Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

'Bazuca': UE emitiu 20 mil milhões em obrigações com "forte procura"

Este processo registou uma "forte procura", de acordo com Filipe Silva, do Banco Carregosa. 

'Bazuca': UE emitiu 20 mil milhões em obrigações com "forte procura"
Notícias ao Minuto

14:17 - 15/06/21 por Notícias ao Minuto

Economia Bazuca

A União Europeia (UE) foi aos mercados, esta terça-feira, financiar-se em 20 mil milhões de euros, numa operação para financiar a 'bazuca' de recuperação. Este processo registou uma "forte procura", de acordo com Filipe Silva, do Banco Carregosa. 

"A UE fez hoje a primeira emissão de divida ao abrigo do 'Next Generation EU', que é um pacote de recuperação para apoiar os estados membros atingidos pela pandemia e será dotado de um montante total de 750 mil milhões de euros.  Foram emitidos 20 mil milhões, com um spread das taxas mid swap a 10 anos subtraída de 2 pontos base. Os livros superaram os 142 biliões, esta forte procura é justificada pelo interessante prémio que a emissão teve versus outras com risco semelhante", refere Filipe Silva, numa nota enviada ao Notícias ao Minuto

A Comissão Europeia já só prevê os primeiros desembolsos aos países das verbas da recuperação pós-crise da Covid-19 em agosto, e não em julho como antes estimado, dados os procedimentos necessários, anunciou o comissário europeu da tutela.

"O objetivo da Comissão Europeia para este ano é de financiar-se em 80 mil milhões, a distribuição desta liquidez deverá começar a ocorrer a partir de agosto e é mais um importante passo para a recuperação da economia europeia", refere ainda Filipe Silva. 

Na quarta-feira, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, desloca-se a Lisboa para anunciar formalmente a aprovação do PRR português, ainda sujeito a aprovação pelo colégio, numa viagem que abrange também países como Espanha e depois Grécia, Dinamarca e Luxemburgo.

Leia Também: UE/EUA: Tarifas retaliatórias ascenderam os 10 mil milhões em dois anos

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório