Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

AO MINUTO: Quase mil novos casos por cá, mais de 600 só em Lisboa

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Quase mil novos casos por cá, mais de 600 só em Lisboa
Notícias ao Minuto

07:52 - 15/06/21 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

No domingo, Marcelo Rebelo de Sousa garantiu aos portugueses, e pelo bem da economia, que o país não voltaria atrás no desconfinamento. O chefe de Estado assegurava que apesar do aumento do número de casos nas últimas semanas, o número de mortos havia estabilizado e a pressão no SNS era reduzida, pelo que não haveria motivos para dar um passo atrás.

António Costa, um pouco menos confiante, apresentou uma versão diferente dos factos esta segunda-feira, tendo afirmado que ninguém pode garantir que não se volta atrás no desconfinamento e sublinhando que o Governo adotará "em cada momento as medidas que se justifiquem perante o estado da pandemia". A sua resposta surgiu no dia em que o índice de transmissão do novo coronavírus e a incidência voltaram a subir, e em que se registaram mais 625 casos da doença.

Entretanto, Marcelo reagiu e lembrou que o Presidente da República não pode ser desautorizado pelo primeiro-ministro. A confiança de Marcelo Rebelo de Sousa assenta também no avanço do processo de vacinação, que hoje dá mais um passo em frente, com as pessoas com 40 ou mais anos a já poderem fazer o seu próprio agendamento.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

15h40 - Este registo termina aqui. Continue a acompanhar-nos neste novo link.

15h35 - A Eslovénia vai pôr fim a um estado de emergência declarado há oito meses para combater a pandemia na terça-feira, levantando a maioria das restrições, disse o Ministério da Saúde. 

15h26 - A Escócia "provavelmente" manterá as restrições para combater a Covid-19 por mais três semanas, a partir de 28 de junho, disse a primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon.

15h18 - O presidente do Conselho Europeu afirmou hoje que a União Europeia (UE) e os Estados Unidos querem que a pandemia de covid-19 "passe a fazer parte dos livros de história", sendo a "cooperação internacional" indispensável para o conseguir.
  

15h13 - A Madeira já administrou 182.000 vacinas contra a covid-19 desde dezembro de 2020, informou hoje a Direção Regional de Saúde, indicando que 105.062 correspondem à primeira dose e 76.938 à segunda dose.

14h45 - A União Europeia (UE) foi aos mercados, esta terça-feira, financiar-se em 20 mil milhões de euros, numa operação para financiar a 'bazuca' de recuperação. Este processo registou uma "forte procura", de acordo com Filipe Silva, do Banco Carregosa. 

14h30 - A associação ambientalista Quercus destacou hoje o aumento das zonas balneares portuguesas que foram classificadas e vão hastear, durante a época balnear, a bandeira 'Qualidade de Ouro 2021' apesar da pandemia de covid-19.

14h05 - Covid-19: Portugal com 973 infetados e duas mortes nas últimas 24 horas. Desde o dia 6 de março que o país não registava tantos contágios. A maioria das novas infeções, nas últimas horas, registaram-se em Lisboa e Vale do Tejo (LV), com 629 novos casos diagnosticados. 

14h00 - Marcelo não comenta "equívoco" com Costa. Em solo húngaro, e à espera da hora do jogo da Seleção, o Presidente da República rejeitou comentar "outros temas", tais como o "mal entendido" com o primeiro-ministro relativamente ao processo de desconfinamento.

13h50 - Macau recebe novo carregamento de vacinas da Pfizer. Macau vai receber no próximo fim de semana cerca de dez mil doses da vacina contra a covid-19 produzida pela norte-americana Pfizer e a alemã BioNTech, anunciaram hoje as autoridades de saúde do território.

13h42 - O Observatório Permanente da Justiça (OPJ) concluiu que a pandemia de Covid-19 teve em Portugal forte impacto nos direitos fundamentais das pessoas mais idosas, minorias étnicas, crianças e jovens vítimas de violência e cidadãos com deficiência.

13h39 - Rio diz não querer "interferir" na polémica entre Costa e Marcelo. O presidente do PSD, Rui Rio, escusou-se hoje a responder a qualquer pergunta relacionada com as diferentes posições manifestadas por primeiro-ministro e Presidente da República sobre o desconfinamento, dizendo não querer "interferir nessa polémica".

13h31 - Irlanda duplica quarentena para chegadas do Reino Unido. A Irlanda vai duplicar para 10 dias o período de quarentena de pessoas que cheguem ao país vindas do Reino Unido sem vacina ou parcialmente vacinadas contra a Covid-19 devido ao risco da variante Delta, noticiou a estação pública RTÉ. A mudança das regras deve-se à propagação rápida da variante Delta, considerada mais transmissível, no Reino Unido, onde o Governo britânico decidiu adiar o plano de desconfinamento por quatro semanas em Inglaterra.

13h24 - Balanço mundial da Covid-19 aponta para mais de 3,8 milhões de mortos. A pandemia do novo coronavírus fez pelo menos 3.813.994 mortos em todo o mundo desde que a doença foi detetada na China em finais de dezembro de 2019, de acordo com o balanço da France-Presse. Mais de 176.171.260 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados desde o início da pandemia.

13h16 - Portugal pode estar "a caminho" de ser um dos 27 com maior incidência. Portugal poderá estar "a caminho" de ser um dos países da União Europeia "com maior incidência" de casos de covid-19 devido à variante Delta do SARS-CoV-2, disse hoje à Lusa o matemático especialista em epidemiologia Óscar Felgueiras. O investigador da Universidade do Porto, afirmou que "Portugal está a caminho de ser um dos países com maior incidência na União Europeia", considerando, no entanto, que o "impacto hospitalar" do crescimento do número de casos será moderado pela vacinação.  

13h14 - Há 214 surtos ativos, 81 dos quais em estabelecimentos de ensino. Portugal registava segunda-feira 241 surtos ativos em Portugal continental, 81 dos quais em estabelecimentos de educação e ensinos, dados que contrastam com o máximo atingido em fevereiro deste ano (921), segundo dados da DGS. Mais de metade dos surtos ativos registavam-se na segunda-feira na Região de Lisboa e Vele do Tejo, com 168, enquanto a Região Norte tinha 30 surtos, o Algarve 23, o Alentejo 13 e a região Centro sete, precisa a Direção-Geral da Saúde (DGS) numa resposta enviada à agência Lusa.  

12h58 - Costa desautorizou Marcelo? O primeiro-ministro considerou hoje que existe um "mal-entendido", alguma "intriga e confusão" sobre a ideia de que desautorizou o Presidente da República face ao processo de desconfinamento, frisando que, por natureza, primeiros-ministros não desautorizam chefes de Estado.

12h55 - A organização do Amplifest anunciou hoje o adiamento para 2022, da edição deste ano do festival, realizando-se, pela primeira vez na sua história, em dois fins de semana de outubro, no Hard Club do Porto.

12h52 - O diretor geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, voltou a apelar à necessidade mais mais vacinas, esta terça-feira. "O vírus move-se mais depressa que a distribuição mundial de vacinas. Para acabar com a pandemia, o nosso objetivo comum deve ser a vacinação de pelo menos 70% da população mundial até à reunião do G7 do próximo ano. Para isso, precisamos de 11 mil milhões de doses", afirmou.

12h43 - O ritmo de vacinação na União Europeia (UE) é um "motivo de otimismo" no controlo da covid-19, mas "não de complacência", considerou hoje a comissária europeia da Saúde, vincando que "ainda não é altura de deitar as máscaras fora".

12h37 - Não há nenhum país da UE com uma incidência superior a 200 casos por cada 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, avança o El Pais. A conclusão é de um estudo do Grupo de Biologia Computacional e Sistemas Complexos (BIOCOMSC) do Departamento de Física da Universidade Politécnica da Catalunha (UPC), em Espanha, com recurso a dados atualizados esta segunda-feira.

12h24 - Ministros da Saúde acordam posição sobre reforço do papel da EMA. Os ministros da Saúde da UE, reunidos hoje pela última vez sob presidência portuguesa, chegaram a acordo quanto à posição negocial do Conselho sobre novas regras com vista ao reforço do papel da Agência Europeia do Medicamento (EMA).

Um dos principais objetivos do projeto de revisão das regras para a EMA é capacitar melhor esta agência para monitorizar e atenuar a escassez potencial e real de medicamentos e dispositivos médicos considerados críticos para dar resposta a emergências de saúde pública, como a pandemia da covid-19, que revelou lacunas nesta matéria.

12h15 - Discussão sobre máscara na origem de mais uma agressão. A funcionária de uma padaria de Palmares Paulista, no estado brasileiro de São Paulo ficou com um braço partido depois de ter pedido a um cliente que usasse a máscara de proteção contra a Covid-19 dentro do estabelecimento.

12h10 - A edição do festival de Vilar de Mouros prevista para este ano, em Caminha, foi cancelada e adiada para 2022, mas a organização vai começar este mês a apresentar o cartaz, divulgou hoje a promotora.

12h00 - Eduardo Cabrita elogiou hoje o o papel da GNR em tempos de pandemia, no âmbito da cerimónia de condecoração de António Boga como primeiro brigadeiro-general da Guarda Nacional Republicana. "No último ano e meio, a GNR afirmou-se verdadeiramente como a força de segurança da coesão nacional. Num tempo difícil foi um exemplo de proximidade, capacidade operacional e solidariedade", afirmou o ministro da Administração Interna.

11h40 - Que cuidados deve ter em isolamento? A Direção Geral de Saúde lembra-lhe que "a limpeza e a desinfeção de superfícies é uma das medidas mais importantes no combate à propagação do vírus".

11h24 - Adalberto Campos Fernandes considera "absolutamente inadmissível" que Portugal não disponha de informação necessária para ajustar a matriz de risco da Covid-19, conforme propôs o Gabinete de Crise da Ordem dos Médicos. 

10h50 - Um total de 41 pessoas, entre elementos das seleções participantes e da organização da Copa América, revelaram infeção pelo novo coronavírus até à data de início da competição futebolística, informou o Ministério da Saúde do Brasil.

10h25 - No Reino Unido, as pessoas com 18 ou mais anos vão poder começar a agendar a sua vacinação ainda esta semana, fez saber o responsável pelo sistema nacional de saúde britânico.

10h15 - Esta terça-feira, o SNS lembra que "testar é fundamental" para garantir que não está infetado.

10h13 - Lisboa está acima dos 240 casos/100 mil habitantes e pode dar passo atrás. O coordenador para a Covid-19 da região de Lisboa e Vale do Tejo revela que a capital tem uma incidência superior a 240 casos por 100 mil habitantes. Se se mantiver este cenário, Lisboa arrisca-se a recuar no desconfinamento.

09h44 - Cabo Verde vacina residentes do Sal e Boa Vista para retomar turismo. Cabo Verde arrancou esta semana com a vacinação em massa da população contra a covid-19 no Sal e Boa Vista, duas ilhas em cujo objetivo é vacinar todos os adultos antes de agosto, para garantir a retoma turística.

09h38 - África registou mais 340 mortes associadas à covid-19 nas últimas 24 horas, o que eleva o total de óbitos desde o início da pandemia para 135.158, e 15.538 novos infetados, de acordo com os dados oficiais mais recentes.

08h52 - O ministério da Saúde espanhol distribui hoje 400 mil doses da vacina da AstraZeneca pelas suas comunidades.

08h40 - Pfizer investiga pessoas vacinadas que contraíram a doença. A farmacêutica Pfizer vai realizar um estudo sobre um grupo de pessoas que depois de vacinadas contra o covid-19 contraíram a doença para determinar se é necessária uma dose de reforço.

08h35 - A partir desta terça-feira, volta a ser obrigatório o uso de máscara em espaços públicos. A regra está em vigor até meados de setembro, segundo a lei publicada esta segunda-feira em Diário da República. 

O diploma entra em vigor 24 horas depois desta obrigatoriedade ter deixado de existir, dado que a anterior lei determinava essa imposição até este domingo, dia 13 de junho.

08h30 - Israel aboliu a obrigação do uso de máscaras de proteção em espaços interiores, esta terça-feira, A medida surge numa altura em que o número de novos casos continua a diminuir, embora o processo de vacinação tenha estagnado.

08h14 - Dados atualizados da China: A província chinesa de Guangdong, que faz fronteira com Macau e Hong Kong, detetou dois casos locais de Covid-19, nas últimas 24 horas, anunciou hoje a Comissão de Saúde da China.

08h10 - Ursula Von der Leyen anunciou, no Twitter, que já foram administradas mais de 300 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 na UE.

"Ultrapassámos os 300 milhões de vacinações na UE", escreveu Von der Leyen, na sua conta na rede social Twitter, acrescentando: "a cada dia, aproximamo-nos do nosso objetivo de termos distribuído doses suficientes para vacinar 70% dos adultos no próximo mês".

08h05 - Uma operadora de caixa de um supermercado na Georgia, nos EUA, foi fatalmente alvejada na sequência de uma discussão com um cliente por causa do uso obrigatório da máscara de proteção contra a Covid-19.

07h38 - As pessoas com 40 ou mais anos que ainda não tenham sido vacinadas contra a Covid-19 já podem agendar a inoculação, de acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS). Para fazê-lo basta aceder a este site.

07h30 - "Presidente nunca é desautorizado pelo primeiro-ministro". Marcelo Rebelo de Sousa disse na segunda-feira, na Hungria, que "por definição, o Presidente nunca é desautorizado pelo primeiro-ministro", depois de António Costa ter dito que ninguém pode garantir que não se volta atrás no processo de desconfinamento.

07h25 - Os líderes da União Europeia (UE) reúnem-se hoje em Bruxelas com o Presidente norte-americano, Joe Biden, na primeira cimeira desde 2017, na qual Bruxelas e Washington tentarão compromissos sobre vacinas anticovid-19, metas climáticas e comércio.  

07h24 - O investimento no Serviço Nacional de Saúde em 2020 permitiu um retorno de 6,8 mil milhões de euros para a economia, tendo em conta o impacto dos cuidados de saúde no absentismo e na produtividade, conclui um estudo hoje divulgado.

07h22 - A Alemanha regista, esta terça-feira, 652 novos casos de Covid-19 e 93 mortos da doença. Em termos acumulados, e segundo os dados atualizados do Instituto Robert Koch, o país já registou, desde o início da pandemia, 3.716.170 infetados e 89.937 vítimas mortais.

07h21 - Os profissionais de saúde são o ponto mais forte do Serviço Nacional de Saúde e que merece ser valorizado segundo os utentes, revela um estudo hoje divulgado, que aponta o acesso e tempos de espera como aspetos a melhorar.

07h20 - Um em cada quatro portugueses deixaram de recorrer ao Serviço Nacional de Saúde no ano passado por medo de serem contagiados com o novo coronavírus e mais de dois terços consideram que o SNS tem respondido bem à pandemia.

Segundo os dados do Índice de Saúde Sustentável, 15,7% dos utentes deixaram de ir a uma consulta com o médico de família no centro de saúde, 7,5% não foram a consultas de especialidade nos hospitais, 5,8% deixaram exames de diagnóstico por fazer e 7,3% optaram por não recorrer às urgências.

07h18 - Covid-19 está a piorar a corrupção na UE. A pandemia de Covid-19 está a agravar a corrupção na União Europeia (UE), aumentando também as disparidades socioeconómicas e os regimes autoritários, com os 27 a serem afetados pelo fenómeno, revela um relatório da Transparência Internacional divulgado hoje.

07h17 - Os ministros da Saúde da UE vão tentar adotar hoje uma posição comum relativamente às regras para reforçar o papel da Agência Europeia do Medicamento (EMA) na preparação de crises e gestão de produtos medicinais e dispositivos médicos.

Naquela que é a última reunião de ministros da Saúde sob presidência portuguesa, que Marta Temido dirigirá no Luxemburgo, os 27 farão também um balanço dos progressos alcançados em torno de propostas de revisão do regulamento que cria o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças e de graves ameaças transfronteiriças para a saúde.

07h15 - O Governo japonês anunciou hoje que vai doar um milhão de doses de vacina contra a Covid-19 ao Vietname num esforço para assegurar a igualdade de acesso à vacinação na região asiática.

07h14 - Enquanto dormia:

  • Dados atualizados dos EUA: Os Estados Unidos registaram 193 mortos por Covid-19 e 10.799 casos nas últimas 24 horas
  • Dados atualizados do México: O México, o quarto país do mundo com mais óbitos por Covid-19, registou 37 mortos e 1.175 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas

07h12 - Bom dia! Damos início ao acompanhamento da situação da Covid-19. Recorde os acontecimentos anteriores aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Brasil com mais 827 mortes. Variante Delta em 74 países

Recomendados para si

;
Campo obrigatório