Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Falta de dados para ajustar matriz "é absolutamente inadmissível"

Antigo ministro da Saúde considera que a justificação de falta de dados para ajustar a matriz de risco da Covid-19 "é absolutamente inadmissível" e "prejudica o país".

Falta de dados para ajustar matriz "é absolutamente inadmissível"
Notícias ao Minuto

11:23 - 15/06/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

Adalberto Campos Fernandes considera "absolutamente inadmissível" que Portugal não disponha de informação necessária para ajustar a matriz de risco da Covid-19, conforme propôs o Gabinete de Crise da Ordem dos Médicos

Numa publicação partilhada nas redes sociais, o antecessor de Marta Temido disse que "aos 'especialistas' cumpre a responsabilidade de aconselhar, alertar e informar".  E às autoridades, por sua vez, "cabe o dever de executar as medidas adequadas com base na melhor evidência".

"Em particular, ajustar a matriz de risco a realidade incorporando as pertinentes recomendações feitas recentemente pelo gabinete de crise da Ordem dos Médicos", enquadrou, completando: "A justificação de falta de dados para o não fazer é absolutamente inadmissível e prejudica o país". 

O bastonário da Ordem dos Médicos, recorde-se, defende que o país precisa "claramente de uma nova matriz de risco" que harmonize o índice de transmissibilidade (Rt), a incidência e a gravidade.  

Miguel Guimarães sustenta que a matriz de risco que está em vigor desde março "tem uma relação direta entre o Rt e a incidência". Já a gravidade é avaliada "através da pressão que os casos e o próprio Rt têm no Serviço Nacional de Saúde (SNS), nomeadamente ao nível de internamentos, cuidados intensivos e óbitos". Porém, com a vacinação "esta ligação começou a perder-se", isto é, deixou de "haver uma relação tão direta entre a transmissibilidade, a incidência e a gravidade da situação". 

Esta nova matriz de risco, que se quer "mais complexa", deveria incluir igualmente "a capacidade de resposta em função das variantes, a cobertura vacinal e as infeções em indivíduos vacinados" porque é "importante percebermos o que está a acontecer com novas variantes", defende o bastonário.

"É importante  não persistir em manobras de diversão"

Adalberto Campos Fernandes, que também é especialista em Saúde Pública, manifestou ainda concordância com a posição tomada pelo Presidente da República que descartou a possibilidade de o país voltar a confinar. 

"O Presidente da República defendeu que 'o não voltar atrás exige às pessoas viverem à medida disso', que, se querem que não se volte atrás, 'têm que ter bom senso no respeito das regras sanitárias', que aos eleitos para governar cabe decidir e aos especialistas 'chamar a atenção para o juízo que as pessoas devem ter'". 

Ora, para Adalberto Campos Fernandes, "por mais surpreendentes que alguns possam considerar estas afirmações, elas fazem todo o sentido do ponto de vista político, social e técnico". 

O antigo governante argumenta que o contexto epidemiológico que se vive hoje "é muito diferente pese embora o risco associado às novas variantes". E defende que os instrumentos disponíveis atualmente (vacinação, testagem e isolamento dos contactos) "permitem manter a recuperação da vida económica e social progressivamente e sem desnecessários recuos". 

Por fim, Adalberto Campos Fernandes alerta que "é importante  não persistir em manobras de diversão", avisando que, para além da fadiga pandémica, "corremos o risco sério da fadiga cívica por falta de crédito e de confiança". 

Leia Também: AO MINUTO: Lisboa pode dar passo atrás; UE 70% vacinada este mês?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório