Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Identificado primeiro cão infetado com variante britânica em Espanha

Trata-se de um caniche de 14 anos.

Identificado primeiro cão infetado com variante britânica em Espanha
Notícias ao Minuto

13:12 - 26/05/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

A equipa do professor José Manuel Sánchez-Vizcaíno, do Centro de Vigilância Sanitária da Universidade Complutense de Madrid, detetou o primeiro cão com Covid-19 na comunidade de Madrid e o primeiro em Espanha com a variante britânica.

O animal de raça caniche gigante tem 14 anos (imagem meramente ilustrativa),  e encontra-se assintomático, embora tenha sido diagnosticado com uma grande carga viral do SARS-CoV-2,  através de um teste PCR. 

A descoberta foi feita na sequência de um estudo que está a ser levado a cabo, há vários meses, por este investigador para apurar a prevalência do novo coronavírus em animais, em Espanha. 

Os investigadores procederam ao isolamento viral e subsequente sequenciamento da proteína Spike das amostras deste animal, e detetaram-lhe até 12 mutações genéticas, nove das quais com características da variante britânica B.1.1.7. 

Isto significa que se trata do primeiro animal em Espanha a ser detetado com a variante britânica do vírus, indica o La Vanguardia.

Até ao momento, os principais resultados do projeto mostram uma baixa presença da infeção por SAR-CoV-2 em animais de estimação, estando esta  quase sempre associada à presença de donos infetados.

Leia Também: Autoridades britânicas admitem levantar restrições em junho

Recomendados para si

;
Campo obrigatório