Meteorologia

  • 26 SETEMBRO 2021
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 24º

Edição

Grande Lisboa. 70% dos novos casos têm origem em meio familiar

Cerca de 11% devem-se a festas e eventos, informou o coordenador da resposta Covid-19 na região. No total, há, neste momento, 170 surtos ativos em Lisboa e Vale do Tejo.

Grande Lisboa. 70% dos novos casos têm origem em meio familiar

Duarte Cordeiro, coordenador da resposta Covid-19 em Lisboa e Vale do Tejo, informou, esta segunda-feira, que 70% dos novos contágios na região têm origem em meio familiar e que 11% começam em festas e eventos. 

"Aquilo que sabemos através da informação da ARS [Autoridade Regional de Saúde] de Lisboa e Vale do Tejo é que a generalidade das situações têm ocorrido por contágio familiar, cerca 70% dos casos. Mas, também temos muitas situações que acontecem por contágio em festas, eventos ou mesmo em escolas", esclareceu o responsável, em declarações à RTP. 

Neste momento, revelou também Duarte Cordeiro, há 170 surtos ativos na Grande Lisboa, sendo que destes 66 ocorrem em escolas da região. No total, atualmente, mais de seis mil alunos em Lisboa e Vale do Tejo encontram-se em isolamento.

"Nesta fase final do ano [letivo], se não houver atenção ou cuidado o que pode acontecer é não só as pessoas verem os seus filhos a ficarem em isolamento profilático numa altura difícil, como também os pais ficarem em isolamento profilático com os filhos", alertou o coordenador. 

Sobre as festas e eventos, o responsável sublinhou que se espera que ainda esta semana seja publicada a nova norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) relativamente à testagem obrigatória. 

"Espera-se que seja esta semana que se introduza esta medida, que é uma medida muito importante. A resolução de Conselho de Ministros implica que a DGS determine o número de participantes que torna obrigatória essa testagem", acrescentou. 

Importa recordar que Lisboa foi um dos concelhos que não avançou no plano de desconfinamento, a par de Braga, Odemira e Vale de Cambra.

Leia Também: AO MINUTO: Madeira substitui PCR. Maiores de 40 podem autoagendar hoje?

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório