Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Rt e incidência seguem a subir; Bélgica suspende a Janssen

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Rt e incidência seguem a subir; Bélgica suspende a Janssen
Notícias ao Minuto

08:00 - 26/05/21 por Tomásia Sousa

Mundo Covid-19

O Governo decidiu acelerar a vacinação contra a Covid-19 "a nível nacional", e não apenas em Lisboa, alargando-a a maiores de 40 e 30 anos a partir de 6 e 20 de junho. O anúncio foi feito ao final da noite de terça-feira, através da conta oficial do Governo no Twitter, clarificando assim a informação que havia sido adiantada no âmbito das novas medidas a implementar na região de Lisboa e Vale do Tejo.

O anúncio da abertura da vacinação a nível nacional para estas faixas etárias surgiu horas depois de o presidente da Câmara do Porto ter exigido um tratamento equitativo para todo o país, acusando o Governo de beneficiar "o infrator", ao acelerar a campanha na região de Lisboa e Vale do Tejo, devido a um aumento de infeções.

Portugal reportou, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado esta quarta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS), 594 novos contágios e uma morte nas últimas 24 horas. Em termos globais, Portugal contabiliza 846.434 infeções e 17.022 óbitos. Os recuperados são já  807.065.

O país já tem 16% da população com a vacinação completa.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h52 - Encerramos aqui este registo. Para continuar a acompanhar todos os desenvolvimentos sobre a pandemia de Covid-19, clique aqui.

15h30 - Portugal vai receber mais de 1,4 milhões de vacinas contra a covid-19 nesta e na próxima semana, que permitirão acelerar o processo de vacinação de três escalões etários em paralelo, anunciou hoje a 'task force'.

Segundo disse à Lusa fonte da estrutura que coordena a logística da vacinação em Portugal, até final da próxima semana, "estima-se que cheguem a território nacional cerca de 950 mil doses da vacina da Pfizer, 340 mil doses da AstraZeneca, 68 mil doses da Moderna e 88 mil doses da Johnson & Johnson" (Janssen), esta última de toma única.

14h57 - França vai impor quarentena para quem viajar a partir do Reino Unido devido à propagação da variante inicialmente detetada na Índia no outro lado do Canal da Mancha. O anúncio foi feito por Gabriel Attal, porta-voz do Governo, à saída do Conselho de Ministros.

14h40 - Ministra do Trabalho apela a instituições para que utentes saiam e tenham visitas, lembrando que se trata de um direito básico. De acordo com Ana Mendes Godinho, o Instituto de Segurança Social já por duas vezes alertou as instituições "para a necessidade de serem cumpridos estes direitos básicos necessários das pessoas".  

14h26 - 21 novos casos e 28 doentes recuperados nos Açores. A autoridade de saúde adianta que foram diagnosticados, nas últimas 24 horas, no concelho de Ponta Delgada 12 novos casos (oito em Santo António, dois nos Fenais da Luz, um nas Capelas e um nos Arrifes) e seis novos casos na Ribeira Grande (três em Rabo de Peixe, dois na Ribeira Seca e um no Pico da Pedra)

14h15 - Primeiro-ministro britânico garante que tentou "minimizar a perda de vidas". Boris Johnson afirmou hoje que tentou "minimizar a perda de vidas" no início da pandemia, depois de o ex-conselheiro Dominic Cummings o acusar de "fracassar" na gestão da crise

14h03 - Acaba de ser divulgado o relatório epidemiológico da DGS relativo à últimas horas e que indica que se registou um óbito (na Madeira) e mais 594 contágios (280 dos quais na região de Lisboa) e 417 recuperados.

Quanto aos internamentos, estão 233 doentes hospitalizados (menos quatro em relação à véspera), dos quais 53 em unidades de Cuidados Intensivos (mais um).

No boletim desta quarta-feira, a DGS atualizou os dados relativos ao índice de transmissão (Rt) e à incidência, com ambos a subir, ainda que ligeiramente. O Rt é agora de 1,07 (era de 1,06 na segunda-feira) a nível nacional e continental, e a incidência é de 57,8 (era de 55,6) casos por 100 mil habitantes a nível nacional, e de 54,4 ( era de 52,5) casos no continente.

14h00 - Bélgica suspende vacina da Johnson & Johnson para menores de 41 anos após uma morte. A Bélgica anunciou hoje que suspendeu a utilização da vacina anticovid-19 da Johnson & Johnson em pessoas menores de 41 anos depois da morte de uma mulher dessa faixa etária a quem foi administrado esse fármaco

13h51 - Rui Moreira acusa Governo de ter "dois pesos e duas medidas" na vacinação. O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, reiterou hoje que o Governo trata a região Norte de "maneira diferente" de Lisboa, relativamente à vacinação contra a Covid-19. Já na noite de ontem, recorde-se, o autarca criticou a suposta exceção anunciada para Lisboa, através de um vídeo que partilhou nas redes sociais

13h47 - Siemens ajuda BioNTech a acelerar produção da vacina. A Siemens apoiou a  empresa de biotecnologia na conversão da fábrica de Marburg, na Alemanha, numa unidade de produção de vacinas 

13h42 - Num momento em que o país vai acelerar a vacinação, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) recorda, nas redes sociais, que se tem mais de 55 anos e ainda não foi vacinado deve fazer o auto-agendamento (e explica como)

13h27 - Presidente da República defende que a situação pandémica tem de ser encarada "com outros olhos" porque a "realidade" mudou devido à vacinação. "Temos hoje, acima dos 80, praticamente todos vacinados", disse, em declarações aos jornalistas, após visitar um museu em Sintra. Além das pessoas com mais de 80 anos, estão igualmente praticamente todos vacinados nas faixas etárias acima dos 70 e dos 60. "Acima dos 50 [há] um número muito significativo", continuou, referindo que brevemente a vacinação chegará também à população acima dos 40 e acima dos 30.

13h15 - Identificado primeiro cão infetado com variante britânica em Espanha. O animal de raça caniche gigante tem 14 anos e encontra-se assintomático, embora tenha sido diagnosticado com uma grande carga viral do SARS-CoV-2,  através de um teste PCR. 

12h51 - Agência quis pagar a influencers para denegrirem imagem da Pfizer. Pelo menos três influencers franceses foram contactados por uma agência de comunicação misteriosa que os aliciou a transmitir uma imagem negativa da vacina da Pfizer.

Segundo reporta a BFMTV, esta agência terá oferecido cerca de 2 mil euros aos três influencers - com interesses na área da saúde e da ciência - para denegrir a imagem da vacina Pfizer nas suas redes sociais, fornecendo um documento, não autenticado.

12h40 - Novo apoio às empresas já tem cerca de 17.400 candidaturas, disse hoje no parlamento a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. As candidaturas ao novo incentivo à normalização da atividade empresarial e ao apoio simplificado para microempresas arrancaram dia 19.

12h25 - A pandemia de covid-19 já fez pelo menos 3.487.457 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, em dezembro de 2019, segundo o balanço diário da agência francesa AFP.

12h02 - UE exige em tribunal à AstraZeneca doses de vacina por entregar. A União Europeia acusou hoje a farmacêutica AstraZeneca de "violação flagrante" do contrato de compra de vacinas contra a covid-19 e exigiu a entrega imediata das doses em falta, na primeira audiência da ação interposta em Bruxelas.

11h53 - Só vai poder ir a eventos no Dubai quem estiver vacinado. A partir de 6 de junho, quem for a eventos ao vivo nos Emirados Árabes Unidos terá de comprovar estar vacinado contra a Covid-19. Além disso, os participantes também devem apresentar um teste PCR negativo realizado, pelo menos, 48 horas antes do evento.

11h35 - Apoios pagos até abril representam 64% do total de 2020. Os apoios extraordinários de resposta à pandemia de covid-19 pagos até abril correspondem a 64% do total dos que foram pagos no ano passado, disse a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, no parlamento.

10h50 - Decisão sobre uso da vacina da Pfizer em adolescentes conhecida na sexta. A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) vai anunciar na próxima sexta-feira a decisão sobre o uso da vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19 em jovens dos 12 aos 15 anos. Caso seja aprovada, esta será a primeira vacina contra a Covid-19 autorizada para os mais jovens na União Europeia.

10h20 - Estas são as dez freguesias de Lisboa acima do limite de casos apresentadas pelo diretor de Serviços de Informação e Análise da Direção-Geral da Saúde, descreveu, na conferência de imprensa esta terça-feira realizada na sede do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge. Há sete freguesias acima dos 120 casos por 100 mil habitantes e três em pior situação, com mais de 240 casos por 100 mil habitantes.

Alcântara Mais de 120 casos por 100 mil habitantes
Alvalade Mais de 120 casos por 100 mil habitantes
Avenidas Novas Mais de 120 casos por 100 mil habitantes
Estrela Mais de 120 casos por 100 mil habitantes
Penha de França Mais de 120 casos por 100 mil habitantes
Santo António Mais de 120 casos por 100 mil habitantes
São Vicente Mais de 120 casos por 100 mil habitantes
Arroios Mais de 240 casos por 100 mil habitantes
Misericórdia Mais de 240 casos por 100 mil habitantes
Santa Maria Maior Mais de 240 casos por 100 mil habitantes

10h13 - Viagens de negócios? "Não vão voltar ao que eram" no pré-pandemia. O CEO da Airbnb, Brian Chesky, disse, esta quarta-feira, que a procura por viagens está a recuperar, mas não prevê que as viagens de negócios regressem aos níveis pré-pandemia. 

9h50 - Maldivas implementam restrições, depois de um aumento de casos. Arquipélago vai impor recolher obrigatório entre as 16h00 e as 8h00. As Maldivas notificaram 1.004 novos casos na terça-feira, com uma contagem de 58.345 infecções no total. O presidente, Ibrahim Mohamed Solih, admite que o país errou ao suspender as restrições ao movimento público.

9h37 - Trump insiste que a Covid-19 surgiu num laboratório de Wuhan, durante uma entrevista publicada pelo The New York Post. Ex-presidente dos EUA considera "óbvio para pessoas inteligentes" que o coronavírus surgiu em laboratório, na cidade chinesa que foi o epicentro da pandemia.

9h25 - Timor-Leste regista mais 231 casos de infeção com o SARS-CoV-2, com a capital a registar o seu máximo de sempre ultrapassando as 200 infeções em apenas 24 horas, anunciaram as autoridades.

8h53 - Vírus ancestral e perigoso ativado pelo coronavírus aumenta mortes em 50%. Um estudo brasileiro sugere que o retrovírus HERV-K, que infeta os seres humanos há milhões de anos, agrava quadros severos de Covid-19.

8h47 - Performance operacional dos 'contact centers' piora em 2020. Os indicadores de 'performance' operacional dos 'contact centers' em Portugal registaram "um agravamento" em 2020 "podendo o contexto pandémico ter contribuído fortemente para esta tendência", concluiu um estudo da Associação Portuguesa de Contact Centers.

8h25 - Britânicos a partir dos 30 anos já podem ser vacinados. O Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido anunciou esta quarta-feira que já estão elegíveis para receber a vacina contra a Covid-19 todos aqueles com 30 anos ou mais.

8h14 - Presidente moçambicano fala hoje à nação sobre restrições em vigor. Filipe Nyusi, faz hoje uma comunicação à nação sobre as medidas de prevenção da covid-19 em vigor no âmbito da situação de calamidade pública.

7h57 - Vacinação: já conhece as novas datas? O Governo esclareceu, ao final da noite de ontem, que a vacinação vai ser acelerada não só em Lisboa, mas em todo o país. Consulte aqui o novo calendário:

7h46 - Vacina da Moderna é 100% eficaz em crianças e adolescentes. Segundo a farmacêutica, os ensaios clínicos que envolveram 3.732 crianças entre os 12 a 17 anos não detetaram nenhum doente com o novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da doença da Covid-19..

7h35 - Cientista brasileiro anuncia identificação de nova variante do vírus. Um investigador da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Virologia, João Araújo Júnior, anunciou na terça-feira ter identificado a P.4, uma possível nova variante do coronavírus, segundo a imprensa local.

7h23 - Governo timorense mantém confinamento em Díli, Baucau e Covalima e o confinamento obrigatório na capital até 1 de junho, permitindo, porém, a realização de celebrações coletivas de cariz religioso.

7h17 - Austrália realiza milhares de testes após positivo em estádio de futebol. Os adeptos receberam instruções para se auto-isolarem e realizarem testes de covid-19, depois de uma pessoa infetada ter assistido a um jogo num estádio em Melbourne, no domingo.

7h15 - A Alemanha registou 2.626 novos casos de infeção por Covid-19 e 270 óbitos, de acordo com os dados do Instituto Robert Koch (RKI). A incidência acumulada a sete dias desceu para 46,8 novas infeções por coronavírus por 100.000 habitantes, o valor mais baixo desde outubro.

7h05 - A variante de covid-19 detetada na Índia já foi sinalizada em 53 territórios, anunciou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS). A OMS recebeu ainda informações de fontes não oficiais de que a variante B.1.617 foi detetada em mais sete territórios, elevando o total para 60.

7h02 - Enquanto dormia:

07h00 - Bom dia! Iniciamos aqui um novo registo, para acompanhar todas as atualizações relacionadas com a pandemia esta quarta-feira. Clique aqui para conferir as atualizações do dia anterior.

Leia Também: AO MINUTO: 16% com vacinação completa; Marcelo afasta nova Emergência

Recomendados para si

;
Campo obrigatório