Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Covid-19: Irlanda duplica quarentena para chegadas do Reino Unido 

A Irlanda vai duplicar para 10 dias o período de quarentena de pessoas que cheguem ao país vindas do Reino Unido sem vacina ou parcialmente vacinadas contra a covid-19 devido ao risco da variante Delta, noticiou a estação pública RTÉ.

Covid-19: Irlanda duplica quarentena para chegadas do Reino Unido 
Notícias ao Minuto

13:02 - 15/06/21 por Lusa

Mundo Viagens

A mudança das regras deve-se à propagação rápida da variante Delta, considerada mais transmissível, no Reino Unido, onde o Governo britânico decidiu adiar o plano de desconfinamento por quatro semanas em Inglaterra.

À entrada esta manhã para o Conselho de Ministro, onde a proposta ia ser discutida, o ministro dos Transportes, Eamon Ryan, disse o objetivo era "refletir a preocupação com esta variante Delta", detetada inicialmente na Índia. 

Além de um teste PCR antes do embarque e 10 dias de quarentena (em vez de cinco dias) à chegada à Irlanda, os viajantes terão de fazer dois testes PCR com resultado negativo durante o isolamento para poder sair. 

"As pessoas viram o Governo britânico atrasar a reabertura deles. Esta medida quer mostrar a mesma base de precaução para tentar conter o desenvolvimento dessa variante aqui o máximo que pudermos e para nos dar tempo para distribuir vacinas para nos dar proteção", disse Ryan, em declarações transmitidas pela estação pública RTÉ. 

O Governo de Dublin espera assim reduzir o volume de circulação até meados de julho para deixar avançar a vacinação na população irlandesa, 36% da qual já recebeu pelo menos uma dose, de acordo com o portal World in Data, da Universidade de Oxford.  

A partir de 19 de julho, as restrições a viagens internacionais deverão ser suspensas, quando a Irlanda implementar o certificado digital Covid-19, recentemente aprovado pela União Europeia (UE).

Depois de autorizar a abertura do serviço de esplanada no setor da restauração, em 05 de junho, o Governo irlandês tem prevista uma nova etapa de desconfinamento, a 05 de julho, para aliviar mais restrições. 

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, confirmou na segunda-feira que a última fase do plano de desconfinamento em Inglaterra, prevista para 21 de junho, seria adiada por quatro semanas, até 19 de julho, devido ao risco de "milhares de mortes".

A decisão no Reino Unido implica que os ajuntamentos de grupos ao ar livre continuam limitados a 30 pessoas e em espaços fechados a seis pessoas, limitando a capacidade de bares e restaurantes, salas de teatro, música e grandes eventos. 

Leia Também: Boris Johnson confirma: Desconfinamento adiado quatro semanas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório