Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

AO MINUTO: Passe sanitário em França. Autoagendamento alargado amanhã?

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Passe sanitário em França. Autoagendamento alargado amanhã?
Notícias ao Minuto

15:52 - 26/05/21 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

O Governo decidiu acelerar a vacinação contra a Covid-19 "a nível nacional", e não apenas em Lisboa, alargando-a às faixas etárias dos 40 e 30 anos, a partir de 6 e 20 de junho, respetivamente. O anúncio foi feito ao final da noite de terça-feira, através da conta oficial do Governo no Twitter, clarificando assim a informação que havia sido adiantada no âmbito das novas medidas a implementar na região de Lisboa e Vale do Tejo. O país já tem 16% da população com a vacinação completa.

Portugal reportou, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado esta quarta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS), 594 novos contágios e uma morte nas últimas 24 horas. Em termos globais, Portugal contabiliza 846.434 infeções e 17.022 óbitos. Os recuperados são já  807.065.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - Boa noite, este registo fica por aqui, mas pode continuar a acompanhar-nos na manhã de quinta-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24
SNS24 da Madeira: 800 24 24 20
SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: atendimento@sns24.gov.pt

23h42 - Passe sanitário entra em vigor em França a 9 de junho. O passe sanitário vai entrar em vigor em França já no dia 9 de junho, altura que começa uma nova fase do desconfinamento, com este certificado a servir para entrar em todos os lugares cobertos com mais de mil pessoas. Este passe sanitário é só válido para França e deve ser apresentado em grandes espetáculos, conferências, salões, festivais ou casinos. As três maneiras de ter este passe válido são através da vacinação com as duas doses, um teste PCR com menos de 72 horas ou um teste antigénico de menos de 48 horas.

22h30 - Autoagendamento para maiores de 50 anos poderá começar já amanhã. É previsível que o autoagendamento das pessoas com mais de 50 anos esteja disponível a partir de quinta-feira à tarde, mas a vacinação deste grupo etário já está a decorrer através de agendamento local, indicou Gouveia e Melo durante a entrevista que decorreu hoje à noite na TVI24. Garantiu ainda que "vamos chegar todos aos 70% da imunidade de grupo, não se vão deixar bolsas no país" e mostrou-se alinhado com o Presidência da República, que defende uma mudança na matriz de risco considerando a taxa de imunidade.

22h25 - Brasil regista mais de 80 mil novos casos e 2.398 óbitos em 24 horas. Com 2.398 óbitos notificados esta quarta-feira, o Brasil contabiliza nesta altura 454.429 vítimas mortais provocadas pela Covid-19, segundo os dados divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Foram detetados 80.486 novos casos de contaminação no último dia, o que elevou o total de casos confirmados para 16.274.695. 

21h57 - "Estamos a ultimar um plano para a recuperação das aprendizagens". O ministro da Educação afirmou hoje que o plano para a recuperação de aprendizagens afetadas pela pandemia está a ser ultimado, após aquilo que descreveu como um processo de "reflexão profunda" em que foram ouvidos vários intervenientes. No final de março, o Governo anunciou a criação de um grupo de trabalho multidisciplinar para apresentar recomendações sobre formas de combater os efeitos da pandemia na aprendizagem dos alunos.

21h47 - Provedora alerta para "aplicação indevida" de medidas de proteção social. A Provedora da Justiça, Maria Lúcia Amaral, alertou hoje o Governo para a "aplicação indevida" de medidas de proteção social na doença e parentalidade, bem como para as dificuldades dos trabalhadores independentes no cumprimento da obrigação contributiva. "A Provedora da Justiça chamou à atenção do secretário de Estado da Segurança Social [Gabriel Bastos] para duas medidas de proteção social na doença e na parentalidade em situação de isolamento profilático que não estão a ser devidamente aplicadas pelo Instituto da Segurança Social [ISS], bem como para as dificuldades que os trabalhadores independentes enfrentam presentemente no cumprimento da obrigação contributiva", lê-se num comunicado do gabinete de Maria Lúcia Amaral.

21h45 - Madeira regista 16 novos casos e um total de 260 infeções ativas. A Madeira registou hoje 16 novos casos de Covid-19 e 19 recuperações, indicou a Direção Regional da Saúde (DRS), referindo que o arquipélago contabiliza agora 260 infeções ativas e dez doentes hospitalizados. Entre os novos positivos, três foram importados - dois da região Norte e um de Lisboa e Vale do Tejo - e 13 são de transmissão local, sendo que a Madeira totaliza 9.416 casos de infeção por SARS-CoV-2 desde março de 2020, já com 9.084 recuperados.

21h36 - "Todo o país é acelerado porque há um conjunto de vacinas a chegar". O vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, coordenador da task force do Plano de vacinação contra a Covid-19, esclareceu esta quarta-feira que a aceleração da vacinação irá ocorrer em todo o país e não apenas em Lisboa e Vale do Tejo. "Todo o país é acelerado porque há um conjunto de vacinas a chegar a território nacional em maior quantidade. Estamos a passar por uma fase em que regularmente temos cerca de 100 mil vacinas por dia para administrar", precisou o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, em entrevista no Jornal das 8 da TVI. 

21h27 - França regista mais 144 óbitos e 12.646 novos casos em 24 horas. As autoridades de saúde francesas revelaram, esta quarta-feira, que foram identificados 12.646 novos casos de infeção (ontem tinham sido notificados 3.155) e morreram mais 144 pessoas nas últimas 24 horas (no dia anterior tinham sido reportadas 221 mortes). Totalizam assim 5.621.696 casos de contágio e 109.023 óbitos. 

21h23 - Angola volta a registar mais de 400 novos casos e sete óbitos. Angola registou 405 novos casos positivos de covid-19, mais sete óbitos, totalizando 742 mortes, e 263 pacientes recuperados da doença, nas últimas 24 horas, anunciou hoje o secretário de Estado para a Saúde Pública angolano, Franco Mufinda.

20h12 - CML atribui 15 mil euros a cada organizadora das marchas populares. A Câmara de Lisboa aprovou hoje, por unanimidade, a atribuição de 15 mil euros a cada uma das 28 entidades organizadoras do concurso das marchas populares, que este ano não se realiza devido à pandemia de Covid-19. O documento foi discutido e votado na reunião pública do executivo municipal, a decorrer esta tarde por videoconferência.

20h02 - Rússia começou a vacinar animais contra a Covid-19. O país começou a vacinar os animais contra a Covid-19. Segundo as autoridades que, em março, já tinham anunciado que o país tinha registado o que diziam ser a primeira vacina específica para animais, várias regiões já começaram a administrar as doses nas clínicas veterinárias locais.  

19h26 - Portugal Continental administrou mais 90 mil doses da vacina contra a Covid-19 hoje. Segundo a TVI24, que cita fontes da task force, até às 18h30 horas, estavam plenamente vacinadas mais de 1,6 milhões de pessoas, mais 48 mil do que na terça-feira. As autoridades de saúde administraram ainda um total cumulativo de 3,466 milhões de primeiras doses. Mais 42 mil nas últimas 24 horas.

19h09 - Deteção do vírus nas ETAR funciona e "vai ser regra em todo o país". A deteção do vírus SARS-CoV-2 nas águas residuais permite identificar precocemente novos surtos e vai estender-se a todo o país, tendo um projeto piloto detetado duas mutações de variantes antes de as autoridades de saúde saberem. O projeto piloto Covidetect decorre desde o ano passado e os resultados preliminares foram hoje apresentados em Lisboa, na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Alcântara, com os responsáveis a explicar que os dados recolhidos nas águas seguiram a par da evolução diária da pandemia de covid-19 nos últimos meses.

18h59 - TAP prevê aumento da capacidade para 65% entre julho e setembro. A TAP perspetivou hoje que a percentagem de capacidade vai aumentar gradualmente para 65% entre julho e setembro, face ao levantamento das medidas restritivas de entrada de passageiros em Portugal.

18h08 - UE ameaça pedir à AstraZeneca dez euros por dia de atraso em cada dose. A União Europeia (UE) e a AstraZeneca estão em tribunal pelo facto de os 27 argumentarem que a farmacêutica não mobilizou o máximo da sua capacidade de produção na Europa para cumprir o contrato celebrado no que à vacina contra a Covid-19 diz respeito. E daqui surge a ameaça de uma "penalização astronómica", escreve a EFE. Esta quarta-feira, a UE ameaçou a AstraZeneca com uma ação judicial para que a farmacêutica pague uma "multa de 10 euros por dia de atraso em cada dose da sua vacina não entregue a partir de dia 1 de julho", escreve a agência de notícias. 

17h46 - Algarve recuperou "ligeiro atraso" na vacinação. O Algarve já recuperou o "ligeiro atraso" que tinha comparativamente a outras regiões na vacinação contra a Covid-19, tendo superado as 200 mil doses administradas, disse hoje à Lusa o coordenador regional do combate à doença. Em declarações à Lusa, o secretário de Estado da Descentralização e Administração Local adiantou que mais de 60 mil pessoas no Algarve já têm a vacinação completa, enquanto 144 mil receberam a primeira dose, num total de 206.338 vacinas administradas.

17h40 - Espanha regista 5.007 novos casos e 54 mortes nas últimas 24 horas. Espanha registou 5.007 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 3.657.886 o total de infetados até agora, continuando a baixar o número de contágios, segundo o Ministério da Saúde espanhol. Os serviços de saúde também notificaram mais 54 mortes atribuídas à pandemia, passando o total de óbitos para 79.855.

17h12 - Estados Unidos doam máscaras e testes rápidos a Cabo Verde. O Ministério da Saúde de Cabo Verde recebeu hoje um donativo de 28 mil testes rápidos à Covid-19 e 62 mil máscaras cirúrgicas, no valor de 150 mil dólares (123 mil euros), financiado pelo governo norte-americano. De acordo com o Ministério da Saúde, esta doação insere-se no projeto 'Prevenir e responder à covid-19 em Cabo Verde', executado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com financiamento da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional.

16h54 - Eurodeputados do PS alertam para email falso sobre "ajuda coronavírus". A delegação socialista portuguesa no Parlamento Europeu alertou hoje para uma mensagem de correio eletrónico falsa que está a ser difundida sobre "ajuda coronavírus" e pede que quem a receba comunique "de imediato" às autoridades competentes. Em comunicado, é referido, que "durante a manhã de hoje está a ser difundida uma mensagem de correio eletrónico utilizando o 'logo' e morada da delegação socialista portuguesa no Parlamento Europeu sob o título: 'Ajuda coronavírus para membros do partido socialista'".

16h50 - Itália regista 3.937 novas infeções e 121 mortes nas últimas 24 horas. Itália reportou, nas últimas 24 horas, mais 3.937 diagnósticos positivos de infeção por SARS-CoV-2, elevando para 4.201.827 o número total de casos desde o início da pandemia.  De acordo com os dados mais recentes da proteção civil italiana, nas últimas 24 horas morreram 121 pessoas, com o país a registar desde o início da pandemia, 125.622 óbitos. 

16h25 - Reino Unido regista 3.180 novos casos e mais 9 óbitos em 24 horas. O Departamento de Saúde e de Assistência Social anunciou que foram diagnosticados 3.180 novos contágios por novo coronavírus e morreram mais 9 pessoas devido à Covid-19. No total, o Reino Unido soma 4.470.297 casos confirmados e 127.748 vítimas mortais. Já foram administradas mais de 61 milhões de vacinas contra a Covid-19.

 

15h54 - Ex-ministro da Saúde concorda que é necessário nova matriz de risco. O Presidente da República defendeu esta quarta-feira que deve ser criada uma nova matriz de risco para acompanhar a situação epidemiológica em Portugal considerando a crescente taxa de imunidade da população. Adalberto Campos Fernandes, ex-ministro da Saúde, concorda. "O Presidente da República a centrar a questão no seu ponto certo, a fazer prevalecer o bom senso e a prevenir a desnecessária confusão e os julgamentos precipitados que não têm em conta as mudanças de contexto, nomeadamente, a vacinação. Muito bem", elogiou, numa publicação feita no Facebook. 

15h38 - Resposta à pandemia e impacto da 3.ª vaga agravam défice em 3.148 milhões. Até abril, as Administrações Públicas (AP) registaram um défice de 4.845 milhões de euros em contabilidade pública, traduzindo um agravamento de 3.148 milhões de euros face ao período homólogo, de acordo com os dados da execução orçamental. 

15h25 - França vai impor quarentena para quem viajar a partir do Reino Unido. O Governo francês vai impor uma quarentena obrigatória a quem viajar para o país a partir do Reino Unido devido à propagação da variante inicialmente detetada na Índia no outro lado do Canal da Mancha. O anúncio foi feito por Gabriel Attal, porta-voz do Governo, à saída do Conselho de Ministros.

15h03 - Portugal recebe mais de 1,4 milhões de vacinas nos próximos dias. O país vai receber mais de 1,4 milhões de vacinas contra a Covid-19 nesta e na próxima semana, que permitirão acelerar o processo de vacinação de três escalões etários em paralelo, anunciou hoje a 'task force'. Está, assim, previsto que o país receba 1.446.000 vacinas nos próximos dias, o que representa cerca de 25% do total de 5.728.470 doses entregues a Portugal desde que arrancou o plano de vacinação, a 27 de dezembro de 2020.

15h00 -  Boa tarde, iniciamos um novo registo de acompanhamento da pandemia no país e no mundo, mas pode recordar o anterior aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Rt e incidência seguem a subir; Bélgica suspende a Janssen

Recomendados para si

;
Campo obrigatório