Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Afeganistão: Realizado 16% do processo de retirada norte-americana

O processo de retirada norte-americana do Afeganistão, que deve estar concluído até 11 de setembro, já avançou entre 16 e 25%, segundo uma estimativa semanal do Pentágono divulgada hoje.

Afeganistão: Realizado 16% do processo de retirada norte-americana
Notícias ao Minuto

17:21 - 25/05/21 por Lusa

Mundo Afeganistão

Desde que o Presidente Joe Biden ordenou em abril a saída das tropas do Afeganistão, os norte-americanos retiraram do país o equivalente a 160 aviões de carga C-17 com material, segundo o comando central do exército dos Estados Unidos. Também foram entregues mais de 10.000 peças de equipamento a uma agência do Pentágono para serem destruídas.

A estimativa semanal do Pentágono mostra que as operações de retirada continuam com um ritmo sustentado.

O exército norte-americano recusa ser mais preciso em relação à velocidade da retirada e à sua data final para "preservar a segurança das operações".

O Departamento de Defesa deve ainda retirar os últimos 2.500 militares e 16.000 civis subcontratados até 11 de setembro, dia de aniversário dos atentados de 2001 que levaram à invasão norte-americana do Afeganistão.

A retirada das forças norte-americanas prevista num acordo dos Estados Unidos com os talibãs não acabou com os ataques destes rebeldes contra o governo afegão, o seu exército e os civis, mas, segundo os norte-americanos, estes ataques não impedem a sua saída.

Leia Também: Ministro enaltece empenho dos últimos militares no Afeganistão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório