hoje fazem assim subir o número de vítimas mortais provocadas pelo SARS-CoV-2 no Brasil para 518.066.

22h38 - Pandemia contribuiu para "democratizar a ciência": O secretário de Estado Adjunto e da Saúde defendeu hoje que a covid-19 contribuiu para "democratizar a ciência", permitindo à população familiarizar-se com expressões científicas ligadas à pandemia.

21h33 - "Para contrariar incidência, vacinação precisa de progredir bastante": O vice-almirante Gouveia e Melo defendeu esta quarta-feira, na antena da RTP, que a vacinação contra a Covid-19 em Portugal já cumpriu o objetivo de "proteger os mais frágeis".

"Isso aconteceu, já vemos esses resultados, mesmo com o aumento da incidência, tem-se visto que não há, em termos proporcionais em relação a outras vagas, o aumento de óbitos e de internamentos".

21h32 - Profissionais de eventos dão "grito de alerta" em protesto: Um "grito de desespero" foi como o presidente da Associação Portuguesa de Serviços Técnicos para Eventos (APSTE) classificou a manifestação que a associação realizou hoje, em Lisboa.

21h19 - Atualização em França: As autoridades francesas reportaram, esta quarta-feira, mais 2.457 casos de Covid-19, sendo que o total acumulado de infeções em França é agora de 5.775.301. Nas últimas 24 horas, há ainda a registar mais 25 mortes, num total acumulado de 111.082 óbitos. 

20h51 - Guimarães reforça fiscalização de esplanadas para travar desacatos: A Câmara de Guimarães reforçou a fiscalização das esplanadas na zona histórica da cidade, face aos "episódios de desacatos" ocorridos nos últimos dias, foi hoje anunciado.

20h39 - Médicos venezuelanos recomendam recusa de injeções experimentais: A Federação Médica Venezuelana (FMV) recomendou hoje aos venezuelanos que não injetem o produto cubano Abdala contra a covid-19, alertando que "não é uma vacina" mas "um produto biológico experimental".

20h35 - Alunos em isolamento podem concorrer à 1ª fase: Os alunos finalistas do secundário que só conseguirem ir a exame na segunda fase por estarem infetados com SARS-CoV-2 ou em isolamento profilático vão poder candidatar-se à primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior.
  

20h33 - Jovem continua com sintomas graves meses depois de ter tido Covid: Liliana Jackson, de 16 anos, esteve infetada com o SARS-CoV-2 e pensou que estaria doente durante duas semanas, no máximo, mas meses depois o 'pesadelo' continua. Meses depois de ter estado infetada, revela a BBC, a jovem continua a ter crises que incluem erupções cutâneas, dor neuropática, dores no peito e fadiga severa.

20h07 - Inclusão mal conseguida de alunos com dificuldades no ensino à distância: Um estudo da Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto concluiu que a inclusão dos alunos com dificuldades, baixos rendimentos e vulnerabilidades no acesso à educação foi "menos bem conseguida" pelos professores durante o ensino à distância.

19h59 - Pfizer vai aumentar produção: A diretora de pesquisa e desenvolvimento da Pfizer anunciou hoje que a farmacêutica vai aumentar a produção da sua vacina contra a covid-19, para alcançar os 2,5 mil milhões de doses até final do ano.

19h58 - Atualização em Angola: Angola registou 167 novas infeções pelo novo coronavírus, mais seis óbitos associados à doença e 163 recuperações, nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

19h52 - Lisboa recomenda reabertura de discotecas para portadores de certificado: A Câmara de Lisboa aprovou hoje uma moção que recomenda ao Governo que, em articulação com a Direção-Geral da Saúde e com as entidades do setor, avalie a reabertura dos estabelecimentos de animação noturna a portadores dos certificados digitais covid-19.

19h51 - Atualização na Madeira: A Madeira registou 13 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas e quatro recuperações, indicou hoje a Direção Regional da Saúde (DRS), assinalando que o total de infeções ativas no arquipélago é agora de 76.

19h46 - 800 pessoas vacinadas com doses falsas no Uganda: Pelo menos 800 pessoas foram inoculadas com vacinas falsas contra a Covid-19 no Uganda, entre 15 de maio e 17 de junho, revelaram as autoridades de saúde locais, esta quarta-feira.

19h11 - "Testar é fundamental", lembra a DGS no Twitter.

19h10 - Constâncio defende aumento dos estímulos para atingir níveis pré-covid: O antigo vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE) defendeu hoje, em Lisboa, que são necessários mais estímulos, a nível europeu, para que se possa alcançar um nível de crescimento económico pré-covid-19.

19h09 - Vacinas entregues na UE equivale a distância entre Tallinn e Lisboa: Um total de 433 milhões de vacinas anticovid-19 foram já entregues à União Europeia (UE), o equivalente à distância entre Lisboa e Tallinn se cada dose equivaler a um centímetro, estimou hoje a Comissão Europeia.

19h04 - Marcelo pede explicação sobre isolamento de Costa apesar de vacinado: O Presidente da República defendeu hoje que as autoridades sanitárias devem explicar publicamente o motivo para ser imposto isolamento ao primeiro-ministro, apesar de vacinado e com certificado digital covid-19, por ter tido contacto com um infetado.

"Isto tem de ser explicado, para que não haja a ideia errada de que a vacina não serve para nada. Nós temos de vacinar e vacinar mais, há uma campanha de vacinação importante em curso e por isso é bom que os portugueses não fiquem com dúvidas", declarou Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

19h00 - Empresário nega-se a responder em investigação sobre a pandemia no Brasil: O empresário Carlos Wizard, aliado do Governo brasileiro que foi apontado para um cargo no Ministério da Saúde, esteve hoje na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a ação das autoridades na pandemia, mas negou-se a responder a perguntas.
  

18h18 - Hospital de Braga retoma visitas: O Hospital de Braga retoma na quinta-feira, com algumas restrições, as visitas aos doentes internados, que estiveram temporariamente suspensas devido à pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.

18h09 - Marcelo recusa discurso alarmista: Perante os dados da evolução da pandemia, que estão "longe dos que determinaram períodos mais críticos e difíceis", não significa que "não haja o dever de todos, nomeadamente dos mais jovens, de estarem atentos nos seus comportamentos em sociedade", mas "outra coisa é entrar-se num discurso alarmista fundamentalista que não se justifica". 

18h03 - Casamento na origem de surto com 34 infetados nas Caldas da Rainha: Um casamento com mais de centena e meia de convidados está na origem de um surto de Covid-19 nas Caldas da Rainha, com 34 pessoas infetadas e cerca de 150 em isolamento, informou a autoridade de saúde.

18h02 - Atualização em Espanha: A Espanha registou 9.227 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 3.808.960 o total de infetados até agora, num dia em que a incidência acumulada continuou a subir, segundo o Ministério da Saúde espanhol.

17h18 - Associação de Farmácias saúda aprovação da comparticipação de testes: A presidente da Associação de Farmácias de Portugal (AFP) saudou hoje a aprovação da comparticipação de testes rápidos de antigénio de uso profissional, considerando que o seu preço era um fator limitativo para muitas pessoas o realizarem.

17h02 - Portugal perdeu oportunidade de liderança no combate à pandemia: Portugal perdeu uma oportunidade de mostrar liderança no combate à pandemia de covid-19, defendeu em entrevista à Lusa o diretor executivo da Amnistia Internacional Portugal, ao fazer um balanço da presidência do Conselho da União Europeia que hoje termina.

16h57 - Atualização em Itália: Itália registou, nas últimas 24 horas, mais 776 novos casos e 24 mortes relacionadas com o novo coronavírus. Os dados foram revelados esta quarta-feira pelas autoridades de Saúde. No total, desde o início da pandemia, já morreram 127.566 pessoas e foram confirmados 4.259.909 contágios. 

16h42 - Atualização no Reino Unido: Reino Unido registou, nas últimas 24 horas, mais 26.068 novos casos e 14 mortos relacionados com o novo coronavírus. Os dados foram revelados esta quarta-feira pelas autoridades de Saúde. 

16h25 - "Magnitude desta crise obrigou a uma resposta sem precedentes" : A afirmação é do ministro de Estado e das Finanças, João Leão, de acordo com o qual tendo sido fundamental, "numa primeira fase, suspender as regras orçamentais e dar margem aos Governos para darem uma resposta" capaz e "reforçarem os sistemas de saúde e os apoios às famílias e às empresas".

16h24 - Certificado digital em vigor amanhã nos Açores: A Direção Regional da Saúde dos Açores tem estado a integrar os registos de vacinas contra a covid-19 na base de dados nacional para garantir que fiquem validados até à entrada em vigor do certificado digital, na quinta-feira.

15h18 - Recuperação económica "robusta" acima de 4% no 2.º semestre: O ministro das Finanças, João Leão, defendeu hoje em Lisboa, que a recuperação económica será "robusta" no segundo semestre, podendo ultrapassar os 4% inscritos no Programa de Estabilidade, apesar do impacto da pandemia.

15h16 - 'Luz verde' a centro de vacinação 'drive-thru' no Porto: O centro de vacinação 'drive-thru' no Porto, a instalar no Queimódromo, já teve 'luz verde' do Governo, devendo permitir, quando estiver operacional, a inoculação de 2.000 pessoas por dia, revelou hoje o presidente da autarquia.

15h12 - Incidência e Rt a subir: A incidência da infeção com o coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal continental continua a subir, estando hoje nos 176,9 casos por 100.000 habitantes, assim como na totalidade do território que é agora de 172,8, revelam dados oficiais.

Na segunda-feira, a incidência da infeção com o coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal continental estava nos 161,7 casos por 100.000 habitantes, enquanto o valor para a totalidade do território se situava nos 158,5.

De acordo com o boletim epidemiológico conjunto da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), o índice de transmissibilidade (Rt) estava em 1,13 no território nacional e subiu para 1,14, enquanto que em Portugal continental estava em 1,14 e subiu para 1,15. 

15h05 - Governo vai comparticipar até quatro testes rápidos por mês: "A comparticipação é limitada ao máximo de quatro TRAg de uso profissional, por mês civil e por utente, sem prejuízo do disposto no número seguinte", pode ler-se na portaria publicada hoje em Diário da República.

15h04 - Cerca de 2 mil casos de Covid-19 na Escócia estão ligados a adeptos de futebol que se deslocaram no país para assistir a jogos do Euro 2020: De acordo com o órgão de Saúde Pública do país, há no total 1.99 novos casos dos quais 1.294 estão associados a pessoas que viajaram para Londres para ver o jogo entre a Escócia e a Inglaterra, em 18 de junho. Há ainda 397 casos que são de adeptos que assistiram ao jogo no estádio de Wembley.

15h01 - Portugal com mais 4 mortes e 2.362 novos casos. Rt e incidência sobem: Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais quatro mortes e 2.362 novos casos relacionados com a Covid-19. Desde 13 de fevereiro que não tínhamos tantas infeções diárias. O Rt e a incidência estão a subir.

15h00 - Boa tarde! Damos aqui início a um novo registo, mas pode recordar o anterior aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Novos casos 'recuam' a fevereiro. Mais de 50% em Lisboa

 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório