Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Lisboa está acima dos 240 casos/100 mil habitantes e pode dar passo atrás

O coordenador para a Covid-19 da região de Lisboa e Vale do Tejo revela que a capital tem uma incidência superior a 240 casos por 100 mil habitantes. Se se mantiver este cenário, Lisboa arrisca-se a recuar no desconfinamento.

Lisboa está acima dos 240 casos/100 mil habitantes e pode dar passo atrás
Notícias ao Minuto

10:10 - 15/06/21 por Notícias ao Minuto

País Pandemia

Duarte Cordeiro adiantou esta segunda-feira, em entrevista à RTP3, que o concelho de Lisboa está acima dos 240 casos por 100 mil habitantes, ou seja, "acima do limite que permite recuar" no desconfinamento.

No entanto, será a primeira semana em que a capital se encontra acima deste limite. Apesar disso, o coordenador para a Covid-19 em Lisboa e Vale do Tejo avisa que se a incidência não diminuir, Lisboa dará um passo atrás no desconfinamento.

"Se a incidência não diminuir na próxima semana, então Lisboa passa a ter horários reduzidos no que diz respeito à restauração", afirmou o responsável.

Com mais de 120 casos por 100 mil habitantes, indicou, "há vários concelhos da Área Metropolitana de Lisboa", disse ainda Duarte Cordeiro, traçando um quadro geral do panorama em LVT: "É uma situação de elevada incidência na região, em particular na AML, e não apenas num concelho". 

Duarte Cordeiro adiantou também esta segunda-feira à RTP que 70% dos novos contágios na região têm origem em meio familiar e que 11% começam em festas e eventos

"Aquilo que sabemos através da informação da ARS [Autoridade Regional de Saúde] de Lisboa e Vale do Tejo é que a generalidade das situações têm ocorrido por contágio familiar, cerca 70% dos casos. Mas, também temos muitas situações que acontecem por contágio em festas, eventos ou mesmo em escolas", esclareceu.

Nesta altura, há 170 surtos ativos na Grande Lisboa, sendo que destes 66 ocorrem em escolas da região. No total, atualmente, mais de seis mil alunos em Lisboa e Vale do Tejo encontram-se em isolamento.

Sobre as festas e eventos, Duarte Cordeiro sublinhou que se espera que ainda esta semana seja publicada a nova norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) relativamente à testagem obrigatória.  "Espera-se que seja esta semana que se introduza esta medida, que é uma medida muito importante. A resolução de Conselho de Ministros implica que a DGS determine o número de participantes que torna obrigatória essa testagem", acrescentou. 

De recordar que Lisboa foi um dos concelhos que não avançou no plano de desconfinamento, a par de Braga, Odemira e Vale de Cambra. 

Leia Também: AO MINUTO: Novo avanço na vacinação; Pfizer investiga casos de Covid-19

Recomendados para si

;
Campo obrigatório